Autor: Renato Silva
O conceito de Marketing de Permissão tem vital importância na hora de construir e desenvolver uma base de dados de qualidade. Gostaria de propor 7 dicas para ajudar a conseguir cada vez mais e melhores assinantes, aplicando os seus princípios fundamentais.
Como alguns já sabem, o Marketing de Permissão é baseado no consentimento para estabelecer relações valiosas e sustentáveis com o nosso mercado objetivo.
Trazendo isso para o campo das comunicações e do E-mail Marketing, isso quer dizer que a nossa mensagem será muito mais efetiva se tivermos o consentimento explícito da pessoa que a receberá.
Mas como atrair novos usuários para a nossa campanha de E-mail Marketing? A seguir alguns conselhos para obter os resultados!
Como alimentar a sua base de dados?
Site
Formulário de cadastro: deve estar presente estrategicamente nas principais páginas do site, a fim de convidar as pessoas a que deixem seus e-mails. Lembre-se de não incluir muitos campos.
Incentivos: o acesso gratuito a serviços, relatórios e investigações em formato PDF pode resultar em um grande estímulo para obter e-mails. É recomendável criar uma landing page (Lander, Unbounce, InstaPage e Landingi entre outras) especial para este tipo de ações, onde será possível comunicar claramente o benefício e a forma de conseguir-lo.
Mensagens na parte inferior dos textos: se você publica artigos interessantes para o seu mercado objetivo, inclua um call to action ao final deles, convidando os leitores a que façam cadastros para receber a sua newsletter e assim terem acesso a mais conteúdo relacionado.
Template de E-mail Marketing
Parece muito óbvio, mas nunca é demais lembrar. Não deixe de incluir em seu e-mail a opção de recomendar/encaminhar a um amigo, assim como links para compartilhamento nas principais redes sociais. Dessa forma são maximizadas as chances de obter novos assinantes que estejam dentro do perfil de nosso mercado objetivo.
É importante escolher uma aplicação de E-mail Marketing (Doppler, Virtual Target e Mail Sender entre outras) com a opção de enviar uma Campanha Social, a qual te permite viralizar suas mensagens com as redes sociais de forma simples. É só selecionar em quais redes você permitirá que seus usuários cadastrados compartilhem a sua campanha e ao realizar o envio, se assim o desejar, a campanha poderá ser publicada automaticamente nas contas autorizadas.
Webinars
Além de ser uma excelente ferramenta para interação e fidelização com os nossos clientes atuais, a organização de webinars ou conferências web é uma ótima carta de apresentação. É a forma ideal de estarmos posicionados como especialistas diante do nosso mercado objetivo.
Desenvolva temas atuais e interessantes para a sua comunidade e então verá que com prazer os visitantes passarão seus e-mails para receber promoções e informação sobre futuros webinars.
Redes Sociais
As redes sociais são aliadas fundamentais para as nossas campanhas de E-mail Marketing. Se você possui newsletter, não há limites para promocionar-la passivamente no muro do Facebook ou no Twitter. Estimule os cadastros interagindo com a sua audiência através de concursos e deixe como condição para participar, que escrevam o endereço de e-mail. Isso será muito útil para enviar e-mails promocionais.
Eventos
Os eventos presenciais (conferências, seminários, oficinas, etc) são grandes geradores de contatos e relações. Aproveite todas as ferramentas de marketing direto que você tenha ao seu alcance para receber a informação de contato dos participantes em seu evento. Realize pesquisas de satisfação e sorteios para obter feedback das pessoas e solicitar os seus e-mails.
Call Center
Se pelas características do seu produto ou serviço você possui uma central de atenção ao cliente, treine os seus representantes comerciais para que aproveitem as chamadas de seus usuários e possíveis clientes para solicitar os endereços de e-mail. Mas há que buscar, com certeza, que exista uma razão plausível e que se proporcione uma resposta interessante para eles.
Códigos QR (QrCode)
Os códigos QR são um dos recursos mais inovadores proporcionados pelo marketing mobile. Se você desenvolve um evento ou possui um comércio, inclua os códigos em seus materiais impressos ou na sua vitrine, convidando as pessoas para interagir e receber promoções especiais e e-mails diretamente no celular.
FONTE: CorpTV
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