sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cinco maneiras como o Outlook.com pode derrubar o GMail

Como vocês se lembram, na semana passada a Microsoft lançou o Outlook.com, também conhecido anteriormente por Hotmail, certo?

Depois de tudo, o que o Outlook.com poderia possivelmente fazer, que o GMail já não tenha feito - ou fazer melhor?

Como temos visto, um monte de coisas. Passei os últimos dias testando o novo serviço e, enquanto ele está longe de ser perfeito, o Outlook.com de fato oferece uma série de ferramentas que podem atrair usuários corporativos para bem longe do e-mail do Google.

Aqui estão cinco itens que considero bons motivos para o Outlook.com derrubar seu rival. E um no qual, infelizmente, peca um pouco.

- 1. Mais armazenamento, maiores anexos
O GMail dispõe de 10GB de espaço para armazenamento e limita seus anexos em 25MB ou menos. Já com o Outlook.com, não há limite para armazenagem e você pode enviar anexos de 100MB. Na verdade, se você conectar o e-mail à sua conta no SkyDrive, você pode aumentar esse limite para 300MB.

- 2. Filtragem inteligente
O Outlook classifica automaticamente mensagens recebidas em documentos, fotos, e atualizações de compras. Um clique é tudo o que precisa para visualizar todas as mensagens que atendem a esses critérios.

Essa ferramenta é chamada de Quick Views (Visualização Rápida, em tradução livre) e é muito útil. Claro que você pode fazer o mesmo com os recursos de Marcadores e Filtros do GMail, mas essa novidade no serviço da Microsoft faz todo o trabalho para você.

O Outlook.com também oferece pastas, um bônus para usuários que nunca ligaram para o sistema de marcadores do GMail.

- 3. Visualmente atraente
Embora o Google tenha feito alguns avanços ao melhorar a interface do seu serviço de e-mail, ela continua desordenada, uma bagunça completa.

O Outlook.com, por outro lado, tem interface simples, dinâmica e visualmente atraente, com amenidades como um painel de leitura (localizado abaixo ou à direita, fica a seu critério) e opções de marcar como lido/não lido, excluir e sinalizar.

Pode rir se quiser, mas é por causa do GMail ser tão esteticamente desafiador que eu continuo a usar um cliente de e-mail de verdade - programa de computador utilizado para acessar e gerenciar uma conta de e-mail. O Outlook é simplesmente mais bonito.

- 4. Melhor gerenciamento de lixo eletrônico
O GMail manda muito bem ao filtrar spam, mas o Outlook.com parece ter filtros mais eficientes. Melhor ainda, ele automaticamente acha e seleciona newsletters e dá a opção de não recebê-las mais - mesmo que a newsletter não tenha essa opção.

De fato, é isso que você verá: "Pedimos a AlgumaCompanhiaChata para tirá-lo de sua lista de e-mails. Se eles continuarem a enviar quaisquer mensagens nesse meio tempo, as colocaremos direto no Lixo Eletrônico"

Um belo e útil exemplar de antispam.

- 5. Inteligente e com redes sociais integradas
Atualmente, e-mails são um tipo de negócio social, o que a meu ver significa que deveria ter uma conexão com suas redes sociais favoritas.

O e-mail da Microsoft pode se conectar com o Facebook, LinkedIn, e/ou Twitter. Uma vez logado com qualquer uma delas, você poderá ver as atualizações de status de seus contatos e outras informações. E mais, você estará habilitado a retuitar, deixar comentários no FB e assim por diante, tudo por meio de uma barra lateral.

Agora, as más notícias:

Nem preciso dizer que o GMail tem trabalho a fazer, ao menos nessas áreas. Mas há um recurso do Outlook.com que faz extrema falta, um que provavelmente irá me manter com o pé atrás: não há suporte IMAP - ou Internet Message Access Protocol, um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico, que permite aos usuários armazenar mensagens servidor e possibilita acessar pastas e mensagens de qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Thunderbird, ou Outlook Express).

Considero o IMAP essencial a todas as minhas atividades dentro do e-mail e essa é uma área que o GMail realmente se destaca.

Espero que a Microsoft adicione essa capacidade ao seu serviço e continue a refinar os ajustes do Outlook.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário