A tecnologia auxiliando na Comunicação Organizacional
A Comunicação integrada pode se realizar nas comunicações entre empresas multinacionais, transnacionais e doméstico-exportadoras. Em diferentes níveis de complexidade essas organizações necessitam de eficazes instrumentos de comunicação para realizar suas atividades. Seja via e-mail, teleconferência, netmeeting, listas de discussão, e tantos outros instrumentos disponibilizados para comunicação em tempo real que são utilizados em ambientes organizacionais e educacionais. Este novo aparato tecnológico permite a organizações com unidades dispersas fisicamente a possibilidade de integrar suas atividades como se estivessem todas reunidas em um só espaço, mesmo que este seja virtual.
Pensar na comunicação via voz, imagens, texto ou transmissão de dados, em um novo ambiente tecnológico que possibilita comunicação em tempo real, também é falar de comunicação integrada, uma vez que cria-se uma integração organizacional, nunca antes imaginada, que facilita o processo de tomada de decisão e aumenta significativamente a produtividade das empresas.
As organizações utilizam em larga escala este recursos, pois permitem as filiais, clientes, fornecedores, instituições e órgãos reguladores se comuniquem entre si em tempo real e transferindo grande quantidade de dados.
A Siemens reúne os responsáveis da área de pesquisa e desenvolvimento, espalhados pelo mundo, em reuniões periódicas através de videoconferências, sites e comunicação eletrônica para discutir detalhes de projetos únicos. Certamente tal tecnologia de comunicação amplica o conceito de comunicação integrada.
A própria internet e os sistemas de comunicação via satélite, que disponibilizam estas ferramentas de comunicação, são sistemas de comunicação integrada a medida que unem pessoas ao redor do mundo. Através destes ambientes de comunicação desenha-se uma outra forma de integração entre o receptor da mensagem e o emissor.
Com as vantagens da internet: interatividade, produtividade, atualidade, economia e globalidade, o receptor passa também a ser produtor das mensagens e interage com a sua fonte de informação (Cruz, 2000).
A participação no âmbito no local de trabalho não se restringe a estar inserido em uma organização, o que se resume a fazer parte do corpo funcional, mas de tomar parte ou até mesmo ter parte nas decisões empresariais, o que caracteriza uma participação ativa. E mesmo tomando parte, deve-se avaliar como está se dando este processo.
Logo, se uma empresa almeja que seus empregados participem, tem que criar canais que possibilitem esta ligação.
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FONTE: CorpTV
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