segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Estudo sobre o e-consumidor paulistano e a vantagem de um e-commerce “regional”


Uma pesquisa recente da Fecomercio apontou diversas características do e-consumidor paulistano, seus principais motivadores e desmotivadores no momento da compra no comércio eletrônico. Mais da metade dos paulistanos já são e-consumidores, 62,71% tem o hábito de realizar compras online segundo a pesquisa, um crescimento de 11,21 pontos percentuais em relação a 2011. Esses dados indicam uma série de vantagens que podem ser utilizados por donos de e-commerce locais, quer saber como?


A praticidade ainda é citada como o principal fator pela escolha do comércio eletrônico, apesar disso esse fator apresentou uma queda em nivel de importância para a compra online e fatores como a diversidade de produtos (como importados) e o marketing feito pelas lojas virtuais foi o que mais ganhou relevância para os internautas.

Veja abaixo como esses fatores variaram:
- Praticidade – 39,27% (-15,19 p.p. comparado a 2011)
- Preço – 25,12%
- Confiança – 16,38%
- Variedade – 11,13% (+10,16 p.p. comparado a 2011)
- Marketing – 5,56% (+5,37 p.p. comparado a 2011)

Variedade e marketing ganharam muita expressão no último ano, mostrando a importância da boa gestão de portifólio e de uma gestão mais profissional do marketing.

Outros indicadores da pesquisa mostram as principais razões para os paulistanos não aderirem ao e-commerce, o receio de fraude é o indicador mais significativo atingindo 61,04% (+8,35 p.p. comparado a 2011) desse público, somado a fatores como a necessidade de ver pessoalmente o produto que é um fator impeditivo para 12,55% das pessoas e também o medo de não receber o produto que afeta 10,39% da amostra analisada são algumas das principais razões para o paulistano evitar o e-commerce.

Pensando nisso pode-se dizer que há vantagens significativa para varejistas e lojistas regionais aderirem rapidamente ao e-commerce, focando principalmente no público da sua região.

Veja as vantagens do e-commerce regional:
- Os clientes da região conhecem sua loja e sabem que ela ‘existe’, isso diminui o risco de fraude para eles
- A presença local pode diminuir o medo de fraude na hora da entrega, já que o consumidor sabe que o produto está próximo.
- Uma loja na região pode acabar com o receio de não ver o produto pessoalmente, pense na loja como um showroom, principalmente para produtos de valor elevado.
- Uma loja virtual é uma ótima maneira de trabalhar seu portifólio, produtos de menor giro que antes não poderiam ocupar a prateleira podem ser oferecidos online sem adição de custo extra ao negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre o e-commerce regional, saiba que no primeiro semestre de 2012 mais de 5 milhões de e-consumidores fizeram suas primeiras compras online segundo o e-bit, além disso é muito fácil montar sua primeira loja online. Salvas as devidas proporções (Não espere abrir uma Amazon em 1 mês) é possível contratar serviços de loja virtual e meios de pagamento e rapidamente tornar seu negócio digital.

A expansão da internet em regiões do interior do Brasil podem acelerar muito esse movimento, lembre-se que o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) quer oferecer conexão de banda larga para todo o país e está começando a acelerar, aproveite essa oportunidade para aumentar suas vendas!

FONTE: CorpTV


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