quinta-feira, 24 de abril de 2014

4 truques para produzir anúncios em vídeo que atraem cliques

Todo empreendedor já deve ter ouvido falar que a propaganda é a alma do negócio. Para aqueles que pretendem aumentar o engajamento da sua marca, não há dúvidas: os anúncios são uma ótima forma para conquistar o publico e fidelizar clientes. Dentre as várias mídias publicitárias existentes hoje, entretanto, os vídeos online tem se mostrado uma ferramenta com resultados cada vez mais expressivos, principalmente pelo efeito “viral” que podem gerar e pela mudança de hábitos do consumidor em geral.

No Brasil, por exemplo, esse mercado está aquecido. Em 2013, o consumo de vídeos online pelos brasileiros apresentou um aumento de 18% em relação à 2012, de acordo com dados da comScore. Além disso, esse formato de divulgação tem se mostrado como uma opção com custo acessível, que pode ser melhor segmentado de acordo com o seu público-alvo. Produzir conteúdo online exige a adoção de certos critérios para que o impacto junto ao consumidor seja satisfatório. Por isso, elaboramos a seguir 4 dicas para conseguir resultados melhores com seus vídeos atraindo cliques!


Produza vídeos de curta duração

É muito importante ter em mente que os usuários podem pular o seu anúncio na maioria das plataformas de streaming. Por isso, vale a pena criar aberturas que sejam chamativas e que passem a mensagem principal do seu vídeo já nos primeiros 5 segundos. Dessa forma o usuário pode ser levado a querer explorar mais sobre o que está sendo exibido e clicar para seguir adiante. Não se esqueça também que as taxas de reprodução caem bastante após 45 segundos de exibição. Portanto, o limite de duração do vídeo deve ficar em torno desse intervalo.


Crie CTAs para conseguir conversões

As CTAs (Call to Action) são a melhor forma para atrair os consumidores para um material mais rico, que fale melhor sobre o seu produto, serviço ou até para engajá-los a uma campanha de marketing institucional que esteja sendo elaborada pela empresa.

O vídeo não precisa ser autossuficiente, podendo ser apenas um condutor para que o consumidor tenha acesso à sua página ou algum outro tipo de conteúdo que você queira abordar (como uma promoção, por exemplo). Deixe pistas na tela (como banners na parte inferior do vídeo) ou verbalize esses links, em número pequeno para não sujar o anúncio.


Atente-se: conteúdo de internet é diferente de conteúdo de TV

É relevante lembrar que a linguagem para internet é diferente da televisão. Para que o vídeo gere cliques, duas posturas diferentes podem ser assumidas. A primeira delas é a de apostar em um conteúdo direto, como já dito anteriormente, que faça o consumidor clicar no seu anúncio já nos primeiros segundos.

Há também aqueles que apostam em formatos mais elaborados, através de uma boa storytelling ou um conteúdo bem-humorado. Desenvolver um bom roteiro pode ser uma forma de cativar um publico fiel, que busca cada vez mais conteúdo de qualidade na internet, melhorando também a percepção da marca.


Utilize boas imagens de abertura

Muitos vídeos dependem de cliques para serem abertos. Nesses casos, é importante dar atenção à imagem que será exibida como chamariz. Nesse contexto, é recomendado que sejam usadas imagens limpas, que não sejam diretamente comerciais.


Dessa forma, o espectador pode ficar mais interessado e curioso para saber o conteúdo que será exibido, já que ele procura por informação e não por um vendedor.

FONTE: CorpTV

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