quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Os benefícios dos treinamentos corporativos


Com a alta competitividade que se observa entre as empresas do mundo inteiro, qualquer fator que possa influenciar no poder de decisão dos clientes é extremamente importante.

E, quem será que pode contribuir efetivamente para esse momento de decisão do cliente? Resposta fácil: Os seus funcionários.

São eles que estão "face by face" com o cliente. Depende deles a imagem que o cliente terá da sua empresa e da satisfação, ou não, com o atendimento prestado por ela. Portanto, não há nada mais inteligente do que manter a sua equipe treinada e motivada para atender o seu público de forma a superar as expectativas dele e, dessa forma, encantá-lo.

O ensino à distância (EAD) é uma modalidade de cursos que permite às empresas treinarem pessoas em tempo real via internet, ou ainda, gerar opções para treinamentos com carga, upload e download posteriores, sendo bastante utilizado para aplicação de treinamentos corporativos.

O EAD pode ser apresentado de forma 100% escrita. Nesse caso o treinando tem de ler para aprender. Pode ser feito também por meio de vídeos com as explicações dos conteúdos, como uma aula convencional, porém gravada.

Nos EADs podem ser disponibilizados o material didático de treinamento (apresentações e exercícios), vídeos, aba com perguntas frequentes e avaliações a serem realizadas pelos treinandos.

Para utilizar as soluções de e-learning é necessário escolher uma ferramenta e decidir de que forma serão gerados e/ou adaptados os conteúdos. Existem muitas ferramentas no mercado, que podem ser compradas ou até mesmo terceirizadas.

Entre os benefícios do ensino à distância para treinamentos empresariais, estão:
- Melhor relação custo x benefício;

- É possível atingir um público maior, independente da localização geográfica;

- Permite acesso em horários flexíveis;

- Não há necessidade de deslocamento, o que economiza tempo e dinheiro;

- Estimula o desenvolvimento de autoestudo e autoaprendizagem; - Avaliação com base nas publicações dos alunos e métricas de acesso;

- Agilidade na atualização dos conteúdos;

- Implementação em alta, média ou baixa escala.

- Possibilita fazer avaliação dos treinandos.

Uma equipe treinada corretamente é responsável por muitos "negócios fechados" para a sua organização, pois além dos benefícios a que os treinamentos se propõem, eles causam um grau de satisfação nos colaboradores que é imensurável.

Quando uma empresa proporciona ao seu funcionário um treinamento ela mostra que, além de estar "antenada" com o mercado, aquele colaborador, de alguma forma, é importante para ela. E está dando a ele a oportunidade de crescer profissionalmente. Esta simples ação, faz com que este funcionário sinta-se bastante motivado e valorizado como profissional, aumentando as chances do seu atendimento ser excepcional e o seu empenho e produtividade aumentarem significativamente.

Os benefícios não param por aí. Esses treinamentos também entram na balança quando um colaborador da sua empresa é seduzido por uma proposta do concorrente. Além de avaliar salário, cargo e horários, os funcionários avaliam as oportunidades de crescimento profissional que terão neste novo emprego, avaliam o clima organizacional em que irá trabalhar.


Outro fator importante a ser observado é que o cliente muda, as necessidades mudam, o mercado muda e, portanto, nossas atitudes também tem que mudar. De nada adiantar proporcionarmos um treinamento para a nossa equipe e achar que isso vale até o fim do contrato de trabalho. É necessário reciclar esses funcionários periodicamente para que acompanhem as mudanças do mercado.

FONTE: CorpTV