quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Saiba quais são os aplicativos que mais consomem internet em 2º plano


Talvez você não saiba, mas muitos aplicativos instalados no seu celular podem estar devorando o seu plano de dados sem o seu consentimento. Trata-se do consumo em segundo plano, que mantém o app atualizado e em funcionamento constante, mesmo quando ele nem sequer está sendo usado.

A desenvolvedora Opera revelou esta semana, porém, um estudo que mostra quais são os apps que mais gastam internet sem que o usuário saiba. Em primeiro lugar aparecem o Facebook Messenger e o Gmail, empatados: do consumo total de dados realizado pelos apps, 73% é feito em segundo plano.

Logo em seguida vêm Google Drive e WhatsApp. O primeiro reserva 57% de seu consumo total de internet para tarefas em segundo plano, enquanto o aplicativo de mensagens gasta 54%. O Hangouts, app de chats do Google, completa o ranking com 39% do gasto feito "pelas costas" do usuário.

A pesquisa foi realizada em dezembro do ano passado em aparelhos com sistema operacional Android.

Saiba como monitorar o consumo de dados no seu celular

Usar a internet no smartphone fora de casa pode ser preocupante para alguns usuários. Se não estiver conectado a uma rede Wi-Fi, o uso do plano de dados pode esgotar sua capacidade em pouco tempo - especialmente com aplicativos como o Facebook, YouTube e Netflix consumindo grande parte do que o plano permite.

Por isso é sempre importante manter-se de olho no quanto seu celular gasta do pacote de internet contratado. Afinal de contas, ninguém quer ser surpreendido pela temida mensagem de que "seu plano chegou ao limite", principalmente nos dias de hoje. Confira abaixo como monitorar os gastos do seu aparelho com a rede móvel ou Wi-Fi seja qual for o seu sistema operacional.

No Android

O Android possui uma ferramenta nativa de consulta bastante eficiente e precisa para medir o seu consumo de dados. Para conferir a situação, basta abrir o aplicativo de Configurações e procurar pela opção "Uso de dados". Um gráfico detalha a quantidade de megabytes ou gigabytes que você já consumiu do seu plano e quais são os aplicativos responsáveis pelo gasto. É possível até estabelecer um limite para que o smartphone simplesmente desligue-se totalmente da rede quando chegar ao máximo de download permitido.



Além disso, caso você perceba que algum app está gastando mais do que deveria, há a opção de impedir que esse programa use sua internet quando está em segundo plano. Basta tocar sobre ele e visualizar o gráfico que mostra quantos dados foram consumidos, em primeiro e segundo planos. Pressionando "Restringir dados de 2º plano", você impede que o aplicativo continue consumindo seus dados enquanto você não o utiliza.

No iOS

O iOS é um pouco mais limitado neste aspecto. Ele mostra quanto você consumiu em um mês, mas não detalha com precisão quais apps gastam mais, nem apresenta um gráfico amigável com as informações necessárias como o Android. Para quem quiser um relatório mais preciso, é necessário instalar um aplicativo próprio para isso, como o My Data Manager.



Esse aplicativo é gratuito e está disponível em português para iPhones e iPads na App Store. Com ele, você pode conferir o uso de dados, delimitar quanto você pode usar em um mês e também o seu limite diário. O app mostra estatísticas específicas para cada um dos aplicativos usados, permitindo maior controle.

No Windows Phone

O Windows Phone tem um aplicativo nativo chamado Sensor de Dados, que permite que você verifique o seu consumo de dados em detalhes e veja quais apps utilizam mais dados no seu celular. Você pode configurar um limite de dados referente ao seu plano e selecionar o dia em que a contagem é reiniciada. Funciona muito bem, e também possibilita a desativação do consumo de dados em segundo plano, o que ajuda bastante na economia.



FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário