terça-feira, 18 de junho de 2013

Três formas de melhorar a comunicação com profissionais da geração Y

Atualmente, muitos líderes convivem com o mesmo problema: a falta de preparação para gerenciar os jovens profissionais que entram no mercado de trabalho. Na área de TI, isso reflete em uma dificuldade de muitos CIOs conseguirem obter o máximo de resultados das suas equipes.

Para a co-fundadora da consultoria Core Ideas Communications – empresa norte-americana especializada em preparar líderes – Loraine Antrim, a única forma possível de transpor essa barreira de comunicação é por meio de uma estratégia de comunicação adequada aos jovens que fazem parte da Geração Y (conceito para definir as pessoas que nasceram a partir da década de 80). Como? A partir do uso de recursos interativos.

Loraine pontua três questões que precisam ser repensadas pelos líderes de TI que quiserem ter sucesso na gestão de equipes compostas por profissionais da Geração Y:

1. Consiga envolvê-los – “A melhor tática não é criar uma comunicação ‘para’ e, sim, ‘com’ os funcionários da Geração Y. Já que esse perfil de profissional adora compartilhar e colaborar”, afirma a co-fundadora da Core Ideas.

Para aproveitar essa mentalidade colaborativa, os líderes precisam criar ferramentas voltadas a compartilhar ideias – como wikis (conjunto de documentos e informações online que podem ser acessados e modificados por diversos usuários) e portais colaborativos.

Melhor do que implementar soluções prontas é o gestor desafiar sua equipe a desenvolver suas próprias plataformas de comunicação colaborativa, aconselha a especialista. "Esta geração [Y] é movida a inovação e criatividade”, destaca Loraine.

2. Elogie sempre – Qualquer pessoa gosta de reconhecimento e no caso da Geração Y isso não é diferente. O gestor da área de TI, por consequência, precisa encontrar um tempo na agenda para dar um retorno sobre a qualidade do trabalho desses profissionais e, principalmente, para elogiar os bons resultados. “E por que não fazer isso de forma digital?”, pergunta a especialista, que aconselha o líder a acoplar uma câmera ao laptop – caso ele ainda não tenha uma – e enviar mensagens de vídeo às equipes.

Outra possibilidade, diz Loraine, é enviar mensagens de reconhecimento por meio de MP3. “Crie ainda uma página na internet voltada a destacar os esforços das equipes ou as iniciativas de TI”, cita a especialista, afirmando que, com isso, todos podem enxergar os comentários.

3. Use tecnologias colaborativas – Esta é uma geração nascida na era digital e quanto mais os profissionais sentirem que o CIO está envolvido com recursos de mídia social e Web 2.0 mais à vontade eles tendem a ficar para conversar com ele.


Além de manter um blog, o líder da área de TI deve participar do Twitter (rede social na qual os usuários colocam frases com até 140 caracteres). Além de demonstrar essa facilidade de lidar com novas ferramentas de comunicação, isso vai permitir que o CIO veja o que os profissionais da sua equipe têm falado nas redes sociais e entendam melhor como eles pensam.

FONTE: CorpTV

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