segunda-feira, 14 de março de 2016

Dicas de conteúdo para trabalhar na sua TV Corporativa


Seja em momentos de prosperidade, ou para conseguir passar mais tranquilamente por crises e outros momentos mais críticos, a comunicação com os funcionários é essencial e traz diversos benefícios, como diminuir a rotatividade de colaboradores, criar uma cultura forte dentro da empresa, facilitar o fluxo de informações importantes e muitos outros.

Hoje, graças às diversas tecnologias disponíveis no mercado, existem muitas possibilidades para que a empresa, representada pelo Presidente, Marketing, ou RH, estabeleça uma comunicação efetiva com seus funcionários. Ninguém precisa mais ficar preso aos meios tradicionais como jornais de papel ou newletters e é possível usar estratégias muito mais efetivas e com custos muito menores.

Os vídeos online, por exemplo, são uma tendência nesse tipo de comunicação e seus benefícios, como ampliação de engajamento, redução de custos e facilidade já foram comprovados. Segundo experts da área, em 2015 os vídeos online já correspondem a 57% do tráfego de internet das pessoas, sendo o equivalente a quase 4x o tráfego de buscas e email juntos. Em 2017, esse número tende a aumentar para 67%.

Além do mais, vídeos aumentam a sensação de proximidade dos espectadores com o transmissor da mensagem e, ao contrário do que muitos pensam, são extremamente fáceis de produzir e distribuir, principalmente se você usa uma plataforma profissional de vídeos, que te dará dados detalhados sobre sua audiência e ainda garantirá a segurança de seus conteúdos.

Sendo assim, uma TV Corporativa pode ser o mais indicado para sua empresa e a opção ideal para centralizar seu conteúdo, colher feedbacks dos funcionários, oferecer treinamentos, distribuir informações e manter seus funcionários e colaboradores engajados com sua empresa.

Já pensou em adotar essa estratégia em sua corporação, mas fica em dúvida sobre o tipo de conteúdo que poderia abordar e como a produção dele seria feita? Então a gente tem algumas dicas de conteúdo para trabalhar na sua TV Corporativa. É só continuar lendo!

A possibilidade de oferecer treinamentos é uma das partes mais vantajosas de se ter uma TV Corporativa em sua empresa. Usando os vídeos online, você mantém seus funcionários sempre capacitados, em sintonia com o que há de mais inovador no mercado e na área de atuação de sua empresa, e ainda mostra que se preocupa com cada colaborador e com sua qualificação.

Além do mais, oferecendo treinamentos online, você ainda consegue reduzir seus custos com deslocamento, hospedagem, espaços físicos e materiais, e também oferece mais flexibilidade para que seu funcionário estude no horário que achar mais adequado e sem prejudicar sua rotina na empresa.

Oferecer um treinamento através da sua TV Corporativa não é nada complicado. Basta escolher um tema, achar o palestrante ideal, que pode ser até mesmo um especialista da sua empresa, planejar o conteúdo, e fazer o vídeo, que pode ser transmitido ao vivo em um horário pré-estabelecido, ou gravado para ser disponibilizado para que os funcionários assistam quando acharem mais conveniente.

> Comunicados e Incentivos

Um setor que também pode tirar grandes vantagens do uso de uma TV Corporativa, é o RH da empresa.

Responsável por pontos importantes como a motivação dos funcionários, comunicação de informações relevantes sobre o cotidiano da empresa e transmissão de feedbacks, o setor de Recursos Humanos precisa estar sempre conectado com os funcionários e a TV Corporativa pode facilitar bastante esse processo.

Através desse canal e dos vídeos online, o RH pode executar suas tarefas de forma muito mais dinâmica e, através dos dados de consumo dos vídeos, garantir que os funcionários estão engajados com o conteúdo e fazendo bom uso dele.

Além do mais, a TV Corporativa pode dinamizar a transmissão de informações relevantes, como comunicados internos, anúncios de eventos, feriados, reforço de regras e também parabenizações ou mudanças na empresa.

Basta fazer um planejamento de conteúdo semanal ou mensal, de acordo com as necessidades do setor, produzir os vídeos e perceber como a empresa pode ficar muito mais unida, motivada e forte culturalmente.

> Palavra do Presidente

Uma das formas mais efetivas de fazer os funcionários se sentirem como parte fundamental da empresa, além de conseguir que eles sintam orgulho do local onde trabalham, é mostrar que eles são reconhecidos pela autoridade máxima dentro da organização.

Investir em conteúdos no formato “Palavra do Presidente” em sua TV Corporativa, pode ser uma ótima forma de motivar seus colaboradores e mantê-los atualizados sobre seus resultados e consequências de seu trabalho para a empresa.

Seja para oferecer uma palestra, mostrar resultados, parabenizar um time específico por seus esforços ou trabalhar a imagem da marca, a figura do Presidente, ou qualquer outra semelhante na empresa, é extremamente cativante e apenas sua aparição já demonstra uma enorme consideração e respeito por todos os colaboradores, uma vez que ele separou uma parte do seu tempo para aparecer no vídeo, planejar o conteúdo, e isso mostra o quanto ele considera esse contato importante.

Considere a disponibilidade de seu Presidente, as necessidades e o momento da sua empresa, planeje o conteúdo ou os treinamentos que ele pode oferecer, grave os vídeos e pronto! É simples e eficaz!

> Informações

Manter seus funcionários cientes do que acontece na empresa é um ponto importantíssimo e que pode, inclusive te salvar de crises e outras situações complicadas, como já mostramos aqui no blog. Sendo assim, que tal usar a TV Corporativa para repassar informações relevantes sobre a atual situação da empresa e poder contar com o apoio e dedicação de seus funcionários?

Um bom repasse de informações pode ajudar os líderes de equipe, e também cada funcionário individualmente, a potencializar o que vem dando certo e corrigir aquilo que está errado, e possibilita que todos busquem soluções a possíveis problemas da organização.

Além do mais, uma comunicação clara e de mão dupla, evita que hajam especulações sobre a atual situação da empresa e que os funcionários se sintam traídos e desconfiados.

Busque pessoas estratégicas de cada time, estabeleça uma frequência de repasses, peça para que eles divulguem informações relevantes, sejam elas positivas ou negativas, grave os vídeos e garanta que os funcionários estejam acessando esse conteúdo e tendo liberdade para dar respostas a ele também.


Essas são apenas algumas possibilidades de temas e questões que você pode trabalhar com vídeos online e uma TV Corporativa. Dependendo das necessidades e da realidade da sua empresa, muito mais pode ser explorado e os benefícios podem ser inestimáveis.

FONTE: CorpTV