terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Mercado de TI brasileiro cresce e pode ficar acima do PIB em 2015


Autora: Adeline Daniele

Apesar do baixo crescimento econômico, o setor da tecnologia da informação tem chances de crescer muito este ano.

Segundo a empresa de consultoria e pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC), o mercado de TI brasileiro pode ficar bem acima do PIB do país e deve terminar este ano como o sexto setor com mais investimentos, com expectativa de chegar a 165,6 bilhões de dólares, 5% mais que no ano passado.

A IDC prevê também que a movimentação global no setor supere os 3,8 trilhões de dólares – mesmo número previsto pela consultoria Gartner Group. Além disso, ela destaca que os gastos com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) terá um crescimento de 7,1% em relação ao ano passado nos países emergentes. Já nos países desenvolvidos o aumento será de 1,4% e, na América Latina, a previsão é de 5,7%.

Ainda de acordo com a IDC, a tendência para este mercado em 2015 é de que 1/3 dos investimentos globais sejam para a Terceira Plataforma – a qual abrange soluções na área de TI como serviços na nuvem, redes sociais, aplicações de mobilidade, big data e analytics.

A seguir, veja a projeção de crescimento para três principais serviços dessa área:

Cloud Computing
De acordo com a consultoria IDC, os serviços na nuvem serão responsáveis por movimentar 118 bilhões de dólares em 2015.

Sistemas de armazenamento e servidores
A Gartner Group prevê que os gastos com sistemas de armazenamento e servidores cheguem a 143 bilhões de dólares, representando um aumento de 1,8% em comparação a 2014. Já no braço empresarial do mercado de software o setor pode aumentar em 5,5%, chegando aos 335 bilhões de dólares.

Big Data e Analytics
Não é novidade que as áreas de big data e analytics estão em crescimento. Segundo a IDC, elas podem responder por 125 bilhões de dólares ao longo do ano. Terão destaque projetos de big data com soluções de analytics rich-media (imagem, áudio e vídeo). O fornecimento de soluções de dados como serviço com empresas que concedem plataformas de analise na nuvem também crescerá.

Mais contratações no mercado de TI
Segundo a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) a contratação de profissionais de TI deve ter um aumento de 30% até 2016. O mercado já emprega, atualmente, 1,3 milhão de pessoas.

Entretanto, segundo a companhia SOFHAR Gestão&Tecnologia, empresa especializada em soluções de TIC, essa tendência trará uma reflexão para a busca de novas estratégias de recrutamento nas companhias, pois apesar de o mercado ter uma demanda crescente por novos profissionais de TI, há escassez de mão de obra qualificada.


Dessa forma, o desenvolvimento do setor passará a buscar candidatos com habilidades além das técnicas, como conhecimento em gestão, negociação, comunicação e criatividade.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário