quarta-feira, 2 de março de 2016

TV Corporativa: Como implantar e revolucionar sua comunicação


Uma TV corporativa é uma excelente ferramenta de comunicação empresarial e, para começar esse artigo, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Como você se comunica com seus colaboradores atualmente? Por email? Redes Sociais? Jornais impressos? Memorandos? Encontros e reuniões presenciais? E você acha que está fazendo isso da forma mais rápida, barata e eficiente? Bem.. se você utiliza apenas esses meios, provavelmente não.

Há muito tempo, usar avisos impressos e fixos em quadros informativos, nos corredores ou em qualquer outro lugar, era a forma mais eficiente de passar uma mensagem oficial para toda a empresa sem precisar abordar todos os funcionários, um de cada vez.

Com a chegada da internet, todo esse processo se tornou muito mais simples, rápido e ganhou mais recursos. Com apenas alguns cliques, era possível enviar comunicados para toda a empresa, e também para times e pessoas específicas sem gastar muito tempo, dinheiro e ter muito esforço ou gastos com impressão e distribuição dessas mensagens.

Porém, com o passar dos anos, a forma como as pessoas usam a internet foi se modificando e, gradativamente, os emails, textos e imagens estão cedendo lugar a uma ferramenta muito mais poderosa: os vídeos online.

Além de serem baratos, fáceis e rápidos de produzir, vídeos online são capazes de entregar sua mensagem de forma muito mais próxima e interativa, encurtando distâncias e se aproximando mais de uma relação pessoal real do que qualquer outro meio.

Hoje esse tipo de recurso é cada vez mais utilizado, está ganhando mais espaço na internet e na preferência das pessoas, e tem se mostrado eficiente para diversos objetivos dentro das empresas, com uma produção cada vez maior.

Portanto, criar uma forma de centralizar todo conteúdo em vídeo produzido é extremamente importante e pode ser um diferencial estratégico para sua empresa. E a melhor forma de fazer isso é criando um canal especializado, ou seja, uma TV Corporativa.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é uma TV Corporativa, como ela funciona e quais os benefícios e diferenciais que ela pode trazer para sua empresa, é só continuar lendo o texto! Vamos contar tudo para você, começando por:

O QUE É UMA TV CORPORATIVA

A TV Corporativa é uma tecnologia criada especialmente para facilitar a comunicação empresarial, seja entre colaboradores, entre empresa e fornecedores, ou até mesmo com clientes. Resumindo, ela nada mais é do que um canal de comunicação exclusivo em que a empresa pode divulgar informações internas ou externas para colaboradores e comunidade.

Em um primeiro momento, a TV Corporativa se resumia ao uso de televisores espalhados em locais estratégicos de escritórios e unidades das empresas, normalmente onde havia (com grande circulação e concentração de equipes e pessoas, e estes ficavam exibindo informações programadas, como dados do próprio negócio, informações da área ou até mesmo conteúdo mais voltado ao entretenimento, como previsão do tempo e notícias do mundo.

Porém, o investimento nesses televisores, principalmente em empresas com um espaço físico maior e colaboradores mais dispersos, acabava sendo grande demais e impedia que o projeto fosse realizado de maneira plena e bem sucedida.

Felizmente, com a evolução da internet, a tecnologia foi integrada com a web e também permite que os colaboradores de uma empresa tenham acesso aos mesmos conteúdos da TV corporativa diretamente de seus desktops e outros gadgets populares como smartphones e tablets.

Afinal, por que gastar tanto com televisores grandes e fixos, quando você pode exibir as mesmas informações em dispositivos que seus funcionários já tem?

Não que eles tenham deixado de fazer parte da estratégia. Os televisores ainda são utilizados, mas de forma reduzida, apenas em pontos estratégicos como salas comuns e de reunião, por exemplo.

OS BENEFÍCIOS DE TER UMA TV CORPORATIVA EM SUA EMPRESA

Quando se trata de comunicação empresarial, uma TV Corporativa pode trazer benefícios em diferentes níveis para o negócio em geral. Separamos alguns que vão te convencer do poder dessa ferramenta.

Aumento do engajamento e motivação

Investindo em uma comunicação clara e transparente com todos os colaboradores, através da TV corporativa, por exemplo, você faz com que eles se sintam mais pertencentes a empresa e abracem seus objetivos, processos e valores com mais facilidade.

Deixando toda a sua equipe a par do cenário da empresa, seus desafios e objetivos, você, mais do que mostrar que confia e se importa com os funcionários, os deixa confortáveis para abordar qualquer assunto com o RH ou outros setores e também para sugerir melhorias e trazer inovação para seu negócio.

Uma empresa que não se comunica com seus colaboradores sofre sérios riscos de que eles estejam insatisfeitos e acabem perdendo em produtividade, motivação e engajamento, e ainda abre brechas para que se espalhem boatos e reclamações que podem minar todo o negócio.

Redução de custos com treinamento e comunicação

Sabe-se que a educação corporativa é hoje um ponto importante para a estratégia de toda empresa e que, portanto, deve-se investir nisso de forma inteligente e contínua.

Porém, realizar treinamentos de forma tradicional, presencial, pode ser extremamente custoso. Primeiro, é preciso encontrar um dia em que todos estejam disponíveis e um horário que não vá interferir em seu trabalho, o que, por si só, já é uma missão quase impossível. Feito isso, é hora de escolher o local. Precisa ser um local que todos tenham fácil acesso, que comporte todas as pessoas e tenha equipamentos e estrutura adequadas para o treinamento. Se houver alguém em outras cidades, estados ou em outras unidades da empresa, é preciso arcar com deslocamento e, as vezes acomodação destas. Por fim, caso o treinamento seja mais extenso, é preciso incluir lanches, água e, em alguns casos, também almoço ou jantar para os colaboradores. Muito trabalho, não é mesmo?

Mas se você investir em uma TV Corporativa, pode reduzir bastante o trabalho – e os gastos – com esses treinamentos, sem perder em qualidade e eficácia. Como? Bem simples: Com um canal para centralizar seus conteúdos e essa facilidade de distribuição para diferentes dispositivos, você disponibiliza os treinamentos de forma online, para todos ou para equipes específicas, e então cada colaborador pode assistir onde quer que esteja e na hora que achar mais conveniente, com as possibilidades de ver partes específicas novamente, ver um pedaço de cada vez e etc.

Bem melhor, não é!? Mais um ponto facilitado pela TV Corporativa

Colaboradores mais bem preparados

Colaboradores que estão a par da realidade, das necessidades e dos problemas e pontos fortes de sua empresa, estarão mais bem preparados não só para lidar com eventuais problemas, como também para aproveitar oportunidades e trazer melhorias para o seu empreendimento.

Além do mais, funcionários bem treinados, que conheçam bem a empresa e seus processos no geral, estarão mais preparados para executar qualquer tipo de processo e também suas tarefas de forma mais rápida e eficiente, trazendo ganhos de produtividade que poderão se converter em ganhos financeiros também.

Portanto, este terceiro benefício é quase uma consequência dos dois primeiros e uma forte prova do quanto uma boa comunicação empresarial é importante e decisiva para seu sucesso e do quanto uma TV corporativa pode te ajudar.

Comunicação rápida, clara e descomplicada

Por vezes, apenas textos e imagens não são suficientes para suprir a demanda de uma empresa por comunicação interna. Alguns assuntos são complexos, urgentes ou delicados demais para serem abordados assim e é preciso utilizar uma forma mais pessoal e clara de comunicação, como através dos vídeos online.

Com a TV corporativa você transmite mensagens de maneira muito mais próxima de seus colaboradores e ainda faz com que elas sejam muito mais pessoais, diferente do que acontece com mensagens escritas, que parecem sempre distantes e frias.

Além do mais, com vídeos online você consegue gravar seus comunicados em qualquer ocasião, seja enquanto espera por um voo ou se desloca de táxi, e enviar para todos os colaboradores de forma rápida e sem perder na eficácia da mensagem.

Possibilidade de segmentação do conteúdo

A comunicação empresarial direcionada é capaz de fazer maravilhas por uma empresa. Somente enviando a mensagem certa para o destinatário certo a organização consegue alinhar diferentes públicos para que todos trabalhem em função dos mesmos objetivos do negócio.

Com uma TV Corporativa, você ganha infinitas possibilidades de segmentação do conteúdo e consegue trabalhar pontos diferentes em cada equipe, com um esforço mínimo e gerando resultados incríveis.

Os textos, imagens, vídeos e animações produzidos podem ser exibidos exclusivamente para uma equipe ou para toda a empresa e todo conteúdo também pode ser distribuído em função de outros fatores como localização dentro da empresa e suas diferentes unidades.

Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para cada perfil de público e faz com que cada colaborador receba conteúdo direcionado, relevante e de qualidade.

PLANEJANDO E IMPLANTANDO SUA TV CORPORATIVA

Mais do que apenas um novo investimento financeiro, uma TV Corporativa representa uma mudança em termos de cultura comunicacional e relacionamentos na sua empresa. Portanto, mais do que dinheiro, para sair do papel e ser um sucesso, esse projeto precisa de um planejamento minucioso e envolvimento principalmente das equipes de RH e Comunicação.

A implantação de uma TV Corporativa deve ser feita de forma estratégica, sempre aliada aos objetivos e necessidades comunicacionais da instituição.

Para que o projeto seja um sucesso, algumas dicas são valiosas e devem ser levadas em conta. Confira:

Capriche no diagnóstico

O primeiro passo do planejamento é a realização de um diagnóstico completo para compreender as necessidades de comunicação da empresa com o novo veículo. Nesse estudo é preciso levar em conta os públicos que serão atendidos pela TV corporativa, assim como sua satisfação com a comunicação interna e seus canais atuais.

Além disso, também vale verificar em que unidades da empresa o conteúdo será exibido e os níveis de segmentação necessários para atendimento a cada perfil de público.

Outros fatores a serem considerados nesse momento são as plataformas que os colaboradores poderão utilizar para ter acesso ao conteúdo (como TV, dispositivos mobile ou desktop) e as possíveis integrações internas e externas que irão ocorrer com o sistema (como sites de notícias externos, intranet, previsão do tempo, trânsito, indicadores financeiros, indicadores de desempenho, entre outros).

De forma geral, seu estudo deve responder as seguintes questões:

- Ter um canal para centralizar meu conteúdo é uma necessidade da empresa em termos comunicacionais e educacionais?

- As formas de comunicação que são adotadas atualmente estão insuficientes ou deixam a desejar em eficiência, praticidade e simplicidade?

- Cortar gastos com treinamento e desenvolvimento é um objetivo em curto prazo?

- Quais os tipos de colaboradores que eu quero impactar com a TV corporativa?

- De quantos televisores eu irei precisar e em quais lugares eles serão instalados, pensando de forma estratégica?

- O acesso a esses conteúdos poderá ser feito de outros dispositivos como tablets e smartphones?

- Qual tipo de conteúdo será prioritariamente trabalhado na programação da TV?

Respondendo-as, você já terá um panorama geral do cenário da sua empresa e uma ideia superficial de como a TV Corporativa vai ajudar.

Desenhe processos para sua TV Corporativa

Feito isso, o segundo passo é começar a entender como sua TV vai funcionar em termos de conteúdo, distribuição e, principalmente, gerenciamento.

Você já deve ter ouvido falar que receita que muita gente põe a mão, sempre desanda, e a regra é a mesma para a implantação da sua TV. Se você não tiver uma equipe adequada e alinhada para cuidar desse canal, sua TV corporativa pode acabar virando “terra de ninguém”, em que todos querem mandar um pouco, e acabar sendo um desastre total.

Portanto, o primeiro passo é escolher uma equipe responsável pela TV que, irá elaborar o projeto editorial da TV, determinando sua linguagem, tipo de abordagem, frequência de atualização do conteúdo, avaliar as informações que serão publicadas, assim como suas categorias e destaque na programação, e também realizar o contato com o resto da empresa, para colher feedbacks e sugestões de notícias e pautas relacionadas a equipes específicas.

Nessa etapa também é preciso começar a pensar na exibição desses conteúdos e em cada formato de publicação. Quando serão utilizados textos, imagens ou vídeos? Qual será a “cara da TV corporativa”?

Agora é hora de planejar essas questões, já pensando em sua execução, e também de estabelecer um layout, vinhetas, descansos de tela e todos os outros elementos que, apesar de parecerem secundários, são super importantes e farão parte da TV.

Avalie o modelo ideal de produção para sua TV CorporativaCom a programação planejada, é hora de partir para a produção dos conteúdos que irão integrar sua TV Corporativa.

Nesse ponto, é preciso levar em conta o tipo de conteúdo que você definiu e medir se sua empresa tem condições de produzí-lo internamente ou se irá precisar da ajuda de uma instituição parceira especializada.

Se sua empresa não tem grandes experiências com produção de conteúdo, seja em vídeo, em imagens ou em textos, e não tem condições de criar uma equipe especializada nisso, o ideal é que realmente se terceirize essa produção, afim de evitar prejuízos e materiais de baixa qualidade.

Porém, principalmente se tratando de conteúdos em vídeo, a produção desses materiais não é nada complicada e pode ser feita de maneira profissional utilizando-se equipamentos simples e acessíveis como um smartphone. Se você tiver tempo, disponibilidade e vontade de aprender, é altamente recomendável que estude um pouco sobre o assunto e faça você mesmo seus próprios conteúdos.

Por fim, com o material pronto, é preciso escolher a melhor plataforma para hospedar o seu conteúdo, levando em conta critérios como a segurança do conteúdo (protegendo-o contra acessos e downloads indevidos) e a disponibilidade dos vídeos em função do volume de acessos.

Defina indicadores

Outra dica fundamental na hora do planejamento é definir que indicadores serão utilizados para monitorar o desempenho da TV Corporativa junto ao público interno.

Quando ela está integrada à web, é possível monitorar indicadores como o número de visualizações e a retenção nas páginas. Em algumas plataformas, a empresa também pode conferir o nível de engajamento do público com base em número de curtidas, compartilhamentos e comentários nas áreas específicas para isso.

Caso a TV seja exibida somente em displays, ainda é possível realizar pesquisas tradicionais de forma periódica (uma vez a cada seis meses ou um ano, por exemplo) para monitorar o nível de satisfação dos funcionários com o veículo com base em critérios específicos — como a qualidade do conteúdo, a frequência de atualização, os formatos utilizados, entre outros.

Após levantar indicadores como esses, sua empresa poderá comparar o resultado de cada um deles com os de outros veículos de comunicação. Isso ajuda a calcular o retorno sobre o investimento na nova tecnologia e a traçar estratégias mais integradas de comunicação que levem em conta as especificidades de cada veículo.

Pratique a melhoria contínua em sua TV Corporativa

Após fazer tudo isso e observar o desempenho da TV corporativa no dia a dia do negócio, sua empresa já conta com diversas informações para embasar a tomada de decisão no futuro.

Com isso, após cada ciclo de mensuração dos indicadores, sua empresa deve promover a melhoria contínua por meio do desenvolvimento de planos de ação que listem as iniciativas voltadas para aprimorar a oferta de conteúdo para o público interno.

DICAS DE USO PARA SUA TV CORPORATIVA

Como explicamos no artigo, planejar o conteúdo que será trabalhado em sua TV é um dos passos mais importantes para que ela seja bem sucedida. Porém, quem ainda não tem muita afinidade com este meio e suas aplicações, pode ficar travado nessa parte, sem saber o que abordar com sua TV.

Por isso, nós iremos lhe dar algumas dicas de como você pode usar sua TV Corporativa em termos práticos, e, dessa forma, potencializar sua comunicação empresarial.

Ofereça treinamentos

A possibilidade de oferecer treinamentos é uma das partes mais vantajosas de se ter uma TV Corporativa em sua empresa. Usando os vídeos online, você mantém seus funcionários sempre capacitados, em sintonia com o que há de mais novo no mercado e na área de atuação de sua empresa, e ainda mostra que se preocupa com cada colaborador e com sua qualificação.

Além do mais, oferecendo treinamentos online, você ainda oferece mais flexibilidade para que seu funcionário estude no horário que achar mais adequado e sem prejudicar sua rotina na empresa.

Oferecer um treinamento através da sua TV Corporativa não é nada complicado. Basta escolher um tema, achar o palestrante ideal, que pode ser até mesmo um especialista da sua empresa, planejar o conteúdo, e fazer o vídeo, que pode ser transmitido ao vivo em um horário pré-estabelecido, ou gravado para ser disponibilizado para que os funcionários assistam quando acharem mais conveniente.

A frequência desses treinamentos pode variar de acordo com as necessidades da empresa como um todo ou de cada equipe e eles podem ser inseridos na programação da forma como você achar melhor.

Envie comunicados e incentivos

Responsável por pontos importantes como a motivação dos funcionários, comunicação de informações relevantes sobre o cotidiano da empresa e transmissão de feedbacks, o setor de Recursos Humanos precisa estar sempre conectado com os funcionários e a TV Corporativa pode facilitar bastante esse processo.

Através desse canal e dos vídeos online, o RH pode transmitir mensagens a toda a empresa ou equipes específicas de forma muito mais dinâmica e, através dos dados de consumo dos vídeos, garantir que os funcionários estão engajados com o conteúdo e fazendo bom uso dele.

Além do mais, a TV Corporativa pode dinamizar a transmissão de informações relevantes, como comunicados internos, anúncios de eventos, feriados, reforço de regras e também parabenizações ou mudanças na empresa.

Os conteúdos podem ser exibidos diária ou semanalmente, de acordo com as necessidades do setor e da empresa.

Crie um espaço para a “Palavra do Presidente” em sua TV corporativa

Uma das formas mais efetivas de fazer os funcionários se sentirem como parte fundamental da empresa, além de conseguir que eles sintam orgulho do local onde trabalham, é mostrar que eles são reconhecidos pela autoridade máxima dentro da organização.

Investir em conteúdos no formato “Palavra do Presidente” em sua TV Corporativa, pode ser uma ótima forma de motivar seus colaboradores e mantê-los atualizados sobre seus resultados e consequências de seu trabalho para a empresa.

Seja para oferecer uma palestra, mostrar resultados, parabenizar um time específico por seus esforços ou trabalhar a imagem da marca, a figura do Presidente, ou qualquer outra semelhante na empresa, é extremamente cativante e apenas sua aparição já demonstra uma enorme consideração e respeito por todos os colaboradores, uma vez que ele separou uma parte do seu tempo para aparecer no vídeo, planejar o conteúdo, e isso mostra o quanto ele considera esse contato importante.

Como o Presidente normalmente possui uma disponibilidade menor para gravar os vídeos, considere inserir esse conteúdo de forma mensal ou quinzenal em sua programação. Lembre-se de garantir também que o que ele está falando é relevante para todos os funcionários e não apenas mais um conteúdo aleatório, pois, caso contrário, os funcionários podem passar a ignorar suas mensagens e sua figura vai perder credibilidade.

Dê informações relevantes

Manter seus funcionários cientes do que acontece na empresa é um ponto importantíssimo e que pode, inclusive te salvar de crises e outras situações complicadas. Sendo assim, que tal usar a TV Corporativa para repassar informações relevantes sobre a atual situação da empresa e poder contar com o apoio e dedicação de seus funcionários?

Um bom repasse de informações pode ajudar os líderes de equipe, e também cada funcionário individualmente, a potencializar o que vem dando certo e corrigir aquilo que está errado, e possibilita que todos busquem soluções a possíveis problemas da organização.

Além do mais, uma comunicação clara e de mão dupla, evita que hajam especulações sobre a atual situação da empresa e que os funcionários se sintam traídos e desconfiados.

Busque pessoas estratégicas de cada time, estabeleça uma frequência de repasses, peça para que eles divulguem informações relevantes, sejam elas positivas ou negativas, grave os vídeos e garanta que os funcionários estejam acessando esse conteúdo e tendo liberdade para dar respostas a ele também.
Invista em conteúdos externos para sua TV corporativa

“Uma TV Corporativa dá trabalho demais! Nem produzindo todos esses tipos de material, eu terei conteúdo suficiente para nutrir esse canal.”. Neste momento, muita gente deve estar tendo exatamente este pensamento. Porém, aí é que está um dos principais pontos: Você não precisa produzir todo o conteúdo!

Uma TV, mais do que transmitir informações internas, é um valioso canal para que os funcionários tenham acesso a conteúdo externo selecionado, relevante e de qualidade, sem perder horas procurando por eles na imensidão da internet.

Portanto, lembre-se de incluir em sua programação conteúdos de fontes externas, como de portais de notícias relacionados a sua área de atuação, entrevistas e palestras com profissionais renomados e até informações mais leves, como a previsão do tempo e a cotação das moedas no mundo, por exemplo.

Isso, mais do que ajudar a preencher sua TV corporativa com conteúdo relevante, vai fazer com que seus funcionários aprendam e se mantenham informados de forma prática e rápida.

PORQUE UTILIZAR TECNOLOGIA PROFISSIONAL EM SUA TV CORPORATIVA

Uma das partes mais importantes na hora de montar sua TV corporativa, é escolher onde seu conteúdo em vídeo será hospedado e garantir que ele seja exibido de forma adequada para todos os funcionários.

Para esse tipo de empreendimento, não é adequado que o conteúdo seja armazenado em plataformas populares, como o YouTube ou similares e nem em seu próprio site, ou área privada. Nós temos alguns pontos que vão te ajudar a entender o porquê.

Segurança

Na maioria das vezes, o conteúdo divulgado em sua TV corporativa irá conter informações estratégicas da empresa e dados que devem ser acessados somente pelos colaboradores, sob o risco de gerar prejuízos diversos para a empresa. Portanto, disponibilizar esse material em qualquer ambiente, sem a devida proteção e garantia de sua segurança, pode ser extremamente arriscado.

No YouTube e outras plataformas similares, por exemplo, é bastante fácil ter acesso a qualquer material e, inclusive fazer downloads e divulgá-lo de forma indevida.

Utilizando uma solução profissional, você garante diversos níveis de proteção para seu conteúdo e evita o vazamento de informações importantes do seu negócio.

Distribuição

Como você deve se lembrar, um dos diferenciais da TV Corporativa hoje, é a possibilidade de que os colaboradores acessem seu conteúdo por seus tablets e smartphones, de onde quer que eles estejam, e não fiquem mais presos somente ao que é exibido nos televisores fixos.

Portanto, outra coisa que você deve garantir, é que seus vídeos e todo o conteúdo seja exibido com perfeição em qualquer tela, sem sofrer com os problemas de travamento, buffering e tela preta, que tiram qualquer pessoa do sério e ainda interferem em seu engajamento e interesse pelo conteúdo.

Mais uma vez, com suas diversas funcionalidades e recursos, uma plataforma profissional será a melhor opção para que seu vídeo seja exibido perfeitamente, independente do número de acessos e da tela em que o material será exibido.

Mensuração de resultados da sua TV corporativa

Saber como os funcionários estão consumindo seu conteúdo é um fator fundamental na hora de encontrar novos materiais para sua TV e de otimizar o que está sendo exibido neste canal.

Com uma plataforma profissional, você consegue ter dados detalhados sobre o consumo de cada vídeo e responder a perguntas estratégicas como:

- Quais os assuntos mais populares em meu canal?

- Qual a audiência prioritária de cada vídeo?

- Quais são os colaboradores mais engajados?

- Qual o tempo médio de visualização de cada vídeo?

- Com essas respostas, vai ficar muito mais fácil definir os próximos conteúdos e entender, por exemplo, quais os interesses da sua audiência e quanto tempo as pessoas estão dispostas a gastar vendo seus vídeos.

Uma TV Corporativa, mais do que um canal de informações para seus colaboradores, é um importante meio de fortalecer sua comunicação empresarial e também a cultura interna de sua empresa.

Colaboradores que entendem o que se passa na empresa e conseguem entendê-la de forma geral, em todos os processos e setores, estarão muito mais preparados para lidar com situações mais complicadas no dia-a-dia e poderão tomar decisões de forma mais rápida e assertiva.

Além do mais, com mais conhecimento sobre sua própria área de atuação, cada pessoa poderá executar suas tarefas de forma muito mais rápida, fácil e ainda encontrar formas de melhorar cada vez mais seu trabalho, gerando ganhos de produtividade e inovação para a empresa.


Com uma TV Corporativa, sua comunicação interna será elevada a outro patamar e as mudanças positivas que ela traz, serão sentidas em todos os outros processos.

FONTE: CorpTV