terça-feira, 6 de novembro de 2012

Certificação digital: 5 milhões de clientes à disposição


O Brasil é um dos países que mais utiliza a Certificação Digital para usuários. Atualmente são 5 milhões de certificados ICP-Brasil válidos e circulando pelos mais diversos ambientes digitais. Apesar do índice crescente, nem todas as instituições, como bancos e portais de e-commerce, por exemplo, se atentaram a facilidade e poder de uso desta base qualificada de potenciais clientes.

Os certificados digitais garantem ao mundo eletrônico atributos como identificação, autenticidade, inviolabilidade, não repudio e legalidade, tudo com a mesma validade jurídica de uma assinatura manuscrita. Além disso, serve como um grande aliado na medida em que reduz muitas etapas dos processos tradicionais como preenchimento de longos cadastros para identificação do usuário, administração de senhas, etc...

É muito simples utilizar este recurso. Basta implementar duas etapas: a primeira se refere à instalação do certificado digital SSL e a segunda é fazer o download do autenticador. Depois disso basta configurar o servidor e pronto – em poucas horas e de forma totalmente confiável, está instalado o recurso da autenticação web em seu site. O sistema fica apto a operar via certificados digitais e a contar com uma forma transacional mais segura, ágil e por meio de acessos controlados e restritos. A grande vantagem está no fato do sistema ser compatível com os principais mecanismos operacionais: Windows, Mac Of e Linux. Além disso, você não precisará se preocupar com a questão da interoperabilidade da ferramenta. O autenticador web vai validar o certificado digital, extrair dele as informações necessárias que servirão como garantia de que quem está do outro lado.

No caso dos bancos, os benefícios vão além da praticidade. Envolve também uma questão de segurança operacional. De acordo com a Febraban, as perdas bancárias com fraudes eletrônicas cresceu 60% em 2011, em comparação ao ano anterior. Só nos primeiros sete meses de 2012, o prejuízo chegou a R$ 816 milhões. A maior fatia foi perdida por meio de golpes feitos pelo telefone e com o pagamento de cartão de débito e crédito usados presencialmente. Segundo a Febraban, R$ 300 milhões foi o custo com ações praticadas por hackers via fraudes na Internet, mobile banking e via cartão de crédito no e-commerce. Isso sem contar os atos fraudulentos praticados via dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Já para os sites de comércio eletrônico, o uso do certificado digital para identificação do cliente é a garantia de que a pessoa é realmente quem ela diz ser. Seja no ato de fazer uma compra, reservar passagens ou hotéis, etc... Além disso, quantas vezes o cliente não esquece a senha ou login na hora de acessar a loja virtual e acaba por desistir de efetuar a transação?

O sistema é bom para os consumidores online que deixam de ter a necessidade de preencher aqueles longos cadastros ou até mesmo guardar ou gerir mais senhas e logins. Basta entrar com o certificado digital e automaticamente ele já é identificado e liberado para usufruir do portal de e-commerce ou do ambiente do internet banking.

Bom também para as instituições, que além de ganharem uma base de 5 milhões de clientes qualificados, também contam com uma garantia mais segura de quem está no seu ambiente. Além disso, acessos com certificados digitais facilitam a manutenção do banco de dados, o que dá mais consistência às informações, facilita a vida do usuário e reduz custos com gerenciamento de senhas.

FONTE: CorpTV

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