As esferas digital, social e móvel estão convergindo rapidamente, conectando clientes, funcionários e parceiros às organizações. A expectativa para os próximos cinco anos é que as mídias sociais assumam um papel ainda mais importante no relacionamento com o cliente. Essa constatação foi apontada no Global Student Study, pesquisa realizada pela divisão de consultoria da IBM com 3.400 estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação de diversos países, incluindo o Brasil.
Segundo o trabalho, 70% dos alunos e 56% dos CEOs acreditam que as organizações deveriam usar websites e mídias sociais para se comunicar com o cliente. “Nesse aspecto, percebe-se que os executivos veem a tecnologia mais como um condutor de eficiência, enquanto os estudantes já a enxergam como um ativador de colaboração e relacionamentos”, diz Isabela Martins, líder de consultoria da IBM Brasil para o segmento de CRM (Customer Relationship Management).
Para 80% dos CEOs e 58% dos estudantes, o “face-to-face” é a principal forma de relacionamento, enquanto 70% dos alunos e 56% dos executivos tratam as mídias sociais como a ferramenta mais relevante. Para 84% dos presidentes e também dos estudantes as mídias digitais dominarão o relacionamento empresa/consumidor. “Embora os CEOs vejam a interação presencial como o principal método de envolvimento com os clientes hoje, eles concordam com os estudantes e já preveem que o cenário futuro será drasticamente diferente nos próximos cinco anos.”, ressalta a executiva.
Um item pesquisado foi referente às principais forças que impactarão as organizações nos próximos anos. Os estudantes citaram os fatores de mercado e macroeconômico. Sua visão contrasta com a dos executivos globais que mencionaram a tecnologia como a força externa mais importante. Por outro lado a opinião dos estudantes é a mesma dos executivos brasileiros, que também classificaram esses dois fatores como sendo os principais, deixando a tecnologia em terceiro lugar.
Tanto os alunos quanto os CEOs foram questionados sobre as características pessoais críticas para o sucesso profissional. Comunicação, colaboração, flexibilidade e criatividade estão no topo da lista para os dois grupos pesquisados.
Melhorar o tempo de resposta e aprimorar a compreensão das necessidades individuais dos clientes foram citadas, por ambos os grupos, como as mais importantes mudanças para atender às expectativas dos consumidores. No entanto, entre os estudantes, valorizar a responsabilidade social e ambiental é a terceira mais importante mudança, enquanto para os CEOs esse item ficou em último lugar, entre seis categorias pesquisadas. de seis.
Outra grande diferença entre a visão dos estudantes e dos executivos está relacionada ao equilíbrio da vida profissional e pessoal. Entre os alunos essa preocupação ficou em segundo lugar com 54%, ao lado de capacidade de inovar, dentre os 13 atributos desejados no local de trabalho. Para os CEOs o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional foi o sétimo citado, com somente 35%.
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FONTE: CorpTV
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