quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Big Data merece mais atenção
Talvez você já tenha ouvido dizer que o próximo grande projeto da TI será Big Data. Você deve ter concluído que esse tema não é uma tendência, mas uma necessidade para sua companhia e que requer uma avaliação cuidadosa. Não faço previsões sobre mudanças de paradigma, mas diria que se você é um gestor de TI que ignora Big Data, provavelmente está em perigo. As organizações precisam estabelecer estratégias para lidar com os grandes volumes de informações.

Assim como acontece com a nuvem (a última nova onda), estamos agora começando o estágio do Big Data. As definições sobre esse conceito podem parecer conflitante, uma vez que os vendedores estão atribuindo significados diferentes para esse termo.

É comum o mercado confundir Big Data com armazenamento de grandes volumes. Na verdade, o grande valor desse conceito para o negócios é a possibilidade de analisar e peneirar informações úteis em diferentes bases.

O storage nada mais é do que armazenamento de uma montanha de informações como as aplicações de vídeo de alta definição.

Um fornecedor de storage chegou a me dizer que sua empresa considera "dados enormes" como armazenamento de dados. Em breve, os grandes volumes de dados guardados vão exigir ferramentas de análises das informações.

Agora, porém, eu acho que é fundamental descobrir se o fornecedor está lançando tecnologias de armazenamento ou análises de dados.

A definição para dados analíticos também é um pouco contraditória. Pode-se começar com uma compreensão de armazenamento de dados e adicionar recursos que o data warehouse clássico não oferece.

As avaliações analíticas passam por dados não estruturados e organizados. Estima-se que atualmente 80% dos dados gerados mundialmente são não estruturados. Isso significa que as ferramentas de análises podem ser usadas para minerar dados não estruturados e que na maior parte estão fora da empresa.

Valor para o negócio
O sistema clássico de armazém de dados consulta informações por dia ou semana, enquanto que a meta das ferramentas de análises dos grandes volumes de informações é entregar resultados para os usuários em tempo real.

O armazenamento de dados trabalha com um número limitado de fontes de dados. Já o Big Data analítico tem o poder de combinar diferentes fontes - como um sistema de rastreamento da cadeia de suprimentos que integram RFID, GPS e dados de vendas de produtos - para fornecer informações anteriormente inatingíveis.

O Big Data analítico deve combinar todos esses três atributos. O que não é correto é tratar esse termo como um produto tradicional de armazenamento de dados que simplesmente lida com volumes maiores de dados.

O que realmente deve ficar claro para os profissionais de TI é a compreensão de que Big Data tem a capacidade de analisar dados não estruturados e entregar informações úteis para o processo negócios. A sua capacidade de convergir diversas fontes de dados - estruturados e não estruturados é algo novo. Essa habilidade de produzir novos tipos de informação em tempo real, é decididamente uma arma poderosa para os negócios.

Acho que Big Data merece atenção. Ele tem potencial para produzir novos tipos de informações aos usuários de negócios e consumidores em tempo real. Além disso, ele vem com a promessa de oferecer um estilo de computação que imita o funcionamento da mente humana. Isso em razão de analisar dados de diferentes fontes e entregar informações úteis em tempo real para tomada de decisões. Para a TI, o uso de Big Data significa deixar de ser um departamento que provisionar serviços para gerar impacto nos resultados do negócio.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário