terça-feira, 6 de novembro de 2012

Regras para aumentar qualidade da banda larga começam a valer

Começaram a valer nesta quinta-feira, 1º de novembro, as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a qualidade da internet fixa e móvel no país.

O Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado no ano passado, determina que as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade média de conexão de 60% da velocidade anunciada. Esse percentual deverá aumentar a cada ano, até chegar, em 2014, à média mensal de 80% da velocidade contratada.

A partir de hoje a velocidade instantânea da conexão (chamada de velocidade mínima) não pode ser menor do que 20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte. Atualmente, a velocidade mínima entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada pelos consumidores,- ou seja, se o plano é de 10 Mbps, entregam 1 Mbps.

A medição da velocidade da internet fixa será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Anatel, que já começou a distribuir para os 12 mil voluntários selecionados os aparelhos que vão enviar os dados da conexão. Voluntários de todos os estados das regiões Sudeste e Sul já receberam. Quem quiser ser voluntário ainda pode ser inscrever no site Brasil Banda Larga. Especialmente moradores de estados das regiões Nordeste, Centroeste e Norte. A Anatel gostaria de ter o maior número possível de cidades cobertas pelos testes oficiais.

Os dados coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel e servirão para que a agência avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas. No caso de descumprimento das metas, a Anatel poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas.

Na banda larga fixa, as medições avaliarão as prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia com mais de 50 mil acessos: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. Funcionários das empresas analisadas não poderão participar do projeto.

Qualquer usuário pode medir a velocidade da sua conexão internet. Para isso, a Anatel recomenda o uso da ferramenta oficial disponível no site Brasil Banda Larga. É necessário estar com o navegador e o Java atualizados.

Desde fevereiro deste ano os usuários podem medir a qualidade de suas conexão à internet por meio de um programa disponível nos sites das prestadoras Oi, Net, Telefônica, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. O software de medição é gratuito e deve estar disponível para os usuários, em local de destaque, nos sites das prestadoras com mais de 50 mil acessos em serviço.

Banda larga móvel
O Rio de Janeiro será a primeira estado a participar das medições da qualidade da banda larga móvel. A partir de hoje, 1º novembro, as conexões à internet prestadas por meio da telefonia móvel serão avaliadas por 137 medidores distribuídos em diversos pontos do estado.

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a realizar, entre agosto e setembro de 2012, teste-piloto das medições, razão pela qual a implementação do projeto terá início lá. Gradativamente, outros estados receberão os equipamentos; até junho de 2013, eles estarão em todo o Brasil.

O cronograma para implementação do projeto está em fase de conclusão na Anatel. As medições incluirão as operadoras Vivo, Oi, Claro, Tim, Algar (CTBC) e Sercomtel. Em todo o País, serão instalados 3,8 mil medidores, número que poderá ser ampliado durante as avaliações do projeto.

Até o final deste mês, os usuários de banda larga móvel poderão medir a qualidade do serviço em seus computadores ou smartphones a partir de um programa disponível no endereço Brasil Banda Larga . Bastará acessar a página e fazer a verificação - que funcionará de forma bastante semelhante à disponível, no mesmo site, para as conexões de banda larga fixa. Versões do programa também estarão disponíveis para instalação nas plataformas Android e iOS (iPhone).

Percentuais mínimos nas conexões fixas e móveis
FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário