quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Editor da Wikipédia é acusado de promover artigos por dinheiro

Um debate controverso teve início na Wikipédia sobre se dois contribuintes de alto nível do site foram pagos para promover artigos na página.

Alguns colaboradores têm questionado se o diretor da Wikimedia do Reino Unido, Roger Bamkin, está sendo pago pelo governo de Gibraltar para escrever ou editar artigos sobre o território britânico. Ele teria um contrato com o governo do território britânico, aparentemente para promover a região na Wikipedia e no subsite Gibraltarpedia.
Bamkin, em seu papel como editor, aprovou um artigo sobre um clube de iate em Gibraltar e nomeou e revisou outro artigo relacionado ao território, segundo relatos de um contribuinte, ditos em um longo debate que teve início na semana passada, em uma página de discussão da Wikipedia. Bamkin também trabalhou no Monmouthpedia, um subsite sobre a cidade de Monmouth, no Reino Unido.

O debate levantou preocupações do cofundador da Wikipedia, Jimmy Wales, que escreveu na segunda-feira (17/9) que não estava ciente da situação de Bamkin. Mas, segundo ele, "é descontroladamente inadequado para um membro do conselho de artigos, ou qualquer outra pessoa em um papel oficial de qualquer tipo em uma instituição de caridade associada à Wikipedia, receber pagamento de clientes em troca de garantia de colocação favorável na primeira página da Wikipédia ou em qualquer outro lugar."

Alguns colaboradores do site acusaram Bamkin de usar sua influência para obter artigos de Gibraltar apresentados frequentemente na seção "você sabia" (DYK), destaque na primeira página. Outros questionaram recente a oferta da Wikimedia do Reino Unido para fornecer apoio em espécie para a Gibraltarpedia enquanto Bamkin servir como diretor do grupo.

"Há uma diferença fundamental entre wiki como um trabalho de amor e wiki como um negócio", escreveu um administrador Wikipedia conhecido como como Secretlondon. "Se o cara tem mesmo um negócio no Monmouthpedia e Gibraltarpedia, então não devemos nos permitir ser explorados por isso. Estamos permitindo que alguém ganhe dinheiro por garantir acesso à primeira página."

Outros colaboradores diminuíram a questão, dizendo que Bamkin revelou seus ganhos de consultoria na sua página do contribuinte. "Minha questão principal é por que devemos nos preocupar?" escreveu o contribuinte Silverseren. "Se alguém está fazendo dinheiro com os artigos indiretamente (não falando de editores pagos aqui, isso é um assunto totalmente diferente) ou ganhando viagens ou o que quer que seja, por que a DYK ou mesmo a Wikipédia se importam? Contanto que os artigos estejam bem feitos..."

Bamkin não respondeu a uma mensagem pedindo comentários sobre o debate, mas defendeu-se na página de discussão. Foi um erro nomear, e então aprovar um artigo sobre Gibraltar, escreveu ele. Seus potenciais conflitos de interesse estão "bem documentado", acrescentou.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário