terça-feira, 26 de agosto de 2014

O que é Streaming?

Tipicamente, acessando um conteúdo através de uma rede, o usuário tem que esperar pela transferência total do arquivo requisitado antes de poder visualizá-lo. Com Streaming o usuário pode ver ou ouvir o conteúdo enquanto ele chega sem ter que esperar o download total do arquivo.

A tecnologia Streaming oferece uma melhoria significante em relação ao método "download-and-play" porque possibilita que a peça de mídia seja entregue ao usuário num fluxo contínuo com delay mínimo antes da reprodução iniciar. Os dados multimídia chegam, fazem um buffer rápido antes de iniciar a reprodução e então são descartados, não sendo armazenado no computador do usuário.

Com Streaming, o usuário é beneficiado com a experiência do "instant playback", sem a frustração de ter que esperar todo o arquivo baixar antes de determinar se este conteúdo preenche ou não suas necessidades ou expectativas. Na maioria dos casos o download leva muito tempo, o que pode prejudicar a aceitação e audiência do conteúdo.

Streaming é uma tecnologia "servidor/cliente" que permite que conteúdo ao vivo ou gravado seja transmitido em tempo real (Broadcast), transformando a Internet, ou uma intranet corporativa, num novo veículo de mídia para áudio e vídeo como notícias, educação, treinamento, entretenimento, propaganda e vários outros usos.

Este termo tem origem na palavra "stream" que em português significa "corrente" (algo continuo).

Na Internet este termo aplica-se sobretudo ao áudio/vídeo que o utilizador (chamado de cliente) começa a ouvir/ver imediatamente durante o recebimento do arquivo, mesmo antes do arquivo acabar de ser totalmente transferido. Ou seja, o som/vídeo começa a chegar ao computador do utilizador (cliente) e é imediatamente executado como arquivo de som/vídeo. A medida que o arquivo continua a ser transferido, o som/vídeo continua a ser tocado/mostrado. O Áudio e/ou vídeo de eventos ao vivo, que são transmitidos diretamente na internet, utilizam esta tecnologia.

Além da utilização desta tecnologia em eventos, o Streaming também é muito usado para fins corporativos com Videoconferências, Audioconferências, Palestras, Treinamentos e Reuniões Online. Já para fins comerciais, o Streaming é utilizado para a criação de Rádios e TVs online (WEB Rádios e WEB TVs), transmitindo o sinal de áudio/vídeo para todos os ouvintes conectados ao servidor de streaming.

Como funciona um servidor de streaming?
O Streaming funciona basicamente da seguinte forma (EXEMPLO: WEB Rádio):

1o Passo: O Locutor (DJ) se conecta ao servidor de streaming utilizando um software que possibilita o envio de dados ao servidor;

2o Passo: O Locutor então começa o envio de áudio para o servidor;

3o Passo: O ouvinte (Cliente) se conecta ao servidor de streaming via página de internet e começa a receber os dados enviados pelo Locutor (DJ).

Dúvida: Qual é a velocidade de internet necessária para o envio de áudio/vídeo para o servidor?
O ato de enviar dados do servidor para o cliente é chamado de download. Já o caminho inverso, quando a máquina do usuário envia algum conteúdo para o “server” na internet, é chamado de upload. Logo, o Locutor (DJ) utilizará a taxa de UPLOAD para enviar os dados para o servidor e o seu cliente utilizará sua taxa de DOWNLOAD para acessar o conteúdo da WEB Rádio ou WEB TV.

O servidor utiliza uma qualidade/velocidade para cada plano de transmissão do áudio/vídeo. Se você escolher uma qualidade de transmissão de 32kbps, então essa será a quantia de upload necessária para o envio do streaming para o servidor.

Portanto, fique atento na hora de contratar o Serviço de Internet e veja qual é a velocidade de Download e Upload dela. Abaixo segue uma tabela para ilustrar melhor a idéia:


Normalmente, a taxa de upload oferecida pela operadora não chega a ser nem metade do que é ofertado como download. Assim, um upload ruim pode ser a principal causa de o seu “Ping” sempre ser alto, provocando aqueles travamentos insuportáveis e quedas na conexão.

Informações da Empresa: a CorpTV é uma empresa especializada na tecnologia Streaming (Transmissão de dados - vídeo/áudio) para a criação de soluções de comunicação corporativa e transmissão de eventos corporativos e comerciais via internet ou intranet (Videoconferências Ponto-a-Ponto ou Multiponto, Webconferência, Webcast, etc) e desenvolvimento de canais de WEB TV e WEB Rádio.

OBS: Acesse o Velocímetro TechTudo para saber a velocidade de Download e Upload da sua internet

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário