terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Planeje suas estratégias de e-mail marketing para 2013


O e-mail marketing revelou-se uma ferramenta muito eficiente para aproximar consumidores e varejistas, principalmente àqueles que atuam no comércio eletrônico. Mas, para ter ações eficientes, é necessário saber exatamente como elas serão desenvolvidas e qual público se pretende atingir.

A fim de garantir o sucesso das campanhas e aprimorá-las para diversas ocasiões em 2013, selecionamos algumas dicas para elaboração do planejamento, visando o crescimento das empresas na relação com seus consumidores e clientes.

Orçamento – Antes de qualquer ação, é preciso planejar o orçamento. Sejam muitos ou poucos os recursos, é preciso colocar na ponta do lápis a verba destinada para essa comunicação. Acompanhe o planejamento financeiro para identificar quais etapas podem ser terceirizadas e, caso não haja essa possibilidade de divisão de trabalhos, aponte os recursos existentes para viabilizar e realizar as campanhas.

Análise e Segmentação – Se estiver iniciando um projeto com e-mail marketing, selecione o que será usado – newsletter, confirmação de pedido, agradecimento, lembrete, convite, captação, releases, pesquisa e promoções – e desenvolva o conteúdo necessário para cada tipo de situação, filtrando a base de contatos de acordo com a ocasião.

Template – Pontue melhorias e desenvolvimentos de template para momentos diferentes. Afinal, cada campanha pede uma identidade própria, então é preciso dar muita atenção a este detalhe.

Defina o público-alvo – Insira no cronograma uma pesquisa para identificar o público-alvo ou estude a base de dados a fim de conhecer o usuário para o qual fala.

Invista na criação da peça – Não se esqueça de dar atenção aos recursos digitais usados no e-mail. A composição da mensagem em HTML é mais chamativa do que a criada em texto. Trabalhe com elementos que tornem a mensagem mais interessante para o usuário.

Datas sazonais – Elabore um calendário com datas sazonais para envio de mensagens e trabalhe com os melhores horários de envio.

Métricas – Analise o retorno e mensure os resultados, a fim de reformular planejamentos e alterar processos para obter sucesso em suas campanhas.

Equipe – Defina quem será o responsável por cada etapa e estabeleça um processo de comunicação para que tudo saia conforme o planejado.

FONTE: CorpTV

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