Autora: Tatiana Apolinario
A internet brasileira tem mais de 4 petabytes de informações e 100 bilhões de páginas mundiais, sendo cerca de 3,5 milhões sites nacionais. Com tantas informações, como extrair o melhor da internet para que minha empresa construa seu próprio conteúdo?
Se focarmos menos em quantidade e mais em qualidade de observação, percepção e comunicação conseguiremos aproveitar melhor o potencial da internet.
Atualmente, existem várias ferramentas de análise da web que focam em elementos de navegação e tráfego. Elas verificam o comportamento dos consumidores, preferências, interesses, como eles se movimentam dentro de um site, o que fazem, qual seu perfil, entre outros dados. Além disso, é fundamental verificar as ações de sua concorrência, quais novidades estão trazendo, suas participações e como isso está afetando os indicadores.
Lidar com informações que mudam constantemente e que vem de fontes diversas é o principal objetivo da técnica Big Data, um conceito no qual o foco é o grande armazenamento de dados. Conheça agora como funciona a técnica Big Data e aproveite as informações que caem na web todos os dias em favor da sua empresa.
O que é Big Data?
É um conceito utilizado para descrever grandes volumes de dados. O Big Data ganha cada vez mais relevância a medida que a sociedade se depara com um aumento sem precedentes no número de informações geradas a cada dia.
Trocamos inúmeros e-mails diários, milhares de informações são divulgadas no mundo por segundo, operadoras registram a todo instante chamadas e tráfego de dados do crescente número de linhas de celulares, sistemas de ERP coordenam os setores de várias companhias, etc.
Informação é poder! Por isso, é inteligente da parte de sua empresa saber como utilizar estes dados para melhorar seus produtos, realizar campanhas, desenvolver estratégias de conquista e fidelização de clientes, evitar desperdício de recursos, disponibilizar novos serviços e aumentar sempre a satisfação e interesse de seu público.
Veja a importância do Big Data
Com as novas tecnologias, ferramentas e aplicativos, podemos guardar, organizar e analisar os dados com muito mais facilidade, organização e maior frequência.
Alguns especialistas no assunto, com o intuito de deixar mais clara a ideia do Big Data, passaram a resumir este conceito em cinco “Vs”: Volume (quantidade de dados), Velocidade (o tratamento das informações deve ser feito em tempo hábil), Variedade (dados estruturados e não estruturados, que devem ser parte de um todo, ou seja, um tipo de dado pode ser inútil se não associado a outros), Veracidade (confiança e consistência dos dados) e Valor (resultados que tragam benefícios significativos). Lógico que estes cinco aspectos não precisam ser tomados com definição perfeita. Há quem acredite que a veracidade e o valor são desnecessários, pois já estão implícitos no negócio (toda empresa séria sabe que precisa de dados consistentes).
Uma das plataformas mais utilizadas para tratamento de volume de informações que atendem perfeitamente este conceito é o Hadoop (projeto open source).
O Big Data já foi adotado por diversas empresas e representam uma vantagem fundamental, pois iluminam um mercado sobre o qual se tem pouca visibilidade. É um recurso que apresenta novas oportunidades de negócios e informações valiosas para serem analisadas por gestores e formadores de opinião.
Legal! Mas, além do Big Data, quais outras ações posso fazer para extrair conteúdo de qualidade da internet?
Você pode também analisar as redes sociais, que tem a grande vantagem de contar com milhares de usuários, e com isso, obtêm uma grande rede de dados. As pessoas costumam colocar suas preferências, compartilham informações, expõe suas opiniões, além de pesquisarem os produtos que outros usuários indicam.
Analisar este cenário é algo rico para os empresários! Navegue no Facebook, Twitter, LinkeInd, Plus com outro olhar. Veja quais assuntos deram ibope, quais temas foram mais debatidos, quais empresas recebem mais “likes”, que tipo de conteúdo os atraem e como são divulgados. Separar por cores ou ícones seus produtos é algo que passa uma boa imagem, tem visual bonito, moderno e pode chamar mais a atenção em meio a tantas informações.
É importante frisar que após pesquisar, analisar e divulgar seu conteúdo que PRECISA ser de qualidade e relevante para seu público, é fundamental estabelecer um relacionamento próximo com seus leads. Todos gostam de atenção, de serem bem atendidos e esperam que as empresas oferecem algum retorno sobre suas dúvidas e opiniões.
Seu público gosta de consumir seu conteúdo, mas será fiel e compartilhará a experiência somente se o retorno for rápido e seu atendimento for próximo.
FONTE: CorpTV
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