terça-feira, 26 de maio de 2015

Confira as tendências tecnológicas em alta para 2015


Autora: Amanda Januzzi

O que há disponível no mercado de mais moderno em soluções interativas e digitais para promover um produto de forma surpreendente e criativa para o consumidor? No Brasil, estão em alta as telas touch e multitouch, totens fotográficos que enviam as fotos para redes sociais, realidade aumentada, mesa multitouch, pisos, telas interativas e cinema 3D. Essas são apenas algumas das tecnologias disponíveis para eventos e para pontos de venda.

Com certeza será cada vez mais necessário apostar em soluções tecnológicas, inovadoras e interativas para atrair mais clientes para pontos de venda e eventos. Hoje, chamar a atenção das pessoas para o seu produto e para a sua marca sem inovações é muito difícil. É o que explica Luiz Carlos Canassa Junior, da Agência Nova Interativa. “Dependendo da tecnologia apresentada, você desperta o interesse do visitante em saber mais sobre o que está sendo mostrado naquele momento, consequentemente você acaba agregando tecnologia à marca do cliente e chamando mais público”, conta.

Aplicações on-line e off-line para feiras, eventos, congressos e pontos de venda também estão fazendo sucesso no mercado. Luiz Carlos confirma, “Apostamos muito na Realidade Aumentada on-line ou off-line. Outra coisa que está super em evidência são os aplicativos para tablets e mobile”. Um exemplo em que os aplicativos deram certo foi no Prêmio Caio 2014. Segundo Sergio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo Editora, do Prêmio Caio e da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, a internet é uma grande aliada do setor de eventos e pontos de venda. “Os eventos são cada vez mais interativos, no Prêmio Caio, por exemplo, não somente toda programação e informação estão numa APP, como ela permite que seus usuários agendem as palestras que mais interessarem, de forma que sejam avisados através do celular quando as mesmas forem começar. Mas, além disso, através da hashtag #premiocaio, todos os participantes estarão se comunicando antes, durante e depois do evento”, contou.

No Fórum Eventos, um outro acontecimento do ano de 2014, os aplicativos também foram utilizados, dessa vez para ressaltar a interação entre os participantes do evento e também entre os palestrantes e os telespectadores. Ainda segundo Sergio, “No Fórum Eventos mais uma vez fizemos da interatividade um motor. Através de um aplicativo inédito no Brasil, os participantes do Fórum puderam fazer perguntas ao palestrante, que eram expostas na tela, permitindo que os demais participantes elejam as perguntas mais importantes. Além disso, na mesma tela, os comentários com a hashtag #forumeventos no Twitter e Facebook são expostos, permitindo a todos acompanharem o que se está escrevendo sobre o evento na rede”.

Em outros eventos que aconteceram no ano de 2014 algumas tendências se destacaram. Como, por exemplo, a utilização de jogos e atividades lúdicas como forma de entreter o público, fazê-lo participar ativamente do evento; a utilização da internet como ferramenta digital para facilitar e agilizar os processos de check in, inscrição, pós evento, entre muitos outros fatores; fazer transmissão ao vivo dos slides utilizados por palestrantes por meio de aplicativos ligados ao evento, ou pelo site oficial, assim, os participantes tinham a oportunidade de acompanhar em tempo real o conteúdo por meio de seus smartphones e tablets.

É importante dizer que não são apenas as tendências que devem ditar o sucesso do seu evento ou do seu ponto de venda. É necessário pensar em objetivos específicos para depois decidir seguir ou não as tendências. É o que Luiz Carlos alerta, “As melhores opções de inovações tecnológicas são aquelas que se encaixam de acordo com a necessidade do cliente naquele momento, que nem sempre são iguais as dos outros, e não simplesmente escolher a mais cara, a mais bonita sem que haja um planejamento e uma meta”.

Informações da Empresa: a CorpTV é uma empresa especializada na tecnologia Streaming (Transmissão de dados - vídeo/áudio) para a criação de soluções de comunicação corporativa à distância, transmissão de eventos corporativos e comerciais via internet ou intranet (Videoconferências Ponto-a-Ponto ou Multiponto, Webconferência, Webcast, etc) e criação de canais de TV e Rádio via internet (WEBTV e WEB Rádio).

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário