Na economia de hoje, é importante manter-se atualizado com as últimas tendências e tecnologias. Não só em relação à indústria de TI em geral, mas também em relação à sua especialidade. Haverá sempre a necessidade de especialidades dentro da indústria de TI - a especialização não é apenas para médicos e advogados.
Como fazer isso? A CIO americana preparou um guia com algumas dicas úteis.
1. Acompanhe notícias do setor
Os dias de procurar manualmente por notícias sobre um assunto específico acabaram. Hoje você pode facilmente configurar alertas de e-mail que irão notificá-lo se um novo conteúdo online estiver disponível. E você ainda pode filtrar a informação, configurando o alerta apenas para notícias sobre um termo específico, ou uma combinação de temas .
Uma boa fonte de alertas é o Alertas do Google. Para se inscrever, basta visitar a página do serviço, ou entrar no Google e pesquisar por qualquer notícia. Nesse ponto, você terá a opção de adicionar a busca em seus alertas. Na página de alertas, escolha a palavra-chave ou frase, bem como o conteúdo sobre o qual deseja ser alertado a respeito, bem como a frequência em que deseja que os alertas sejam enviados.
Você pode configurar alertas para serem entregues um a um para cada item, assim que um conteúdo estiver disponível ou diariamente, através de um e-mail roundup com todos os alertas do dia. Para consultas gerais como [ cloud ], é possível receber diariamente um resumo dos novos resultados. Para tópicos específicos, como [ nuvem privada ], você poderá optar por receber alertas individuais para ser informado sempre que houver uma publicação nova ou relevante.
Para manter o número de alertas gerenciável, você ainda pode limitar a busca em páginas da web, artigos de jornal ou blogs.
2. Conferências, seminários, cursos
Além de manter-se atualizado através das notícias, não deixe de investir em cursos, seminários e conferências. Os livros podem proporcionar educação adicional, mas os cursos terão um peso maios. Você não pode acrescentar "li o livro tal" ao seu currículo. Conferências e seminários não só expõem você a informações atualizadas, como também o ajudam a estar em contato com as principais autoridades e com fornecedores da indústria de TI, bem como a investir no networking com seus pares.
3. Certificações
CIO como um artigo recente apontou, " certificações indicam aos empregadores que você levará o seu trabalho a sério e que está qualificado para trabalhar com a tecnologia em questão. "Ao escolher seletivamente certificações aplicáveis a sua área de especialização, você pode permanecer continuar adicionando itens à sua lista de qualificações.
4. Frequente comunidades de usuários
Comunidades online de usuários têm sido ferramentas úteis para os profissionais de TI.
Particularmente úteis para os desenvolvedores que procuram conselhos de seus pares, as comunidades de usuários também são formas eficazes de ficar atualizado com as últimas tendências e técnicas para sua área específica de experiência em TI. A maioria das comunidades tem fóruns de discussão, FAQs, bases de conhecimento, etc.
5. Revistas especializadas
Felizmente para os profissionais, revistas são baratas ou gratuitas - a maioria exige simplesmente que você preencha um formulário de qualificação, curto, para ter acesso aos artigos. Se você, qualificar, você tem as revistas impressas e / ou digitais enviados, sem nenhum custo.
6. Blogs da indústria
A Internet está cheia de pessoas que querem expressar suas opiniões sobre praticamente qualquer assunto. Portanto, não é nenhuma surpresa que haja abundância de blogs escritos por e para profissionais de TI. Os blogs são uma boa maneira de se manter atualizado sobre tópicos específicos, empresas ou segmentos da indústria.
7. Redes sociais
Obviamente, a rede social entra em jogo quando você está tentando ficar atualizado no setor de TI - é uma parte enorme da vida online, não apenas para os usuários finais. Participando de redes sociais é fácil manter-se atualizado com as tendências do setor, fazer contatos valiosos e tornar-se uma referência em sua área de atuação.
De acordo com o diretor de TI da consultoria norte-americana de negócios Cameron, Mike Schaffner, assim como a vida real, a Web 2.0 requer sociabilidade. “Para alcançar resultados positivos por meio da interação online é preciso estimular a troca de experiências e prover a rede de contatos com informações de valor”, afirma ele.
A partir de todas as formas de utilização das redes sociais surgirão oportunidades de negócio e relacionamento.
Meu conselho para todos os executivos hoje é entre nessa onda. Faça sua conta no Facebook, LinkedIn, Flickr, Dopplr e Twitter. Você não pode entender o valor real até experimentar por si mesmo.
FONTE: CorpTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário