quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Conheça os destaques da IFA 2012

Uma das mais tradicionais feiras de tecnologia do mundo, a IFA 2012 começou um pouco ofuscada neste ano. Isso porque dois dias antes da abertura oficial do evento, realizado em Berlim (Alemanha), a Samsung “queimou a largada”, fazendo um grande anúncio dos produtos que seriam apresentados na IFA – caso do Galaxy Note II. Ainda assim, a feira mostrou fôlego para novidades na área de eletrônicos e de eletrodomésticos, apresentando TVs de ultradefinição e novos smartphones, além dos chamados “tabletbooks” e outros computadores que rodam o novo Windows 8.

A 52ª edição do evento, realizado desde sexta-feira (31), chega ao fim nesta quarta (5).
Em seu evento precipitado, a Samsung exibiu a segunda versão do Galaxy Note, um misto de tablet com smartphone. A novidade chegará ao mercado brasileiro em outubro com tela de 5,5 polegadas, processador quadcore de 1,6 Ghz e – como destacou a empresa -- uma caneta S Pen. O acessório foi apresentado como “mágico”, porém vai exigir treino dos usuários. Como você pode conferir neste vídeo, a expositora da novidade na IFA tentou diversas vezes, sem sucesso, dar comandos ao “smartphonão” com a caneta.

A sul-coreana também apresentou uma câmera fotográfica com sistema Android e a linha de computadores Ativ, com tablet, notebook híbrido e smartphone com sistema Windows -- este último não foi exibido na feira.
Além do anúncio antecipado da Samsung, outras fabricantes fizeram lançamentos – mais modestos – na IFA 2012. A Sony apresentou o Xperia T, smartphone que veio para destronar o Xperia S do posto de top de linha e será “usado” por James Bond em seu próximo filme. O celular vem com Android 4.0, tela de 4,6 polegadas, processador quadcore e câmera de 13 megapixels.

Como já é tradição para a Sony, outros dois modelos mais simples, o Xperia J e o Xperia V, foram lançados em conjunto com o smartphone top. Além deles, a Sony apresentou um dos poucos tablets de destaque da IFA, o rebatizado Xperia Tablet S. O ultraportátil dispõe agora de um processador quadcore e é à prova d’água.

Celular ‘durão’ encara até lama
Para os mais “durões”, a feira reservou um achado peculiar: o candidato a celular do Chuck Norris. O CAT B10, mesmo depois de jogado em um misturador de cimento cheio de lama, sai de lá funcionando – embora com alguns arranhões. Assista no vídeo ao lado.

E se o público-alvo passou dos 60 anos, a feira reservou entre celulares apresentados alguns modelos específicos. Os celulares da Emporia mostraram opções mais e menos discretas de celulares para idosos, com teclas tamanho GG e funções como botão para chamada de emergência e detecção de queda.

TVs de ultradefinição com preço de carro
Neste ano, a feira de tecnologia trouxe televisões com qualidade de imagem assustadoramente incríveis, tanto em duas como em três dimensões. Os aparelhos com resolução chamada de 4K, uma referência aos 4.000 pixels da tela (ou 3.840 x 2.160 pixels), chamam a atenção pela ultradefinição da imagem e também pelo tamanho. LG, Sony e Toshiba mostraram aparelhos de 84 polegadas de tela, o que equivale a aproximadamente 2 metros de televisão.

A título de comparação, a resolução dessas TVs equivale a quatro vezes os aparelhos Full HD. É possível chegar bem perto da tela sem perceber aquela perda de resolução comum observada em televisores de tela plana. O problema será o preço: em pré-venda na Coreia do Sul, a TV UD 3D da LG sai pelo equivalente a R$ 45 mil, ou um carro no Brasil.

Degustação de Windows 8
Embora a nova versão do Windows ainda não tenha sido oficialmente lançada – a previsão para isso é dia 26 de outubro –, diversas fabricantes levaram à feira computadores com a versão prévia do sistema operacional da Microsoft.

Vários dispositivos híbridos – que combinam telas sensíveis ao toque com uso de mouse e teclado – foram apresentados. Uma das tendências são os tabletbooks, ultraportáteis que podem funcionar tanto como tablet ou notebooks. Alguns podem ter a tela destacada, como o Ativ Smart PC, da Samsung, enquanto outros fazem “contorcionismo” para se transformarem em uma das duas opções, como o Vaio Duo 11, da Sony (conheça os modelos).

Veja como comandar o Windows 8
Quanto ao Windows 8 em si, é provável que os consumidores estranhem um pouco a nova interface Metro, a alternativa encontrada pela Microsoft para transportar a tradicional plataforma dos computadores aos tablets. Confira no vídeo ao lado como poderão ser dados os comandos nos PCs com tela sensível ao toque.

Casa do futuro
Como as tarefas do lar não são as mais agradáveis, diversos produtos tentam simplificar essas atividades e até eliminar alguns esforços. A IFA 2012 também mostra que, para estar na moda, os eletrodomésticos devem ser coloridos.
Para quem detesta passar roupa, uma das novidades é o PerfectCare Aqua, da Philips. O ferro de passar, apesar do tamanho avantajado do seu conjunto, é bem prático ao permitir que roupas de vários tecidos diferentes sejam passadas sem necessidade de ajuste de temperatura. Outra novidade para quem quer dispensar ajudantes na cozinha é a panela Home Cooker, criada pela Philips com ajuda do chef britânico – e também celebridade — Jamie Oliver. Além de ajustar a temperatura e tempo de cozimento, a panela mexe sozinha a comida.

Gadgets para todos os gostos
De uma luva de lã capaz de funcionar como gancho de telefone a vitrolas que parecem saídas do túnel do tempo, a IFA 2012 apresentou uma grande variedade de gadgets – a variedade foi acima da média, comparando essa e outras feiras internacionais.

Luva-celular: fale no mindinho
Fabricada por uma empresa italiana, a Hi Call é uma luva que possui um microfone no dedinho e uma saída de áudio no polegar. Ao fazer o gesto “universal” de telefone com a mão, é possível atender e fazer chamadas. Apesar do som não ser de alta qualidade, a ideia original deve ajudar quem não quer passar frio tirando as luvas para atender a ligações no smartphone.

Com uma linha que mais parece saída do museu, a SoundMaster mostrou na IFA que o design antigo dos aparelhos de som pode sobreviver, com uma leve atualização no seu hardware. Um dos aparelhos era uma vitrola (estilo gramofone) capaz de tocar discos, CDs, sintonizar rádios AM/FM e deixar a sala da sua casa com ar “anos 60”.

E quando você acha que já viu de tudo, dá de cara com um clone do iPad, semelhante no tamanho (tela de 9,7 polegadas) e no nome (HaiPad) ao tablet da Apple. Mas em uma análise rápida do design e desempenho do aparelho, sete “erros” (ou diferenças, se preferir) foram encontrados.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário