
Retorno com marketing digital,
seja ele traduzido em novos contatos de negócios, vendas diretas ou
fortalecimento da marca, não depende de trabalhos isolados mas de planejamento,
ações integradas e constante aprimoramento. É como no futebol. Jogadas de
efeito, lances individuais e belos gols podem ajudar a ganhar uma partida, mas
só um "padrão de jogo" que garanta consistência da defesa, meio de
campo e ataque permitirá ao time conquistar vitórias ao longo do campeonato e
brigar pelo título.
Para disputar o
"campeonato" da internet seu time de marketing digital também precisa
estar bem preparado em três compartimentos: Propaganda e publicidade, conteúdo
relevante, monitoramento e análise dos indicadores de desempenho. Todos precisam
trabalhar de forma coordenada para seu time marcar gols e evitar sofrê-los.
Propaganda e promoções compõem
o ataque, atraindo potenciais clientes. O conteúdo relevante faz o meio campo,
cadenciando o jogo e direcionando os clientes para onde mais interessa (contatos,
vendas, etc.). A defesa é o monitoramento, que vai permitir fazer eventuais
correções para melhorar a pontaria do ataque e evitar que o time sofra gols.
É necessário também um bom campo, no caso o seu website. Este deve
ser desenvolvido para facilitar o andamento do jogo, permitindo a você maior
controle sobre as ações do seu time. Ter um bom site é como ter o mando de
campo.
Como muito bem definiu o técnico de futebol Tite, resultado é
conseqüência de performance.
A seguir estão oito recomendações para ajudar você definir o
padrão de jogo e garantir a melhor performance para o seu time. São baseadas
nos 8Ps do marketing digital, um método criado para auxiliar as empresas a
desenvolver o planejamento de marketing digital, desde a definição do
público-alvo até o monitoramento, formando um ciclo de aprimoramento e evolução
contínua. Todos os detalhes sobre como montar um time vencedor estão no livro "Os
8Ps do Marketing Digital", do "craque" professor Conrado Adolpho
(www.conrado.com.br).
1. Pesquisa: Defina o seu público-alvo, o perfil
do consumidor/cliente a quem será direcionado o trabalho de comunicação,
relacionamento, publicidade e venda.
2. Planejamento: Formalize tudo.
Planejamento, ações, formas de execução, monitoramento e estrutura da equipe
responsável em um documento detalhado, que servirá para direcionar o trabalho
tanto em relação ao plano geral como para cada um dos responsáveis pela execução.
Assim todos terão uma visão mais clara sobre seu papel e responsabilidades no
processo.
3. Produção: Transforme seu website em uma
ferramenta de negócios e não simplesmente em um cartão de visitas. Para isso é
necessário desenvolver uma "arquitetura" que facilite o seu potencial
cliente a encontrar as informações que procura, ao mesmo tempo em que o
direciona a agir: entrar em contato diretamente, assinar uma newsletter,
preencher um formulário, comprar.
4. Publicação: Crie conteúdo (textos, imagens,
vídeos, etc.) de relevância para o seu público-alvo no site. Esta é a chave
para atrair o interesse não só pelo seu site mas também pelo que sua empresa
tem a oferecer. 5. Promoção: O sitra está fácil de navegar, com conteúdo
relevante? Agora falta divulgar tudo isso para seus clientes em potencial. Há
várias formas de promover sua empresa na internet, mas tenha como ponto de
partida transformá-lo em referência sobre seu ramo de negócio nas pesquisas do
Google.
6. Propagação: Uma forte característica da internet
é o seu poder de rápida disseminação, principalmente por causa da influência
das redes sociais. Use isso a seu favor, desenvolvendo campanhas com alto poder
de "viralização".
7. Personalização: Cada cliente ou
consumidor em potencial que se cadastra em seu site deixando seu e-mail ou
outras formas de contato vale ouro, pois significa que ele consentiu em manter
contato com sua empresa. Aproveite esta oportunidade para manter o
relacionamento, segmentando os diferentes perfis por grupos de interesses,
enviando conteúdo de relevância de acordo com as necessidades de cada um.
8. Precisão: A internet dispõe de diversas
ferramentas para monitoramento dos resultados de marketing digital. O Google
Analytics, por exemplo, permite várias formas de analisar as visitas ao seu
site, inclusive com o ROI (retorno sobre investimentos). Faça uso desses
recursos, estabelecendo os indicadores que lhe permitam acompanhar as
características de desempenho mais importantes.
FONTE: CorpTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário