Um blog corporativo tem inúmeras vantagens e motivos para ser aplicado à cultura de uma empresa, como a criação de um canal direto e simples, tanto com o público interno quanto com o externo. No caso de blogs corporativos internos, uma das grandes questões é saber o que escrever para não cair na mesmice e sempre ter alguma novidade para publicar.
Pensando nisso, abaixo segue um guia básico com 40 dicas práticas para auxiliá-lo na hora de manter um blog empresarial para o público interno.
1. Explique a cultura corporativa e seus princípios
Para uma empresa trabalhar eficientemente é necessário ter em mente quais são seus principais valores e como é a sua própria cultura de pensamento. Divida isso com todos, fazendo com que os funcionários sabiam o porque fazem o que fazem. É necessário e importante disseminar os princípios da empresa, assim como seus objetivos e missões, fazendo com que o público interna saiba como a empresa realmente trabalha ou pretende trabalhar.
2. Divulgue comunicados recentes da empresa
Funcionários, fornecedores e colaboradores sempre devem estar informados sobre os planos e ações da empresa. Isso é bom porque evita futuros boatos disseminado sem embasamento oficial e dá um ar de integração entre todos os setores, o que pode gerar uma maior participação de todos, já que todos se sentem parte ativa da empresa. Não há nada mais difícil de se controlar do que uma “rádio peão” muito bem estruturada, com fortes argumentos, mesmo que falsos, contra a sua empresa.
3. Discuta práticas da empresa
Ações mais delicadas, como algo que venha a impactar a sociedade e o meio ambiente em torna da empresa, podem ser discutidas e recolher opiniões através do blog. Participação é a principal chave para um público interno integrado e, com isso, apoiador do blog. É fundamental que a empresa tenha uma cultura de “cara limpa”, não possuindo medo ou receio de colocar as cartas na mesa e discutir abertamente com todos possíveis problemas e buscas por soluções.
4. Anuncie feiras, apresentações e demais ações
Se for para um funcionário ficar sabendo de algum curso, evento ou mesmo um churrasco de confraternização, que seja oficialmente e aberto a todos. Você pode selecionar uma área para expor todo o tipo de evento que a sua empresa participa ou produz. Aliás, podem ser feitas subseções, com o intuito de separar o que é profissional do que é meramente para o entretenimento dos funcionários. Isso gera a cultura do retorno, onde o funcionário sabe que sempre que entrar no blog, a empresa estará notificando futuros encontros.
5. Divulgue apresentações, palestras e vídeos
Isso pode estar relacionado com o item anterior. Faça do blog corporativo um espaço ideal para aprendizagem também, com palestras, vídeos informativos e até apostilas e livros gratuitos disponibilizados para que funcionários aumentem seus conhecimentos sobre os assuntos da empresa. Não há nada melhor do que trabalhar o blog como um centro de apoio educacional, gerando valor para a empresa e, principalmente, para o público interno.
6. Noticie doações e ações de responsabilidade social
Ainda na parte de notificações, nada melhor expor como a sua empresa está agindo com a sociedade e o meio ambiente. Quais são os trabalhos que sua companhia está envolvida? Se o seu funcionário souber, melhor qualificada está a empresa perante o público interno. É como o velho ditado do então magnata Rockefeller, que “a melhor coisa a ser feita é a coisa certa. A segunda melhor coisa a ser feita é divulgar que você está fazendo a coisa certa”.
7. Demonstre como agir para com os clientes
No blog corporativo da empresa é possível inserir dicas de comportamento para todos os níveis hierárquicos, tal como um guia de normais e recomendações. Como o funcionário deve agir em determinados casos é uma ótima maneira de evitar dores de cabeça futuras. Isso pode ir desde uma discussão ocorrida em um bar e como o funcionário deve preferencialmente agir, já que ele faz parte da empresa, até dicas para comportamentos em redes sociais, evitando “queimações públicas”.
8. Destaque um produto, um serviço ou um funcionário
Você pode reformular o famoso funcionário do mês. No lugar de colocar um foto em um quadro que ninguém ou quase ninguém irá ler, exponha no blog para que isso gere bons murmurinhos entre os funcionários. É muito bom ver estampado o reconhecimento quando produzimos algo. Sempre divulgue, também, novos produtos e serviços para esses públicos. São eles que produzem e, por isso, têm o direito de conhecerem profundamente.
9. Demonstre como os funcionários podem ser mais produtivos e motivados
Ora, apenas trabalhar não é o ideal. Como a sua empresa pode motivar os funcionários? Deixe dicas, conselhos, recomendações e faça, periodicamente, através do blog, exercícios para melhor a auto-estima de todos. Seu blog corporativo é uma das principais ferramentas empresariais. Saiba como usá-lo para engajar seu público interno e, principalmente, para melhorar o ambiente de trabalho, fazendo com que todos os lados saiam ganhando.
10. Crie enquetes
Em que a empresa pode melhorar? Quais produtos ou serviços que podem ganhar um aperfeiçoamento? Crie enquetes e discussões sobre os mais variados temas entre os funcionários, desde palpites sobre o estacionamento até mesmo sobre quando é a melhor época de discutir o 13º salário. Jamais deixe passar a oportunidade de ouvir o que seus funcionários têm a dizer. Tente criar enquete que possam conduzi-los para discussões mais sérias sobre a empresa.
11. Anuncie premiações e outras conquistas recentes da empresa
Para um bom andamento na relação entre empresa e funcionário, que tal divulgar onde a empresa tem dado bons passos firmes? Não há nada de errado em fazer jabá sobre um produto ou serviço, – que é mantido pela empresa e realizado pelos próprios funcionários – participa de eventos e encontros que possam gerar futuras premiações. Isso enche o ego de todos e é um ótimo combustível para o bom relacionamento.
12. Anuncie recentes contratações e aquisições
Para uma integração bacana, o blog interno da empresa pode, quando possível, divulgar recentes atividades no ramo das contratações e das aquisições. Funcionários que entraram para o quadro geral da empresa podem ser “apresentados” para os demais através do blog. Compras ou participações da empresa em movimentos como ações e outros papéis financeiros também podem ganhar certo destaque.
13. Demonstre quais são os planos a médio, curto e longo prazo da empresa
O que a empresa pretende fazer hoje, amanhã e depois de amanhã? Ora, seus funcionários têm o direito de ficar a par das atividades da empresa, como o aumento de funcionários, novos investidas em setores ainda não explorados ou o estudo de novos produtos e serviços para atrair e conquistar novos seguidores. Sua empresa pensa em agir na web? Conte para seus funcionários!
14. Divulgue dicas e estratégias de trabalho
A sua empresa atua em uma ramo específico de atuação? Então você pode usar o blog para dar dicas e conselhos para seus funcionários. Conduza-os para que melhorem seu desempenho e, com isso, acabem subindo degraus hierárquicos dentro da companhia. Uma empresa que usa ferramentas inteligentes para dar dicas inteligentes, cria um ambiente inteligente para uma produtividade, é claro, inteligente.
15. Divulgue notícias relacionados ao universo da empresa
Esse item pode ser relacionado com o anterior. Sua empresa atua em determinado campo específico? Então deixe seus funcionários a par de tudo que rola nesse universo, inclusive com ações e informações sobre os concorrentes. Empresa boa não teme adversários de mercado, mas sim aprende com todos e procura fazer sua tarefa cada vez melhor. Divulgue notícias, vídeos ou reportagens sobre seu mercado e público. Traga sempre o que há de mais novo nesse ramo.
16. Anuncie patrocínios que a empresa realizou, principalmente em eventos e congressos
Não só participar de feiras, congresso e premiações, mas sua empresa também deve promover esses encontros. Seja no ramo de atuação ou em outro segmento, toda empresa séria devia apoiar eventos que discutam temas relevantes para com a sociedade. Colocar investimento em congressos e debates é uma ótima maneira de se aproximar dos funcionários, dos consumidores e, principalmente, de criar um laço mais firme com a população em geral.
17. Debata estudos de caso
Analise cases recentes e, principalmente, dê destaque aos erros. São os erros que fazem com que uma empresa cresça cada vez mais. Traga os funcionários para esse debate. Use o blog como centralizador de opiniões e discussões. Sua ação deu totalmente errada e a do concorrente foi um sucesso? Coloque isso em pauta no blog e convide todos a debatem com a empresa. Quando todos discutem na busca por melhorias, a tendência sempre é o progresso.
18. Discuta orçamentos
Muitos especialistas dizem que todo funcionário é parte integrante da empresa, como um micro empresário, uma espécie de sócio. Convide-os para que discutam no blog sobre possíveis investimentos e setores que precisam de uma nova atenção. É claro que isso deve ser feito dando a eles munição suficiente para debaterem com certo nível de conhecimento. De quebra, seu blog pode ensinar sobre finanças pessoais e como investir na empresa, como na compra de ações.
19. Discuta temas dos últimos boletins divulgados
Divulgar apenas todos os acontecimento já não é mais o suficiente. Traga os funcionários para um dabete claro sobre o que vem ocorrendo, seja algo positivo ou negativo. Seu blog corporativo pode até funcionar como um ombudsman dentro da empresa, usando as opiniões dos funcionários para, quem sabe, reformular algo ou até mesmo implementar novas ações dentro da empresa.
20. Demonstre dados
Até agora a sua empresa investiu, recebeu investimento e produziu. Mas o que isso de fato representa? Demonstre números e ensine seus funcionários a interpretar esses números. Uma empresa transparente deve, antes de mais nada, ser transparente com seus funcionários. O blog interno pode debater dados e exemplificar como tem sido o desempenho de todos na companhia.
21. Coloque uma agenda atualizada em tempo real
Você pode manter uma agenda mais generalizada, focando pontos mais abrangentes das atividades da empresa. Para assuntos mais específicos ou sazonais, seções particulares e internas podem ser criadas. Temas gerais e mais amplos, tal como comemorações ou algo que não seja tão direcionado, podem ser trabalhados com um olhar mais maximizado. O ideal é que uma área do blog seja constantemente atualizada com datas, horários e compromissos. Isso dá maior agilidade e eficiência dentro da empresa.
22. Reúna eventos relacionados à sua empresa
Esse item pode tratar tanto de eventos que a sua empresa participou ou encontros onde ela foi citada e trabalhada como referencial positivo. Novamente com olhar maximizado, aqui pode ser trabalho algo de maneira mais ampla, como encontros gerais que a companhia participou ou financiou. Não é necessário focar, nesse ponto, em algo amplamente focado, mas sim de maneira mais branda, apenas como um mural de notificações online e dinâmico.
23. Coloque ilustrações e animações relacionados ao universo da corporação
Por que não um ambiente mais de entretenimento? O blog da empresa pode usar uma linguagem extremamente mais informal para discutir assuntos delicados ou que merecem maior atenção por parte dos funcionários. Você pode usar de atributos como vídeos animados para propor, por exemplo, uma conversa mais ampla sobre o papel de cada um na responsabilidade empresarial. Todos gostam de momentos descontraídos. Faça com que seu funcionário também tenha isso dentro do seu blog.
24. Abra um espaço para críticas, sugestões e envio de pautas
Lembra da caixinha de comentários? Seu blog agora poderá substituí-la, usando um ambiente muito mais favorável e dinâmico para essas sugestões. Coloque em pauta a importância da participação efetiva de todos e como o engajamento dos funcionários pode mudar, positivamente, os rumos da empresa. Porém jamais aceite ou incentive comentários anônimos ou que reflitam material ofensivo e preconceituoso. É necessário criar uma cultura participativa, onde cada um sabe o papel e a importância de trabalhar de forma responsável com essas aberturas que a empresa está oferecendo.
25. Incentive a participação dos funcionários
O blog pode ser um excelente canal para engajar os funcionários em diferentes tarefas. Seja para a conscientização ambiental e, com isso, ações práticas de responsabilidade social, ou até mesmo demonstrando como é importante que os mesmos reciclem seus conhecimentos para que possam participar de futuras seleções dentro da empresa. O blog corporativo interno deve ser o maior mural que a sua empresa já viu, e por isso deve ter a participação ímpar de todo o quadro de colaboradores.
26. Realize entrevistas relevantes
O blog é uma mídia, correto? E todo mídia que se preze deve contar, periodicamente, entrevistas com personalidades relevantes. Nesse caso, nada melhor do que entrevistar, uma vez por mês, um funcionário que venha a se destacar dentro da empresa. Isso incentivará debates entre os colegas e, por tabela, mais vontade de conhecer e participar do blog, já que um colega foi um dos destaques daquele mês. Quem sabe ele mesmo (outro colega) não seja o entrevistado do mês posterior? Incentivo esse diálogo.
27. Demonstre quem são seus funcionários
Em uma empresa com um quadro de funcionários de médio porte, conhecer a todos já fica complicado. O blog pode servir como trampolim para amizades e até mesmo contatos profissionais entre esses colaboradores. Um funcionário pode morar perto da residência de outro colega que trabalha há 10 anos com ele, porém nunca soube desse fato, já que não surgiu a oportunidade ideal para essa conversa. Incentive uma maior integração entre todos. Uma comunidade forte só tende a fortalecer a empresa.
28. Realize entrevistas com membros de altos cargos
Assim como as entrevistas com funcionários, ganhando um tom mais informal e de entretenimento, o blog da empresa pode contar com entrevistas mais temáticas, tendo como centro o diretor, o presidente, um representante regional ou até mesmo algum membro importante da companhia. Funcionários engajados aprendem mais quando seus superiores querem dialogar e, com isso, querem compartilhar conhecimento. Não custa nada se a diretoria começa a repassar dicas de liderança para os funcionários através do blog. Estreite os laços.
29. Demonstre como os funcionários devem agir em caso de crise, como um guia rápido
Esse item pode se assemelhar a outro que citava dicas de comportamentos (7), mas nesse caso o foco específico é quanto ao surgimento de crises. Não é tão incomum surgir boatos de produtos contendo partes de insetos ou de mamíferos pequenos. Porém o que diferencia uma empresa é sua postura para com o cliente externo e, principalmente, sua posição ao público interno. Saiba gerenciar uma crise no ambiente interno para, desse modo, auxiliar os funcionários na hora de agirem em uma crise. Nesse ponto, vale o lema de ajuda mútua. Ninguém quer trabalhar em uma empresa onde os próprios funcionários não têm conhecimento sobre os problemas e não sabem como agir.
30. Dê dicas dos mais diversos tipos, mas foque o universo profissional
Já pensou em trabalhar a pauta de vestimenta? Sim, dar dicar e conselhos de como agir e se vestir no universo empresarial. Tem uma festa da empresa? Ajude os funcionários a como se comportarem perante visitas importantes, como o presidente ou um diretor internacional. Dê dicas dos mais variados tipos, mas que tenham sempre um pé profissional. Conselhos como cursos de aperfeiçoamento, dicas de como estudar e como melhor a relação com colegas podem ser trabalhar aqui.
31. Anuncie concursos e promoções
Movimentações como promoções e a realização de concursos são bem aceitas desde que o ser humano domina o planeta. Sua empresa pode usar o blog para atrair maior participação dos funcionários, e para isso ela pode realizar promoções com descontos ou oportunidades facilitadas de pagamento. É claro que isso está diretamente relacionado à produção de produtos, mas se a sua empresa oferece apenas serviços, outros tipos de concursos podem ser trabalhados.
32. Divulgue a história da sua empresa
De onde vem a empresa? Quem a fundou, manteve e quais foram seus problemas no início? Quando uma empresa já em fase de maturidade consolidada divide com os funcionários sua história, ela está inspirando dezenas de outros personagens a cativarem em si o espírito empreendedor. Não olhe ninguém do público interno como concorrente, mas sim como um possível futuro sócio, já que a sua companhia pode trabalhar para que várias células empreendedoras de qualidade nasçam dentro da empresa.
33. Demonstre onde sua empresa está inserida
Em que contexto a sua empresa já se encontrou e para onde ela caminha atualmente? Aliás, qual é o sue posicionamento atual frente ao mercado consumidor e ao seu segmento de atuação? É muito importante dividir com os funcionários conceitos básicos como estes. Contextualizá-los faz parte do processo para uma empresa cada vez mais sólida e concreta, já que é singular que todos saibam exatamente onde estão trabalhando.
34. Demonstre como o trabalho que seus funcionários fazem é importante
Certa vez ouvi um palestrante (profissional altamente respeitado no segmento de comunicação empresarial interna) ironizar os funcionários que se vangloriam de trabalhar em determinada empresa, sendo que eles, no máximo, apertam um parafuso. Ora, todo e qualquer setor da empresa é fundamental. Sem a diretoria a empresa pode perder o rumo, mas sem a limpeza a companhia pode se transformar em um caos completo. Saiba valorizar todos os setores da empresa usando o blog como plataforma.
35. Dê destaques para cursos complementares e de aperfeiçoamentos
Esse item já foi superficialmente mencionado, mas aqui quero dar destaque nesse mecanismo. Cursos de aperfeiçoamento ou acadêmicos são essenciais para uma atualização e reciclagem da sua mão de obra. Contratar um funcionário custa até 15% mais caro do que treinar um antigo, que já vem com certas habilidades e conhecimentos dentro da empresa. Saiba valorizar seu quadro atual de colaboradores e jamais descarte oportunidades ímpares de crescimento para ambos; sua empresa e seu funcionário.
36. Não basta só escrever e atualizar, é preciso participar do blog corporativo
A empresa deve se humanizar, criar uma característica que a aproxime de um personagem quase humano. Qual é a posição da companhia em relação aos mais variados temas? É necessário ir além da atualização do blog. A empresa precisa criar vida própria e caminhar de maneira independente. Toda empresa sabe que atualmente é importantíssimo ter uma presença mais humana, mais informal até. Saiba aproveitar esse momento para expor posicionamentos mais delicados.
37. Personalize seu blog com o perfil dos funcionários e da empresa
Tal qual foi a inspiração para o surgimento do Facebook, a maior rede social do planeta, seu blog pode conter um pouco sobre cada funcionário e colaborador, sem expor a privacidade de ninguém. Talvez você possa trabalhar nesse espaço eventos ou ações que partiram dos funcionários, como a limpeza de um ginásio local ou a manutenção de uma escola da cidade. Ações como essas evidenciam o trabalho dos funcionários e geram uma maior integração.
38. Saiba que seus concorrentes também irão ler seu blog; cuidado com gafes
É óbvio que um blog interno jamais fica restrito ao seu público originalmente previsto. Matérias, textos e fotos podem “vazar” através dos funcionários, pois os mesmos podem querer uma “lembrancinha” de quando participaram ou foram citados no blog interno da empresa. Por isso, tenha em mente que gafes não são permitidas, ainda mais que o seu concorrente pode estar acessando nesse exato momento o seu blog e, pior, criando um para ele.
39. Peça sempre o auxílio dos funcionários para melhorar seu blog
Quando rolar falta de conteúdo para ser publicado ou a inspiração simplesmente desaparecer, não pense duas vezes em pedir a ajudar de todos os funcionários. Manter um blog é muito difícil, ainda mais se a sua intenção é atualizá-lo diariamente. Os funcionários podem dar novo gás para que suas atividades voltem ao ritmo normal que antes era estabelecido. Trate-os, sempre, como co-autores do seu projeto, e não apenas como leitores passivos.
40. Atualize sempre seu blog, é claro
Dica óbvia? E é mesmo. Você ficaria surpreso com a quantidade de blogs empresariais que nem sequer se dão ao trabalho de uma atualização semanal ou mensal. Muitos desses blogs são construídos no ápice de um projeto ou uma ação, mas são completamente abandonados depois que os objetivos foram atingidos, esquecendo seu público e desperdiçando uma oportunidade ímpar de construir laços cada vez mais sólidos com funcionários.
FONTE: CorpTV
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