terça-feira, 14 de outubro de 2014

Monitoramento de Redes Sociais – Princípios e ferramentas


No marketing digital moderno, o monitoramento de redes sociais desempenha uma função primordial em qualquer campanha.

Não se imagina uma ação de marketing nas mídias sociais sem que haja uma estratégia de monitoramento eficiente da mensagem e sua repercussão junto ao público presente nas mídias sociais.

É através do monitoramento das redes sociais que podemos identificar quais são os melhores caminhos para ser seguido por um produto ou serviço ou então, ter uma percepção exata do conceito da marca junto ao público-alvo.

O estabelecimento de uma estratégia de monitoramento de redes sociais, pode trazer uma série de benefícios para a empresa como, por exemplo, a compreensão do comportamento do público através da observação do que lhe agrada ou não, além é claro, do entendimento da percepção da marca junto ao público que faz uso dessas mídias.

O monitoramento das redes sociais não se aplica exclusivamente a marcas de produtos e serviços. No marketing político, por exemplo, o monitoramento das mídias sociais é essencial para sentir a tendência do eleitorado.

O marketing político nas redes sociais só faz sentido se houver monitoramento, pois é marketing de relacionamento puro. Em suma, seja qual for a “marca” envolvida, o monitoramento tem o papel de ferramenta de pesquisa com resultados quase que imediatos.

Outra função desse processo de monitoramento de mídias sociais é identificar tendências do mercado através do mapeamento dos assuntos que usuários com o perfil mais afinado com a marca ou produto estão comentando nas diversas redes sociais. Frequentemente, esse tipo de monitoramento nos trás insights para novas campanhas ou ações táticas, além de funcionarem como parâmetro para uma sintonia fina das campanhas em vigor.

As métricas do monitoramento de redes sociais
Em termos de métricas usadas no processo de monitoramento de redes sociais, não temos um conjunto fixo de indicadores, pois elas variam conforme os objetivos da campanha e até mesmo da mídia social utilizada. Em alguns casos o número de menções é uma métrica mais que suficiente para avaliar o desempenho da campanha. Em outros casos como, por exemplo, as campanhas de ampliação da base de público no Facebook, o número de Likes é uma métrica perfeita.

A definição das métricas é essencial para o processo de monitoramento de redes sociais uma vez que um erro nessa etapa, poderá comprometer toda a avaliação da campanha. Ter um padrão fixo para esse tipo de mensuração, na ânsia de obter um ROI que possa ser facilmente comparado com outras campanhas é um erro muito comum entre os iniciantes.

Ferramentas de monitoramento de redes sociais
O monitoramento de redes sociais exige ferramentas específicas para esse fim e felizmente, no Brasil temos diversas dessas ferramentas adaptadas à nossa realidade como o Scup e o LiveBuzz, por exemplo, uma ferramenta que já usamos a um bom tempo. Entretanto, o que vai definir a ferramenta a ser utilizada é na verdade, o tipo de campanha a ser monitorada.

As ferramentas de monitoramento de mídias sociais possuem características distintas que as diferenciam, portanto, antes de contratar uma, é interessante se informar sobre as funcionalidades existentes para saber se elas se encaixam com as necessidades de monitoramento.


Uma campanha de marketing nas redes sociais ou uma estratégia de relacionamento nessas mídias não estará completa sem um bom sistema de monitoramento de redes sociais.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário