Diante da grande diversidade de ferramentas de digital marketing, muitas marcas sentem-se desamparadas. Inúmeras dúvidas começam a surgir: quantas redes sociais utilizar? Com que frequência postar em cada plataforma? Quais conteúdos e estratégias são eficientes? No geral, não há regra absoluta que funcione para todas as empresas. Um estudo realizado pela Software Advice e pela Adobe revelou uma série de insights para otimizar o marketing nas redes sociais. Confira abaixo:
1. De quantas redes sociais a maioria das empresas participa?
O estudo anual da Edelmann Trust revelou que as pessoas precisam ver ou ouvir algo sobre a marca de três a cinco vezes para acreditar em sua veracidade. A efetividade das redes sociais, porém, depende do tipo de negócio (B2C ou B2B). Em média, os níveis de participação apontados pela pesquisa foram:
2. Quantas postagens devem ser publicadas?
Criar posts nas redes sociais não significa que o conteúdo deve ser, necessariamente, único. As marcas devem atribuir um novo propósito a ele de acordo com a plataforma. Uma mesma postagem pode ser publicada no blog, Twitter, Facebook, Google+ e até mesmo no LinkedIn.
3. Quantas marcas agendam seus posts?
Agendar uma publicação tornou-se prática comum. Segundo o estudo, 65% das postagens são agendadas pelo menos um dia antes, sendo que 41% são planejadas uma semana antes.
4. Quais são as estratégias de otimização de redes sociais mais importantes?
Dados da pesquisa indicam que as imagens são, em geral, a prioridade das marcas nas redes sociais. O content marketing visual tornou-se estratégia chave para as empresas atingirem seus objetivos de mercado no ambiente digital.
5. Como saber quando publicar?
A resposta para essa pergunta varia de acordo com a empresa. Multinacionais, por exemplo, precisam postar durante 24h. Já as empresas locais devem se adequar à rotina da sua audiência. O gráfico abaixo apresenta algumas práticas para determinar os melhores horários para publicação:
6. Quais objetivos as marcas querem atingir com o marketing nas redes sociais?
Um dos maiores benefícios da mídia social para os negócios é o engajamento. Esse é o primeiro passo para atingir os resultados finais que serão, posteriormente, refletidos em vendas. Segundo o estudo, o foco inicial das empresas é conquistar seguidores; construir uma audiência para depois vender.
7. Automação de marketing é a solução?
Muitas empresas não considerem a automação como opção, já que essa estratégia não é fiel à essência das redes sociais. Em vez disso, as marcas perceberam que para obter resultados em escala é necessária uma plataforma.
8.Qual é o grau de dificuldade para as marcas com relação à otimização das redes sociais?
Com relação ao nível de dificuldade enfrentado pelas empresas, cerca de 55% considera a prática de otimização “difícil” ou “extremamente difícil”. Os dados não surpreendem, visto que a diversidade de plataformas resulta em pesadas demandas de otimização e participação.
FONTE: CorpTV
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