quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sete dicas de gestão da reputação online das empresas

A reputação da sua empresa é o seu ativo mais importante. Se está manchada, ela pode perder clientes, vendas, funcionários e parceiros. Isso vale também para a reputação online.

A necessidade de gerenciar a marca da sua empresa na internet ganha cada vez mais força. Essa preocupação é justificada por dois motivos. De um lado, está a popularização das redes sociais, o que exige das corporações mais atenção ao que é comentado sobre elas nesse ambiente colaborativo. Do outro, está o uso indevido de domínios e perfis, que desvia milhões de usuários de sites e perfis legítimos de empresas. Além de perder receita dos clientes que nunca chegarão aos sites e perfis reais, as empresas precisam entender que essa prática arruína, irrevogavelmente, suas reputações.

Além do combate ao cybersquatting (roubo de nomes de domínios), a advogada Patrícia Peck, especializada em direito digital, recomenda às empresas deixarem claro, em sites e nas redes sociais, o propósito de sua presença online, e combaterem, de imediato, perfis falsos nas redes sociais. "Muitas instituições que já sofrem com social phishing e perfis falsos podem utilizar a própria rede social para fazer alertas de segurança", disse ela durante palestra no Digital Age 2.0, realizado pelo grupo Now Digital, no início de setembro, em São Paulo. "Agir rápido nas redes sociais denunciando um perfil falso do produto ou da marca é importante para a blindagem jurídica da empresa", explica ela.

Portanto, a chave para proteger a sua marca, de acordo com especialistas em gestão de reputação online, é ser pró-ativo, otimizar o seu conteúdo da forma apropriada, monitorar regularmente seus resultados de pesquisa, estar pronto para entrar em ação se algo negativo surgir e, acima de tudo, ser realista sobre os resultados de seus esforços.

Aqui estão 10 dicas para gestão da reputação online ajudar sua empresa a proteger sua marca.

1. Otimize seu site com seu nome da empresa
Otimizar várias páginas do seu site usando o que provavelmente é a palavra-chave mais importante, o nome da sua empresa, aconselha Andy Beal, diretor executivo da empresa de monitoramento de mídia social Trackur.

Por quê? O Google provavelmente vai ver o seu site como a maior autoridade sobre tudo o que se refere à sua empresa. A originalidade e a autoria de um tópico são sinais importantes considerados pelo motor de busca na hora da consulta, para expor o seu conteúdo no resultado de busca, diz Beal. Otimizar o site incluindo na páginas o nome da empresa vai ajudá-lo a mantê-las no topo dos resultados de busca. Isso não só dará maior visibilidade ao seu site, como poderá ajudá-lo a empurrar para baixo, nos resultados de busca, o conteúdo negativo sobre sua empresa, que você não pode controlar.

A melhor prática é usar o nome da empresa em lugares importantes, como na tag de título do HTML e na URL (se possível), e particularmente nas páginas que descrevem a sua empresa.
Nos textos, é importante se referir à empresa sempre na terceira pessoa. Isso reforça o nome da empresa para os motores de busca.

2. Diversificar sua presença na web
Seu objetivo deve ser posicionar o seu site sempre entre os 10 melhores resultados de pesquisa do Google para palavras-chave relacionadas à sua empresa ou aos seus produtos, diz Dom Sorenson, presidente da Big Blue Robot, que oferece serviços on-line de gestão da reputação. Isso também melhora a sua chance de manter o conteúdo negativo sobre a sua empresa ou seus produtos fora do rol dos Top 10.

"Você nunca será capaz de se livrar de coisas negativas que você não pode controlar", diz Sorenson, citando exemplos como maus comentários no Yelp ou artigos de jornais. "Mas pelo menos você pode equilibrar com conteúdo positivo que você controla."

Para alcançar os top 10, sua presença na web deve ser espalhada entre o site de sua empresa, blogs relacionados e redes sociais como o LinkedIn, Google+, fan pages no Facebook, YouTube e Twitter. A tecnologia do motor de busca do Google leva em conta a forma como o conteúdo é classificado nesses sites.

3. Se você tiver que escolher uma rede social, escolha o LinkedIn
A mídia social requer um monte de tempo e esforço para gerenciar. Se você precisa limitar os seus recursos, foque no LinkedIn, aconselha Patrick Ambron, CEO e fundador da Brand Yourself, serviço de gerenciamento de reputação online. Os perfis do LinkedIn tendem ter classificação mais elevada do que outros conteúdos da rede social, e é importante para as empresas B2B, particularmente.

4. Faça com que outros sites façam links para o seu, com texto âncora, mas não exagere
Texto âncora é uma palavra hiperlink ou frase, como dicas de gestão on-line para quem procura emprego , que quando clicado leva a uma outra página da web. Por isso, o texto âncora é chamado também de texto descritivo. Essa descrição é que faz um site ser melhor posicionado nos resultados de busca para uma determinada palavra-chave.

Os motores de busca utilizam o texto âncora para determinar a relevância da página que está sendo chamada a partir daquele link.

É difícil garantir que todos os links feitos para páginas do seu site usem sempre a tag TITLE com descrição da página para onde o visitante está indo. Mas você pode criar textos descritivos ricos em palavras-chave, concisos, com estilo próprio que os tornem facilmente reconhecíveis.

Peça a outros sites que façam links para o seu usando textos âncora ricos em palavras-chave para o seu negócio. O ideal é que o texto âncora esteja totalmente relacionado com o conteúdo da página que recebe o link.

E não peça a todos para usarem o mesmo texto âncora nos links, diz Sorenson. O Google é inteligente o bastante para identificar tentativas de enganá-lo e pode rebaixar o seu conteúdo. "Se 60% de todos os links têm o mesmo texto âncora, o Google provavelmente irá considerar esse percentual alto demais", diz o especialista.

5. Monitorar proativamente seus resultados de busca pelo menos uma vez por mês
Faça buscas com o nome da empresa no Google pelo menos uma vez por mês, sugere Beal. Configure alertas do Google para palavras-chave importantes para você, para saber o mais rápido possível quando um novo conteúdo sobre você circula na web.

Não basta olhar para a primeira página de resultados do Google, aconselha Beal. Mesmo que a grande maioria dos usuários dos sites de busca não vá mais longe, você deve sempre verificar as páginas dois e três para localizar possíveis conteúdos negativos.

6. Encontrou conteúdo negativo, entre em contato com o seu criador
Mesmo se você monitore proativamente seus resultados de busca, de uma dia para o outro você pode encontrar uma surpresa desagradável no Google. Quanto maior a empresa, maior a probabilidade de você descobrir conteúdo negativo misturado com seus resultados de busca.

Quando isso acontece, procure entrar imediatamente em contato com a pessoa que criou o conteúdo, recomenda Beal. Pergunte se você pode fazer alguma coisa para mudar a imagem que ele tem da sua marca ou produto. Se isso não funcionar, deixe um comentário (quando possível) para dar o seu lado da história.

7. Preste atenção à sua reputação offline, também
Se o conteúdo negativo sobre você torna-se uma tendência, você precisa entender os motivos. "Sua reputação no mundo offline irá repercutir no mundo online", disse Beal.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário