Os sonhos que as empresas tinham em atingir todo o seu corpo de funcionários de uma só vez com notícias, reuniões ou treinamento de forma ágil tornou-se uma realidade com o advento da TV Corporativa. Essa solução, além de transmitir de forma imediata os interesses da companhia, trata-se de um veículo de comunicação mais barato – evitando deslocamentos desnecessários, moderno e potencialmente mais assertivo no tratamento homogêneo da comunidade corporativa.
Diversas empresas passaram a adotar a TV Corporativa como canal de comunicação para diversas finalidades. Quer conhecer algumas aplicações nesse universo corporativo? Vamos lá.
Companhia Industrial Cataguases (CIC)
A Companhia Industrial Cataguases é uma empresa líder no mercado Têxtil brasileiro em tecidos de algodão para camisaria, com presença em mais de 20 países e mais de 1400 funcionários. Trocou os quadros de avisos e murais de notícias tradicionais por telas de LCD espalhadas por suas unidades, oferecendo a seus funcionários informações mais diversificadas e de forma mais ágil. A implantação da TV Corporativa também foi uma estratégia de trazer para as equipes um conceito de modernidade e evolução, substituindo o velho quadro de notícias por telas com conteúdo dinâmico.
AmBev
Adotou como uma ferramenta de comunicação. Além de favorecer no treinamento de seus funcionários, principalmente da equipe de vendas, a TV AmBev viabiliza a interligação das operações de norte a sul do País, atingindo cerca de 20 mil pessoas e transmitindo as informações da empresa e de suas marcas. Apresenta o telejornal Agente AmBev no Ar em vários horários e com sete quadros, dentre eles o “aGente quer saber” e “Memória Viva”, sobre a empresa, e “aGente em Ação”, sobre a rotina dos funcionários da empresa.
Unimed
A Unimed Brasil recebeu prêmio pelo seu canal no qual clientes do Hospital assistem a programas recheados de entrevistas com profissionais em sua maioria da cooperativa. Um projeto de iniciativa da Unimed Vitória transmite conteúdos institucionais e entretenimento variado produzido internamente.
Petrobras
Inovando com o Canal Panorama Petrobras, através da WebTV corporativa, atinge cerca de 44.000 profissionais no País. Seu propósito é favorecer as ações de comunicação interna de forma a consolidar uma boa imagem da empresa para o corpo de funcionários, apresentando o desempenho econômico, planejamento estratégico, patrocínios concedidos e as grandes campanhas implementadas pela direção.
O Boticário
Aproveita para se aproximar de seus colaboradores, procurando alcançar a todos, inclusive em datas comemorativas, como exemplo o dias dos pais em que a empresa homenageou os funcionários com uma série de dez vídeos em que crianças apareceram desenhando, com trilha sonora e frases comemorativas.
Itaú
O principal objetivo foi melhorar o relacionamento da empresa com seus colaboradores, estimulando a participação nas campanhas internas. As TVs ficam disponíveis em locais de grande circulação dos colaboradores, como restaurante interno, enfermaria, recepções e locais de socialização. Foi bastante útil no processo de associação do Itaú Unibanco, de forma a manter os colaboradores constantemente informados a respeito dos principais acontecimentos e transmitindo mensagens dos executivos.
Ri Happy
Visando melhorar a comunicação com os funcionários, multiplicar a cultura organizacional, padronizar o ambiente de loja e aumentar as vendas, implantou a Tv Corporativa interna com transmissões mensais e conteúdo composto por reuniões com a diretoria e escritório central, campanhas motivacionais e treinamentos. Também disponibiliza o canal comercial, exibindo diariamente filmes, clipes musicais e comerciais de produtos e serviços.
FGV
Apresentou ao mercado o primeiro canal de televisão digital interativo produzido, no Brasil, por uma instituição de ensino, o Canal FGV Online. Disponibiliza conteúdo diferenciado e exclusivo, preparados por professores de renome, para o desenvolvimento do capital intelectual das empresas.
Embraer
Iniciou a implantação com 50 monitores na sede em São José dos Campos e Taubaté para posteriormente contemplar todos os escritórios ao redor do Brasil e em 8 Países no mundo, nos quais a Embraer desenvolve suas atividades, trazendo mais agilidade e qualidade à divulgação das informações,redução de custos e de impacto ambiental com a eliminação de materiais impressos.
Carrefour
Tem a cara dos funcionários. São eles os principais protagonistas de cada edição que vai ao ar de 45 em 45 dias e cada um deles tem 16 minutos de duração. Os funcionários têm acesso ao conteúdo meia hora antes do expediente. O conteúdo é composto por entretenimento, informações institucionais e de alinhamento ao negócio.
Unilever
Inicialmente foi instalada entre as lâminas do jornal-mural, na sala do café, apresentando informações gerais, como valor do dólar, clima/ tempo, classificados e propagandas da Unilever de circulação na tv aberta, de forma a deixar os funcionários por dentro das ações que o grupo desenvolve para o público externo.
Rodobens
Utilizando transmissão digital, realiza projetos de transmissão envolvendo eventos corporativos, lançamentos de produtos, campanhas internas, treinamentos, dentre outros.
A TV Corporativa tem sido uma grande aliada das empresas que resolveram adotá-la como facilitadora do processo de comunicação com o seu público interno e externo, propiciando uniformidade na informação, através de conteúdos ao vivo ou pré-gravados para todas as filiais. Ao adotar este veículo, a empresa se beneficia com o fortalecimento da marca, abrangência, comunicação direta, e significativa redução de custos. A transmissão pode ser ao vivo ou via satélite atingindo a todos de forma eficiente.
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FONTE: CorpTV
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