terça-feira, 7 de maio de 2013

Computador é central na vida de mães brasileiras, diz pesquisa



A Intel no Brasil realizou uma pesquisa sobre o papel do computador e outros itens de computação na vida da mulher brasileira em diversos estágios de sua vida. O estudo qualitativo foi realizado em São Paulo e Recife.

Foram acompanhadas famílias em quatro momentos da vida: sem filhos, com filhos pequenos, com filhos adolescentes e com filhos adultos. Os dados demonstraram que as mães consideram o computador um item fundamental em todas as etapas do desenvolvimento familiar, funcionando tanto como ferramenta de suporte à renda familiar, quanto como elo de comunicação entre a família.

“A família brasileira já está plenamente inserida na vida digital. Mesmo nas casas onde ainda não temos um computador, o acesso à internet em LAN Houses, telecentros, empregos ou casas de amigos e familiares já transformou o computador em uma ferramenta indispensável para auxiliar as mães durante a vida.” afirma Maô Guimarães, Gerente de Pesquisa da Intel. “Entretanto, o papel do computador muda radicalmente durante a vida dessa família, fazendo o papel de ferramenta de trabalho, de lazer, e principalmente de educação dos filhos.”

Segundo o estudo, o computador funciona como uma central de informação sobre a criação dos filhos; ferramenta para troca de experiências e conhecimento com outras mães; e como ferramenta de educação e socialização dos filhos pequenos.

Quando os filhos chegam à adolescência, tornam-se o foco da preocupação das mães, que acreditam que ter um computador disponível no lar dará maior controle sobre o que os filhos fazem na Internet. O computador também, hoje, funciona como uma ferramenta de lazer simples, de fácil acesso e barato, realizando hoje um papel que em décadas passadas cabia à TV.

Quando os filhos estão adultos, o computador torna-se uma das principais ferramentas de contatos entre a mãe e os filhos, em especial quando estes estão estudando/trabalhando em outra cidade.

O aparelho, neste estágio, ajuda a diminuir a sensação de solidão. É as mães retomam sonhos antigos e veem no computador uma ferramenta poderosa de realização pessoal. “Neste estágio, a mãe considera cumprida a sua missão de educar e preparar os filhos, e ela finalmente pode usar o seu computador em benefício próprio: buscando novos e velhos amigos nas redes sociais, descobrindo novos caminhos para a vida e sentindo-se muito mais conectada e informada sobre o mundo” complementa Maô.

As mães fazem a associação entre o computador, educação e emprego. As mulheres com filhos pequenos ou adolescentes entendem que o computador é uma ferramenta indispensável para a educação e preparação profissional dos filhos. A mulher sem filhos ou com filhos adultos vê o computador como item essencial para a sua própria educação e preparação profissional.

“Com a posse de um computador, muitas mães esperam ter maior acesso à educação, às oportunidades de trabalho, ao lazer e aos serviços e facilidades que a sociedade oferece. Muitas mulheres acreditam que a compra de um computador é como uma transição para um novo patamar de vida, agora mais inseridas e participativas socialmente”, finaliza Maô Guimarães.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário