segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O futuro do jornalismo digital não é movel. É, sobretudo, responsivo


Em 2012, Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, acalmou seus investidores ao revelar que a empresa que ajudou a criar em fevereiro de 2004 tornaria-se também móvel. Diz o senhor das redes: “Nós somos uma companhia móvel”. Aos 28 anos, Zuck usa esse argumento para rebater o maior problema encontrado na rede: a falta de um modelo de negócio – e atenção – à plataforma. O mesmo poderia ser aplicado ao Jornalismo. Quem pensa assim, contudo, está enganado. O setor necessita de uma mudança maior: seu conteúdo precisa ser, sobretudo, responsivo.

Estima-se que, hoje, uma a cada sete pessoas no mundo tenha em mãos um smartphone. Segundo a consultoria Gartner, mais de 100 milhões de tablets foram vendidos só em 2012 – a expectativa é que esse número seja triplicado em quatro anos. O acesso à internet, portanto, começa a ultrapassar as barreiras tecnológicas para ingressar a um mundo já conhecido: carros, brinquedos, espelhos, etc.

O Jornalismo, como tantas outras carreiras, precisa se adaptar com certa urgência às novas tecnologias. Como um foguete, celebrou – e gastou – para criar versões adaptadas aos vários modelos de dispositivos com acesso à web: aplicativos para sistemas operacionais Apple e Google – com versões para tablets e smartphones -, além de serviços disponíveis aos novos produtos que chegam ao mercado, como o Windows 8. Há algum tempo, portanto, era necessário desenvolver, no máximo, cinco produtos diferentes para atender esse mercado. Tornou-se impraticável. Chegou o momento, contudo, de avaliar todas essas plataformas e desenhar produtos jornalísticos mais flexíveis – responsivos.

Projetar sites jornalísticos responsivos pressupõe projetar seu conteúdo para ser atendido prontamente não só a um monitor de computador, mas a um tablet, um telefone celular, um brinquedo – usando técnicas avançadas de CSS3. No exterior, esse cenário começa a ganhar maior destaque. Nas últimas semanas, publicações como The Guardian, NPR, TIME e BBC adotaram o design responsivo – Boston Globe, do grupo do The New York Times, fez seu uso em dezembro de 2011. No Brasil, o Globo.com é o único serviço digital de notícias do país a fazer tal uso.

Na prática, o maior interessado da estratégia, no caso, o leitor, só tem benefícios: visualização customizável e rapidez ao abrir uma página de uma dessas publicações. O britânico The Guardian, por exemplo, já começa a colher frutos: sua audiência ‘móvel’ cresceu 63% em um ano. Hoje, três a cada dez leitores da publicação digital acessam o Guardian a partir de um dispositivo móvel. É um passo, portanto, obrigatório para oferecer uma boa experiência web. Assim, é necessário tomar um único cuidado: o formato dos conteúdos disponíveis. Aplicações em Flash ou em outro formato, às vezes, não se adequam em alguns dispositivos. Pensar Jornalismo Digital é importante; pensar multitarefa e responsivo, imprescindível. Nossos leitores agradecerão.

FONTE: CorpTV

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