segunda-feira, 3 de junho de 2013

Quer vender mais? Tenha um plano de comunicação integrada

Em seu livro "Abaixo os Silos", o estrategista David Aaker defende que os silos fomentam a ineficiência, inibem a sinergia e criam o que ele chama de "brand confusion", pois estimulam a disseminação de mensagens inconsistentes no mercado.

No mundo de hoje, onde a comunicação evolui em ritmo frenético, transcender a barreira dos silos e se mover na direção de integrar os departamentos de marketing, relações públicas e digital são práticas essenciais para garantir a longevidade de uma empresa, produto ou serviço no mercado. Num ambiente cada vez mais competitivo, uma marca não pode cometer o deslize de confundir o consumidor. Todas as funções de uma empresa devem convergir para uma única mensagem de marca, o que requer uma estratégia bem pensada e um processo de gestão integrado entre as áreas. E mais: uma história bem contada – o storytelling.

Os consumidores da era digital (e demais stakeholders) tem múltiplas interações com as marcas, em ambientes físicos e virtuais, através de mídias digitais e tradicionais. Não importa se os pontos de contato são inúmeros; na cabeça do consumidor o ecossistema de interação com uma marca é integrado. Integrado a tal ponto que muitos já não sabem discernir se a informação ou o estímulo que resultou na preferência ou na compra de uma determinada marca foi influenciado por uma mídia paga, compartilhada ou espontânea. Aliás, por ser cada vez mais difusa a linha que separa as mídias, agências de PR como Edelman e MSL anunciaram a oferta de compra de mídia para seus clientes.

Neste cenário, cresce a importância das agências de PR e de comunicação, mas crescem também a pressão por melhores resultados e a necessidade de se desenvolver mais conteúdo para mais canais em vários formatos. Conteúdo criativo deixou de ser uma função exclusiva das agências de publicidade. Para não permanecer à margem da indústria da comunicação, as agências de PR devem produzir e entregar conteúdo criativo, diversificado e de qualidade, e planejar a comunicação de seus clientes com a meta de ajudar as empresas a atingirem seus objetivos de negócio.

Quem conseguir se relacionar e integrar a comunicação através dos silos conseguirá por em prática estratégias mais eficazes para engajar e encantar o cliente (e demais stakekholders) e será recompensado com melhores resultados.


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FONTE: CorpTV

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