A 4ª enquete do IBRI, sobre "Divulgação de Informações Contábeis", demonstra a preocupação das empresas abertas (com ações em Bolsa) brasileiras em agilizar a disponibilização das informações contábeis e de maneira eqüitativa (com maior uso de instrumentos eletrônicos de fácil acesso).
A 4ª Enquete IBRI procurou identificar quais os meios mais comumente utilizados pelas companhias abertas para se comunicarem com o mercado quando da divulgação de seus resultados contábeis.
As enquetes do IBRI constam de questionários específicos, em busca de respostas que funcionarão como um termômetro das tendências de mercado de RI, ajudando a orientar futuras ações institucionais e oferecer aos associados um retrato atualizado do que acontece no dia-a-dia das companhias.
Preferência é a publicação de Relatórios Anual on line
A primeira pergunta da enquete foi sobre as formas de divulgação que a empresa utiliza para divulgar informações anuais. A resposta demonstra a preferência do relatório eletrônico ao impresso. Dos entrevistados, 96% responderam que utilizam a divulgação pelo Relatório Anual On Line; 92% publicação em Jornais e Revistas Especializados; 92% divulgam em Reuniões Públicas; 88% utilizam Teleconferência Anual (em português). Dos entrevistados, 73% publicam o Relatório Anual Impresso. Cabe destacar que os analistas de investimentos encontram no meio eletrônico um canal mais rápido de informações, sendo que para este público o Relatório Anual impresso não é uma fonte necessária. Por outro lado, há outros públicos estratégicos que tem interesse no relatório impresso, como ONGs, acadêmicos e pequenos acionistas.
Informações trimestrais on line são priorizadas
A segunda pergunta da enquete é sobre as formas de divulgação que a empresa utiliza para divulgar informações trimestrais. A resposta demonstra a preferência pelo Relatório Trimestral On Line (96%), seguido pela Teleconferência Trimestral em português (88%); pela Teleconferência Trimestral em inglês (81%); E-Mail Alert (73%); Relatório Trimestral Impresso (73%) e Reuniões Públicas (69%).
Publicação de informações anuais utilizam formato impresso, pdf e html
A terceira pergunta refere-se ao formato de divulgação das informações anuais: 54% responderam que utilizam diversas formas (impresso + PDF + HTML); 19% impresso + PDF e 15% HTML + PDF. A disponibilização de informações em diversos formatos indica que as áreas de RI atendem à diversos públicos segmentados, com necessidades tecnológicas diferenciadas.
Publicação de informações trimestrais utilizam formato impresso, pdf e html
A quarta pergunta é sobre o formato de divulgação de informações trimestrais: 35% utilizam impresso + PDF + HTML; 35% impresso + PDF e 15% HTML + PDF.
Empresas utilizam internet e telefone para as teleconferências
A quinta pergunta é sobre teleconferências: expressivos 65% dos respondentes informaram que utilizam tanto webcast como com o uso do telefone; 19% utilizam só a teleconferência por telefone e 15% disponibilizam a webcast com slides e transmissão pela internet.
Maioria conhece pronunciamento do CODIM sobre teleconferências
A maioria significativa dos entrevistados (88%) conhece o pronunciamento do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado - www.codim.org.br) sobre teleconferências. Cabe lembrar que o CODIM é formado por oito entidades de mercado e tem em sua coordenação o IBRI e a APIMEC.
Apenas 4% deixarão de realizar reunião Apimec este ano; 27% farão mais de 6
Em relação a reuniões públicas nas Apimecs (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), 27% dos entrevistados responderam que suas empresas farão mais de seis reuniões públicas, ou seja, a cultura de ir onde o investidor esta disseminasse pelas áreas de RI. Como a Apimec tem seis regionais e várias sub-regionais, este percentual significa que as reuniões públicas estão ocorrendo em locais não visitados anteriormente pelas companhias abertas.
Empresas farão reuniões públicas além das programadas nas Apimecs
Com relação à oitava pergunta: "Sua empresa pretende realizar reuniões públicas em 2006, além das programadas nas Apimecs (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais)": 81% responderam sim e o restante (19%), não, denotando a busca de outras alternativas para dialogar com o potencial investidor.
Empresas disponibilizam e-mail e telefone no site de RI
As empresas (88% dos respondentes da enquete) disponibilizam e-mail e telefone para contato com a área de Relações com Investidores no website;, reafirmando o caráter de transparência nas informações de contato.das áreas de RI no Brasil.
Participação de pessoas físicas cresce entre 10% e 25% em 2005
Com relação à 10ª pergunta da enquete "A participação do investidor individual está crescendo no Brasil. Em sua percepção a demanda destes investidores no ano de 2005, em relação a 2004" teve: 50% uma evolução entre 10% e 25%; 23% mais de 25%. Esta percepção está em linha com vários programas em curso pela Bovespa e INI, bem como o crescimento de reuniões públicas com investidores (questões anteriores).
Participação de investidores estrangeiros cresce mais de 25% em 2005
Com relação à 11ª e última pergunta da enquete "A procura do investidor estrangeiro está crescendo no Brasil. Em sua percepção a demanda destes investidores no ano de 2005, em relação a 2004" teve: 38% mais de 25%; 27% uma evolução entre 10% e 25% e 23% uma evolução de até 10%. Estes resultados refletem o inicio do ano de 2006, no qual ocorreu uma grande procura de investidores estrangeiros por ativos de mercados emergentes.
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FONTE: CorpTV
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