terça-feira, 24 de julho de 2012

Estudo comprova benefícios do uso de headsets no ambiente corporativo
Pesquisa desenvolvida pela instituição Anglo-European College of Chiropractic, a pedido da Plantronics, constatou que o uso de headsets no ambiente corporativo pode evitar afastamentos de funcionários por dores musculares, na cabeça e pescoço. Anualmente 2,5% do PIB da Europa, ou seja, 13 milhões de euros estão diretamente envolvidos no pagamento de benefícios e tratamentos, além da perda de produção (1).

Segundo a Plantronics, mais tempo ao telefone no ambiente corporativo (2) combinado ao aumento da intensidade do trabalho ao longo das últimas décadas (3) faz com que muitas empresas enfrentem problemas de afastamentos de funcionários devido ao stress e a doenças relacionadas à própria rotina de trabalho. As principais queixas são dores nas costas, problemas musculares, dores na cabeça e pescoço, identificadas entre as principais causas de afastamento do trabalho na Europa (4).

De acordo com o estudo, ao substituir o telefone comum por um headset, os trabalhadores notaram reduções significativas nas dores que costumavam ter nas costas e ombros. Em apenas quatro semanas, 54% dos participantes que sentiam dores no pescoço e 44% dos que sentiam dores na cabeça relataram não sentir mais nenhum incomodo. A pesquisa também demonstrou que dos participantes que continuaram sentindo dores, a maioria (66%) relatou uma redução tanto na intensidade quanto no número de dias que eles sentiram dor após o início do uso do headset.

“Vemos muitos trabalhadores de escritórios com problemas agudos no pescoço e nas costas que poderiam ser prevenidos com medidas simples no local de trabalho – como o uso do headset para chamadas, cadeiras e mesas ergonômicas. Esse é um problema sério e evitável, basta dar ao funcionário as ferramentas certas para apoiar suas tarefas diárias, assim todos se beneficiam” diz Dr. Brian Hammond, CEO da BackCare organização de caridade do Reino Unido.

“Ficou claro nesse estudo que pequenas mudanças no local de trabalho, como equipar todos os funcionário com headsets, cria um ambiente de trabalho mais saudável, reduz significativamente doenças e afastamentos”, comenta Norma Pearce, Diretora de RH da Plantronics para Europa, Oriente Médio e África.

“Nosso estudo demonstra que os trabalhadores que usam headsets relataram uma redução nos sintomas na cabeça, no pescoço e nas costas – normalmente devido ao uso do fone de ouvido com microfone ao invés do telefone preso entre o pescoço e o ombro enquanto realiza outras tarefas durante ligações”, declarou Sharon Docherty, PhD e Pesquisadora do Anglo-European College of Chiropractic. “Essas observações apoiam o uso de fones de ouvido com microfone em escritórios onde os trabalhadores rotineiramente realizam outras tarefas enquanto falam ao telefone. Uma rotina de trabalho que permite que as pessoas se levantem e caminhem pelo escritório traz mais benefícios à saúde, por poder movimentar os membros superiores e inferiores mais livremente – tudo isso enquanto o usuário pode se concentrar melhor na conversa ao telefone”.

Existe um risco mensurável para qualquer um que use o telefone por pelo menos duas horas por dia - e com o uso do headset, problemas relacionados ao uso do telefone podem ser reduzidos ou até erradicados. Além disso, um headset wireless permite comunicações e ações fluídas e dá aos usuários uma maior liberdade de movimentos. Os participantes puderam realizar diversas tarefas ao mesmo tempo e no estudo, praticamente 60% deles admitiu achar o uso do headset útil ou muito útil.

Também é preciso levar em consideração as necessidades ergonômicas e acústicas dos trabalhadores com mais de 50 anos. O recente aumento da proporção de pessoas com mais de 55 anos de idade que planejam continuar ativos em suas carreias subiu de 40% para 71% (5), o que significa que mudanças nos locais de trabalho precisam ser feitas para lidar de forma eficaz com este perfil de força de trabalho.

Metodologia do Estudo

O Estudo Intitulado “O Efeito do Uso de um headset para dores musculoesqueléticas nos membros superiores” foi realizado pelo Anglo-European College of Chiropractic entre trabalhadores baseados em escritórios pela Europa (Reino Unido, Alemanha e Itália). A Plantronics equipou cada funcionário de escritório, em diferentes espaços, com os headsets CS60, C65 e Voyager PRO UC wireless da Plantronics. O estudo demonstrou que para novos usuários de headsets, que usam o telefone por pelo menos duas horas por dia, o conforto físico pode melhorar drasticamente com a substituição do telefone por um headset. A maioria dos participantes usou o headset por entre 2 e 5 horas por dia. Para 50% dos participantes, as dores na cabeça, pescoço, ombros e costas “desapareceram totalmente”. Dos participantes que continuaram sentindo dores, a maioria (66%) relatou uma redução tanto na intensidade das dores na cabeça, pescoço, ombro e costas, quanto no número de dias que eles sentiram dor após o início do uso do headset. 59% achou o headset útil ou muito útil.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário