Atrair tráfego para uma loja virtual é uma das maiores preocupações de qualquer gestor de e-commerce. Quanto mais visitantes a sua loja tem, maior é a chance de conversão de vendas se o seu comércio eletrônico estiver bem estruturado. Portanto, o que fazer para atrair mais tráfego para minha loja virtual? Simples, criando conteúdo único e interessante para seus clientes em potencial e também para as ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing. A forma mais eficiente para criação desse conteúdo é sem dúvida alguma um blog. Essa é uma das recomendações que sempre damos aos participantes do nosso curso sobre criação de lojas virtuais.
Sobre o que escrever no blog da minha loja virtual?
A produção do conteúdo para este blog deve ter em mente que o blog não foi feito para vender seus produtos e sim para lhe dar maior exposição nas ferramentas de busca. Escreva artigo que falem sobre o seu segmento e assuntos relacionados ao consumo dos seus produtos, em uma verdadeira aula de marketing de display. Ninguém vai ao seu blog para comprar o que você tem para vender e sim para se informar. se no meio dessa informação existirem links que levam para um fornecedor, ótimo, você deu um grande passo em direção a uma venda concretizada. Acredite, essa é uma das estratégias de marketing digital que melhores resultados pode trazer para o seu negócio online.
O que se pode chamar de conteúdo relevante?
Um conteúdo relevante é uma peça exclusiva de informação que agregue conhecimento ao dia-a-dia das pessoas. Análises de produtos, eventos relacionados aos seus produtos, tutoriais e tudo mais que possa despertar interesse do público. Por exemplo, se você vende artigos de pesca, que tal comentar sobre a abertura da temporada de pesca do dourado em uma determinada região ou sobre as melhores iscas que podem ser empregadas neste tipo de pescaria. Usar vídeos em seus artigos pode ser uma ótima estratégia. Seja criativo(a). Você vai ver que blogar é muito gratificante.
Qual deve ser o tamanho desses artigos?
Por uma questão de técnicas para otimização de sites para mecanismos de busca, seus artigos devem ter no mínimo 200 palavras. Não é um número mágico, mas certamente é um indicador para ser levado a sério. Se você for colocar um vídeo, esse número pode ser menor, mas tente ficar dentro desse parâmetro. Não se esqueça que o seu conteúdo precisa ser relevante para as ferramentas de busca para você ter algum retorno com essa estratégia.
Mas eu vendo produtos e não conteúdo. O blog é realmente necessário?
Acredito que sim. O que você quer nessa estratégia é atrair tráfego qualificado que possa se converter em vendas para sua loja virtual. Se for usar somente a estrutura da sua loja, o número de palavras-chave disponíveis será algo em torno de três vezes o número de produtos vendidos em sua loja, na melhor das hipóteses. com o conteúdo criado em seu blog, esse universo de palavras-chave se multiplica e o seu público nas ferramentas de busca também. É uma questão de SEO – Search Engine Optimization puro. A questão não é o que você vende, mas sim como irá atrair pessoas para comprar o que você vende.
Pense seriamente em agregar esse valor a mais em sua loja. Além de gerar conversões para o seu e-commerce, o blog da sua loja virtual irá passar uma boa dose de simpatia para seus clientes em função da atenção que você dedica a eles através do conteúdo publicado no blog da sua loja.
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