No Marketing Digital, o estudo de mercado é utilizado para detectar oportunidades de negócios na internet, avaliar a viabilidade de um projeto web e atrair clientes de um determinado setor. Ele deve incluir dados estatísticos sobre tendências, competência, sazonalidade, regionalidade e muitos outros fatores em função do mercado e objetivos de atuação. Seguem 7 fontes de dados de reconhecido prestígio internacional para você realizar seus estudos de mercado.
1. Nielsen
A Nielsen é uma empresa presente em mais de 100 países do mundo com sede em Nova Iorque, que oferece informação de mercados integrada e resumida de uma grande variedade de fontes.
Se quer ir direto ao assunto, acesse a seção de tendências e análises da Nielsen e baixe os relatórios do seu interesse. Não te decepcionarão!
Além disso, o site da Nielsen oferece uma ampla variedade de serviços e ferramentas nos quais te recomendo dar uma olhada, também para diferentes países.
2. comScore
Com mais de 2.100 clientes no mundo, a comScore é uma empresa líder em tecnologias de internet que fornece dados analíticos sobre o mundo digital. Mensura o que os usuários de 172 países fazem quando navegam pela internet e o concretiza em dados estatísticos de grande utilidade.
Lhe recomendo entrar no site deles e passear pela seção Imprensa e eventos (Insights). Depois, coloque em sua lista de tarefas pendentes dar uma olhada nas outras áreas do site da comScore.
3. Socialbakers
Também com presença internacional (mais de 1000 clientes em mais de 75 países, a Socialbakers oferece ferramentas de monitoramento, comparação e análise de redes sociais, além de resumir dados estatísticos sobre uso, marcas e tendências.
Acessando o site da Socialbakers, você encontrará interessantes artigos, relatórios e dados sobre as principais redes sociais.
4. Google Public Data
O Public Data é um serviço do Google que recolhe uma grande quantidade de dados públicos de todo o mundo sobre demografia, economia, educação e outros. Suas principais fontes de informação são organizações internacionais, institutos de estatística nacionais, organizações não-governamentais e centros de investigação.
Com essa informação podemos criar (via web) gráficos detalhados segmentados por mercados, que mudam com o tempo para diferentes regiões e países.
Prepare seu inglês e mergulhe no mundo do Google Public Data. Existe uma versão em espanhol, mas é muito menos completa e não a recomendo.
5. Google Trends
Não podia esquecer de falar da ferramenta Google Trends, que recomendo para analisar os volumes e tendências de pesquisa para diferentes regiões e períodos de tempo. Para usar basta introduzir a(s) keyword(s) que queira analisar e pronto!
6. Google Global Market Finder
Essa ferramenta é muito interessante, pois nos ajuda a descobrir novos mercados de atuação a partir de umas premissas muito básicas.
Entre no Global Market Finder, escolha seu país, seu idioma, as keywords objetivo e o tipo de mercado para o qual gostaria de expandir seu negócio. A ferramenta traduz as palavras introduzidas à língua dos possíveis mercados potenciais e retorna uma listagem de países, volumes de pesquisa, sugestão de CPC e nível de concorrência.
7. Google Consumer Barometer
Esse é um projeto do Google com o IAB Europe e TNS Infratest.
Google Consumer Barometer permite comparar condutas de consumo online e offline em uma interface interativa muito bem feita, utilizando diferentes formatos, mapas e gráficos.
Vale muito a pena dar uma conferida!
Conclusão
Não precisará utilizar mais frase do tipo “não sei onde pesquisar” ou “não consigo encontrar nada”. Com essas 7 fontes de dados, você poderá estabelecer a base de suas pesquisas de mercado, estar atualizado com as tendências do seu setor e fazer ótimas apresentações para sócios ou clientes.
Existem muitas outras fontes de dados, também nacionais, que aportam valor a nossos estudos e apresentações, quais gostaria de adicionar.
FONTE: CorpTV
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