segunda-feira, 22 de setembro de 2014

5 dicas para escolher uma solução de videoconferência para sua empresa

Autor: Felipe Rampinelli

Com o exponencial avanço tecnológico dos últimos anos, nós vivemos hoje cercados de tecnologia por todos os lados. Uma das tecnologias que vêm ganhando cada vez mais espaço são as videoconferências.

Em casa já temos acesso a diversas ferramentas que fazem vídeo chamadas, como o Skype, o Facetime da Apple, Facebook, Oovoo entre muitos outros. No mundo corporativo este tipo de solução também já ganhou muito espaço, já é uma realidade para muitas empresas e possui grandes players para atender esta demanda.

Aliás, o benefício desse tipo de solução é evidente. A empresa reduz significativamente os custos de deslocamento, com passagens e hospedagens por exemplo, além de "economizar" o tempo de seus profissionais, sem perder na qualidade da comunicação com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas para você escolher uma solução de videoconferência para sua empresa. Confira!

1. AVALIE A CAPACIDADE DA SUA REDE E AS SUAS NECESSIDADES
É preciso ter claro que soluções de videoconferência exigem certa quantidade de banda da sua rede. Antes de tomar uma decisão sobre usar esta tecnologia, é preciso avaliar qual será o impacto deste tráfego na sua rede e se ela comporta de forma adequada. Uma rede não preparada pode estragar todo o projeto da implantação de videoconferência.

Evidentemente, os provedores desta de tecnologia lutam ao máximo para deixar esta banda cada vez menor e os últimos modelos já estão bem mais acessíveis para o mercado.

Avalie também qual será a sua necessidade. É preciso que os participantes utilizem smartphones ou tablets? Os usuários estarão disponíveis em seus notebooks e desktops ou será só através de uma sala de videoconferência. É mais comum o uso de vídeo em dispositivos móveis.

2. COMPATIBILIDADE DA SOLUÇÃO
Tecnologias de comunicação são feitas para unir pessoas e facilitar a sua comunicação e colaboração e não deixá-las isoladas. Nós vivemos em um mundo multimarcas e é preciso que o seu sistema se adapte facilmente a outras plataformas.

É importante avaliar o quão (ou difícil!) a solução ofertada se comunica com outras marcas para que você não fique dependente e sem comunicação com outras corporações.

3. FÁCIL DE USAR
Ao escolher uma solução de videoconferência você precisa pensar nos seus usuários. Estas soluções são feitas para serem utilizadas por pessoas comuns, sem grande conhecimento em tecnologia, isto é, é preciso que o uso e a administração destas plataformas sejam intuitivos para se torne ‘popular’ e compense o investimento.

Se o produto for muito complexo e depender da sua equipe técnica até para o uso mais básico, é preciso repensar.

4. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Durante uma videoconferência, existe um tráfego de dados entre os usuários que precisa ser protegido. Para ter certeza que as informações que estão trafegando estão seguras é importante ter certeza que as informações estão sendo criptografadas. O nível de criptografia vai depender do grau de segurança exigido pela empresa e pela confidencialidade do seu tipo de negócio. Atenção!

5. SUPORTE

O apoio de uma equipe de suporte é fundamental para qualquer aquisição de tecnologia. Fique atento à disponibilidade do serviço do seu fornecedor (por exemplo, 24 horas, 7 dias por semana ou somente horário comercial) e procure informações sobre a qualidade do suporte prestado.

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FONTE: CorpTV

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