segunda-feira, 31 de março de 2014

Como organizar eventos para atrair e fidelizar clientes

Autora: Priscila Vieira

Um evento de relacionamento com clientes não se resume apenas à troca de cartões e apertos de mãos. Essa é uma oportunidade única para conhecer o seu público: seja ele um potencial consumidor, ou alguém que já é seu cliente.

Pensando em esclarecer alguns pontos importantes para que você saiba planejar e aproveitar com eficiência essa oportunidade, hoje vou falar sobre como organizar um evento focado em atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Veja a seguir algumas importantes dicas:

1. Conheça seu público
Saber qual será o perfil do público a ser recebido é essencial para o sucesso do evento. Afinal, é a partir de informações sobre o público que poderão ser planejados desde detalhes de ambientação do local até atividades propostas.

Por exemplo: se sua empresa é desenvolvedora de software e está promovendo um curso sobre novas tecnologias, é interessante que, ao invés de apostilas impressas, você forneça um pen-drive ou um CD-room com as informações do curso. Isso mostra alinhamento aos hábitos do público.

2. Prepare sua equipe
Eles serão a ponte entre seu público e a empresa. Prepare os profissionais para atender os clientes com segurança. Se sua marca está promovendo uma convenção de vendas, por exemplo, e na programação está inclusa uma palestra, é fundamental que todos os envolvidos da empresa tenham pleno conhecimento sobre o assunto a ser abordado.

O público precisa entender que a empresa se preocupou em preparar um evento interessante para ele. Se os profissionais que planejaram o evento não sabem do que se trata a palestra, isso reflete desinteresse da equipe organizadora, o que desanima quem já é seu cliente ou ainda aquele que poderia vir a ser consumidor de sua marca.

Não perca uma oportunidade por falta de preparo e comunicação interna. Alinhar as informações-chave do evento com todos os envolvidos mostra preparo e organização. Pontos positivos que encantam o público.

3. Foque no objetivo
Atrair e fidelizar, apesar de serem objetivos diferentes, convergem em um sentido: você precisa conquistar o público – seja para que os participantes tenham vontade de ser seus clientes ou para fazer com que aqueles que já são consumidores de seus produtos e serviços tenham orgulho disso. Nesse sentido, compartilho duas importantes dicas para organizar eventos que encantem clientes:

Seja útil:
Mostre como sua empresa pode ajudar a vida das pessoas. Isso pode ser feito de maneira direta, com demonstrações de uso, por exemplo, ou ainda de forma indireta, abordando um tema relacionado. Se você tem uma agência de publicidade, por exemplo, e oferece um curso ou uma palestra que fala sobre as últimas tendências em comunicação na internet, sua marca está mostrando que entende do assunto e está apta a ajudar seus clientes.

Ouça seu cliente:
Faça do evento um canal de comunicação em que seu consumidor pode não só buscar informações, como também se expressar. Se for uma palestra ou um curso, por exemplo, planeje espaços para que a plateia se manifeste com dúvidas e opiniões. Além disso, lembre que o objetivo principal nesse momento não é “vender”, mas sim “encantar” o cliente. Crie oportunidades para que haja conversas e networking. Coffee-breaks e coquetéis são boas opções para isso. Nesses momentos de descontração você poderá captar um gesto ou uma fala espontânea que aponte as necessidades do cliente.

4. Cuidado com o mailing
Como já falamos, conhecer o perfil do público é essencial para poder planejar o evento. Quando você realiza esse tipo de evento de relacionamento com o cliente você pode optar por fazer um evento fechado, destinado a membros específicos, ou ainda realizar um evento aberto a quem tiver interesse. A escolha vai depender do seu objetivo principal e do posicionamento da empresa. Se for um público que pertence ao mercado de luxo, com certeza um evento fechado trará uma melhor impressão, já que remete à exclusividade.

Nesse caso, o foco maior será fidelizar os clientes. Já em um evento aberto, as possibilidades de novas pessoas conhecerem sua empresa é muito maior. Quando optar por eventos abertos é interessante que você faça a captação dos novos contatos e depois realize um filtro com os cliente potenciais. Esse pode ser o mailing base para um evento seguinte ou para outras ações de comunicação com o objetivo de aproximar ainda mais o possível consumidor de sua marca.

Por último, é claro que eventos presenciais são importantes para o networking da empresa, mas para outros diversos eventos a tecnologia pode ser um ponto favorável para a Comunicação Unificada e integração entre todos os setores da empresa e stakeholders. A mobilidade, o baixo custo e a praticidade está fazendo com que a maioria das organizações adote sistema de videoconferência e áudiocoferência incluindo na rotina de trabalho de seus colaboradores.

A CorpTV é uma empresa especializada na tecnologia Streaming (Transmissão de dados - vídeo/áudio) para a criação de soluções de comunicação corporativa e transmissão de eventos corporativos e comerciais (Videoconferência e Webcast). CLIQUE AQUI para conhecer os produtos/serviços da CorpTV e saber como a tecnologia pode impulsionar o seu negócio.

FONTE: CorpTV