terça-feira, 28 de maio de 2013

O que o departamento de TI pode aprender com a estagnação da Sony


Lembre-se, na década de 90, quando a Sony era simplesmente a marca que todas as empresas de tecnologia aspiravam ser? Em décadas, em um piscar de olhos, de repente, deixou de ser.

A Sony tornou-se inchada e lenta para reagir às mudanças no mercado. Pessoas abandonaram a marca Sony. Isso começou provavelmente há 10 anos, quando o iPod explodiu no mercado de música portátil, um prenúncio do que estava por vir - mas provavelmente a falta de competitividade foi construída muito antes disso.

Você quer saber o quanto a Sony caiu? Gritantes 100 bilhões de dólares em valor de mercado desde 2000.

Mas o que você CIO tem a ver com isso? A estagnação segue um padrão semelhante, independe de estarmos falando de um conglomerado de eletrônicos japonês ou o departamento de TI.

Aqui estão alguns sinais do destino da Sony que você pode estar enfrentando. Você reconhece o seu departamento em algum deles?

1 - Não reconhecer os agentes de mudança
Os sinais estavam todos lá para a Sony. É fácil esquecer-se agora que a Sony foi a pioneira do mercado de música portátil, com o Walkman. Ele estava em uma posição privilegiada para controlar o mercado de players de MP3, mas não abraçou a mudança do meio físico para os bits - continuou empurrando o MiniDisc por causa de seu sucesso com o CD de áudio. Como resultado, foi deixada de lado.

Os mesmos tipos de mudanças estão varrendo agora o departamento de TI, quando olhamos para o impacto da nuvem, da mobilidade, das tecnologias sociais, e da consumerização e como essas tendências estão mudando a forma como a TI opera. Se você deixar de reconhecer as mudanças acontecendo ao seu redor e de entender o impacto que essas mudanças estão provocando no seu departamento e em todo o negócio, você também está correndo o risco de ser posto de lado.

2 - Proteger o território existente em vez de olhar para o futuro
A Sony é mais do que uma empresa de eletrônicos - é também proprietária da Sony Pictures e da Sony Music. Quando o entretenimento se mudou para o mundo online e o iPod começou a se desenvolver como um portátil de música e vídeo, a Sony estava mais interessada no desenvolvimento de seus antigos mercados - CDs e DVDs - de nutrir os que estavam chegando. Em vez de lançar com uma grande loja online de fácil utilização, continuou investir em tentativas tímidas como o PressPlay (com preços elevados e restrições de uso draconianas) e o Connect (que usava o formato de arquivo ATRAC, usado apenas por dispositivos Sony, em vez de forma mais ampla de padrões aceitos como o MP3).

Ao prestar muita atenção para proteger seu antigo território, a Sony deixou a Apple dominar as vendas de conteúdo digital com o iTunes, e selou seu destino.

Quando você olhar em torno de seu departamento, você tem que saber se você está fazendo a mesma coisa. Você está explorando novos caminhos que irão ajudar sua empresa a manter-se competitiva em um mundo digital em rápida mudança ou você está protegendo a TI como a Sony fez com o CD? Você precisa saber para onde o mundo está se movendo e não pode estar confortável com o status quo.

3 - Se pautar pelo seguro
Lembre-se de quando o PlayStation reinava e o Xbox era uma piada? Mas a Microsoft o fez conectado (cada caixa tinha Ethernet) e construiu uma rede dedicada (Xbox Live), que a Sony levou anos para aproximar-se. Em seguida, a Microsoft lançou o Xbox 360 um ano antes do PS3. E a Sony não conseguiu experiência com interfaces gestuais, como Nintendo com o seu inovador Wii, e a Microsoft com o Kinect.

A Sony pautou-se pelo seguro, pensando que estava protegendo o mercado existente, quando na verdade foi se esvaindo.

A última coisa que você quer que seu departamento de TI venha a ser é uma piada, por ter esperado muito tempo para promover mudanças. A coisa mais fácil do mundo é jogar pelo seguro, mas provavelmente não é a melhor estratégia para o seu desenvolvimento profissional ou a receita da sua organização. Você tem promover a adoção das novas tecnologias que vão impulsionar sua empresa para a frente.

4 - Na defensiva
Toda empresa perde competitividade quando tenta minar o agente de mudança e ele explode positivamente, como aconteceu com a Sony há alguns anos atrás. Não seja um obstáculo para as mudanças que a empresa precisa fazer para ter sucesso.


Esteja disposto a interromper suas rotinas de trabalho e os seus sistemas e seus negócios antes de acabar como Sony - a empresa estagnou ao perder valor, com um gestor de fundos de hedge tentando tirar o que sobrou dele e quebrá-lo em pedaços. No caso do seu grupo de TI, isso poderia significar downsizing, outsourcing, mesmo eliminação. Mas isso não tem que ser dessa maneira - se você se levantar agora e agir.

FONTE: CorpTV

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