quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

E-commerce: Consumidor quer conveniência e informação


O varejo atual já identificou que cada canal é crítico para os consumidores e que o futuro das compras está na criação de experiências significativas, principalmente a partir de omnichannels que unificam os canais online e off-line das empresas. Esse foi o principal tema identificado pela Avanade na National Retail Federation Show 2016, um dos principais eventos de varejo dos Estados Unidos.

Além disso, a empresa também abordou com seus clientes fatores como a melhoria da experiência do consumidor e do desempenho no local de trabalho e como se diferenciar no mercado. A partir disso, lista as seguintes oportunidades para os varejistas em 2016:

• IoT no varejo, que permitirá que o cliente faça suas compras tanto em casa quanto nas lojas sem diferenças na experiência;

• Online-to-Offline (O2O), que facilitará a criação de vivências consistentes, considerando a presença do consumidor tanto em lojas online quanto off-line;

• Entrega flexível para fornecer opções de entrega convenientes e rápidas para transações O2O;

• Digitalização das lojas que permita o engajamento de funcionários (especialmente millenials) com aplicações inteligentes e personalizadas.


Todas essas tendências apontam para a transformação do ambiente para permitir ao consumidor ter uma experiência de compra mais informativa e conveniente.