Por que a Yammer vale US$ 1 bilhão para a Microsoft?
A Microsoft está no centro de todos os rumores e especulações, lugar geralmente reservado à Apple. Além do lançamento de seu tablet com Windows 8, há também um holofote voltado à finalização da aquisição da Yammer, por 1 bilhão de dólares.
A Yammer é uma rede social privada, voltada para uso corporativo. Ela funciona como o Facebook, mas de uma forma segregada do resto da Internet e apenas para a empresa, fornecendo monitoramento e controles para que administradores de TI possam melhorar suas políticas de privacidade e proteger suas informações.
Mas o que atrai tanto nessa empresa? Um bilhão de dólares pode não significar tanto para a Microsoft quanto ao Facebook, porém ainda assim é uma quantia respeitável de dinheiro, e que precisa ser bem investida. A resposta parece ser o SharePoint, plataforma de aplicações web da empresa. “Redes sociais são um negócio enorme, particularmente quando estão conectadas a um gerenciamento de relacionamento com o cliente ou a ferramentas de colaboração, e a Microsoft possui ambas. Na verdade, em algumas dessas áreas, se você não conversar com o social media você não pode concorrer de maneira efetiva” afirmou o analista da Enderle Group. Rob Enderle.
Al Hiwa, analista do IDC, também acredita que a compra do Yammer seja devido ao SharePoint. “A área social de uma empresa é muito quente, na qual a Salesforce e a IBM desenvolveram liderança antecipada. O SharePoint é um negócio de imenso sucesso e, apesar de ter ajudado a mudar o colaborativismo de muitas empresas, ainda precisa entrar na área de social”.
Integrar uma rede social privada como a Yammer com o SharePoint pode fornece à Microsoft uma plataforma de colaboração muito mais robusta, e permitirá que a companhia possa competir com muito mais propriedade contra rivais como a Salesforce e sua rede social Chatter. A Yammer também já possui aplicativos disponíveis para Windows Phone, Android, iOS e BlackBerry, além de seu app próprio tanto para Windows quanto para Mac.
Enderle aponta que a aquisição da empresa está mais relacionada às pessoas do que ao produto. A tecnologia é boa, entretanto o que a Microsoft realmente precisa é do talento das pessoas que desenvolveram a plataforma, para que a equipe possa ajudar a integrá-la ao software da companhia de Redmond e continuar desenvolvendo suas capacidades.
O SharePoint é uma ótima plataforma com uma base sólida de consumidores, entretanto, sem as ferramentas e capacidades da Yammer, a Microsoft poderia estagnar seu produto. A aquisição pode ser um investimento sábio, e se a Microsoft executá-la de maneira inteligente, não terá problemas em gastar esse bilhão.
FONTE: CorpTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário