sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como aplicar projetos infraestrutura de nuvem privada


De todos os benefícios possíveis de infraestrutura privada de nuvem, um dos mais valiosos é a flexibilidade. Com um design correto de infraestrutura de cloud privada, o ambiente de data center pode mudar juntamente com a empresa. Isso permite que novos aplicativos sejam implementados para ir ao encontro da demanda do negócio conforme são identificados, e que aplicativos legacy sejam removidos quando seu valor não é mais proveitoso.


Para ter um ambiente habilitado para o ciclo rápido de implantação de aplicações, a infraestrutura deve estar de acordo. Hardware e software devem estar propriamente arquitetados para fornecerem escalabilidade tanto em hardware quanto em aplicações. Isso exige uma reorganizada nos princípios do projeto de TI.


O primeiro passo é descartar o termo, e mais importante ainda, a noção de melhores práticas, como se houvesse tal coisa. Em vez de focar em “melhores práticas”, pesquise por “práticas recomendadas atualmente”, que se apliquem ao seu negócio e à implantação pretendida.


Todo o conceito de melhores práticas é apenas uma muleta, na melhor das hipóteses, e tipicamente faz mais mal do que bem. Todo ambiente é diferente, e a tecnologia muda diariamente. Até o momento que a prática se torne “melhor”, a indústria está à frente. Gosto de dizer. “A melhor prática de hoje é a má ideia de amanhã”.


O próximo passo é se armar com a questão mais poderosa em projeto de data Center. “Por quê?” Aplique essa pergunta em toda a decisão de infraestrutura: questione tudo.


O silo tradicional e arquitetura de hardware específicas de aplicativos não serão suficientes para a escala em nuvem e a rápida flexibilidade. Para produzir pesquisas flexíveis de fontes que apoiem um ambiente de mudança de aplicações e serviços, o ambiente deve ser projetado a partir do zero tendo isso em mente. Computação, rede e armazenamento devem ser projetados com escala e desempenho em primeiro lugar.


Essa avaliação deve ser feita em todo aspecto do design. Por exemplo, se questione se costuma gastar dinheiro com componentes redundantes de hardware em servidores e depois se pergunte se isso ainda será aplicado no modelo da nuvem privada.


Em muitos casos, stacks de nuvem privada pré-arquitetados podem ser usados para construir a fundação de uma infraestrutura. Com isso ajeitado, você tem um suporte de fornecedor um stack intrinsecamente integrados. A partir daí, é possível construir um ambiente de software com as ferramentas exigidas para implantar as aplicações que executam seus negócios. Garanta que seu software de gerenciamento de nuvem possa lidar com a escala esperada.


FONTE: CorpTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário