sexta-feira, 25 de maio de 2012

Apple: uma nova empresa nas mãos de Tim Cook


Tim Cook substituiu Steve Jobs no comando da Apple em agosto do ano passado, dois meses antes da morte de Jobs. E nesses primeiros dez meses como principal executivo de uma das maiores empresas do mundo, Cook não foi apenas um sucessor de Jobs: de acordo com algumas análises, ele está mudando a "cara" da companhia.


Uma matéria da revista Fortune, dos Estados Unidos, mostrou como Cook está transformando a Apple. O novo CEO mudou a cultura dentro da companhia, fazendo dela uma empresa mais tradicional.


Cook está colocando novos executivos dentro de divisões que antes eram formadas por apenas uma pessoa. Um exemplo é a divisão de fusões e aquisições, que tinha apenas Adrian Perica, que trabalhava diretamente com Jobs para fechar negócios. Agora, Perica conta com a ajuda de três outros profissionais, além de um staff de suporte.


A formação dos funcionários também está sendo mais rígida. Ao todo, a Apple tem 2,1 mil executivos com MBA, sendo que mais da metade deles foi contratada nos últimos dois anos.


Tim Cook também parece estar mais próximo dos funcionários da empresa do que Jobs era. Segundo relatos, ele se senta em mesas junto a empregados aleatórios durante as refeições, enquanto Jobs costumava comer apenas com o chefe de design Jonathan Ive.


As mudanças na cultura não significam que Cook não quer mais que a Apple seja um parque de criatividade, como foi na era Jobs, e sim que ele prefere uma corporação mais tradicional, com estruturas mais definidas do que eram com o antigo CEO.


Os investidores parecem preferir o estilo de Cook ao de Jobs. Desde que o comando da empresa foi alterado, as ações da Apple subiram 52%, contrariando temores iniciais de que Cook não conseguiria manter a empresa no mesmo patamar que Jobs conseguiu por tantos anos.


FONTE: CorpTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário