terça-feira, 17 de maio de 2016

Demanda por profissionais que dominam open source segue em alta


Na última década, o desenvolvimento de código aberto se tornou um dos pilares da indústria de TI. Consequentemente, a demanda por profissionais que dominem software open source segue alta. Pesquisa recente da Dice para a Linux Foundation revela que 65% das 400 empresas ouvidas em todo o mundo, dos mais diversos segmentos, incluindo governos, planejam aumentar a contratação de profissionais com competências open source. Perto 59% já têm planos definidos para a incorporação de perfis técnicos.


Tarefa difícil. Entre os 4,5 mil profissionais de código aberto ouvidos para a mesma pesquisa, 87% consideram que não há talentos disponíveis na área para atender a essa demanda.

Para enfrentar essa realidade, 79% das empresas ouvidas estão aumentando incentivos, na tentativa de reter seus atuais colaboradores. Entre ele, 43% começaram a oferecer condições mais flexíveis, como o trabalho remoto.

DevOps está entre as habilidades mais procuradas: 58% das empresas estão buscando profissionais DevOps, embora a necessidade de desenvolvedores continue no topo sua lista de 74%. “O desenvolvimento de projectos em código aberto vai obrigar os profissionais a atualizações de competências, incluindo DevOps e redes”, declarou Jim Zemlin, diretor executivo de Linux Foundation.

Outras duas áreas de competência também estão em destaque na edição 2016 do Open Source Jobs Report: Openstack e Cloud Computing. Praticamente metade (51%) das empresas participantes assinala essas competências importantes na hora de contratar profissionais especializados em código aberto, ultrapassando a tecnologia de redes (21%).


A pesquisa quis saber dos 4,5 mil profissionais open source entrevistados como eles fazem para manter suas habilidades atualizadas. A maioria (90%) citou tutoriais gratuitos on-line (90%); 60% citaram cursos online pagos (60%), 45% conferências e eventos (45%) e 42% as redes sociais e profissionais.


FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário