quarta-feira, 5 de março de 2014

Carreira de TI em outras áreas do conhecimento

Autor: Bruno de Almeida - Profissionais TI

Sabemos que a TI participa do nosso cotidiano em basicamente tudo:
- Quando vamos ao supermercado as nossas compras são registradas em um sistema comercial.

- Quando vamos ao médico parte dos aparelhos utilizados para exames possuem software de controle.

- Os produtos que consumimos foram produzidos em uma indústria que possui diversos sistemas de controle de produção, ERP, softwares auxiliares, coletores de dados de chão de fábrica, etc.

- E porque não falar da internet? Que bombardeia o nosso dia-a-dia com notícias, promoções, buscas, entre inúmeras outras possibilidades que nos tornam globalizados.

Baseado nesse vínculo “TI x Computador” muitas vezes não nos atentamos para o fato de que podemos trabalhar com TI em outras áreas de conhecimento. Muitas pessoas desistem de trabalhar com TI por não enxergarem a amplitude que a área de atuação proporciona.

Como profissionais de TI temos a liberdade de relacionar áreas de interesse aparentemente distintas. Podemos, por exemplo, gostar de TI e meio ambiente, onde é possível atuar na área de TI Verde alinhando necessidades das empresas com o mínimo impacto no meio ambiente.

Outros exemplos:
- Gestão de projetos – Projetos de Software

- Contabilidade – Analista de Negócios ERP

- Logística – Sistemas de gerenciamento de transporte (TMS)

- Direito – Legislação de Software

- Esportes – Softwares de Simulação de Estratégias de Competição

- Comunicação – Tecnologias em transmissão de dados

- Outros

Quando escolhemos o caminho mais generalista estamos ampliando nosso potencial mercado de trabalho. Embora profissionais especialistas sejam essenciais, por vezes são limitadas as oportunidades para esses profissionais, logo, quando optamos por uma área mais abrangente nos tornamos profissionais multidisciplinares, ou seja, profissionais diferenciados no mercado de trabalho.

O mercado está cada vez mais globalizado e demandando profissionais capazes de se conectar com o mundo, se comunicar, interagir e nada melhor do que um profissional que seja técnico (TI) e saiba se conectar com o mundo globalizado. O mundo mudou nos últimos anos e continua em constante mudança, utilize essa nova dinâmica a seu favor e aproveite a internet para descobrir outros caminhos.


Busque informações sobre outras áreas de interesse e como elas se relacionam com TI, procure se identificar com o assunto, busque profissionais que trabalham utilizando TI como ferramenta. Escolha fazer o que você gosta e goste do que você faz para que você possa ter uma vida profissional próspera e realizadora.

FONTE: CorpTV