sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cloud computing empregará 7 milhões de profissionais de TI


Computação em nuvem e áreas relacionadas, como virtualização e gestão de dados, vão criar 7 milhões de empregos nos próximos três anos, de acordo com um novo estudo publicado pela Microsoft e IDC. A pesquisa também apontou que atualmente existem 1,7 milhões de empregos para cloud computing abertos em todo o mundo, mas que as organizações estão com problemas para encontrar perfis que se encaixem às necessidades.

“As vagas para ‘profissionais de nuvem’ estão aumentando à medida que caminhamos para 2013″, disse Cushing Anderson, VP da IDC, em comunicado. “Com esse aumento, vem a dura realidade de que as forças de trabalho ao redor do mundo estão passos atrás quando se trata de atingir as habilidades necessárias para prosperar na indústria de computação em nuvem.”

Os autores do estudo afirmam que a computação em nuvem vai impulsionar a demanda por indivíduos com uma mistura difícil de encontrar entre capacidades para o negócio e habilidades de TI, dado que muitos dos novos empregos envolverão arquitetura, design, consultoria e serviços de transição, ao invés de apenas o foco em tarefas de tecnologia.

“Ao contrário da escassez de competências notada anteriormente, resolver este déficit de habilidades atual é extremamente desafiador, dado que a nuvem traz um novo conjunto de aptidões que não foram necessárias no passado”, avalia Anderson. “Não há nenhum critério que seja único, que se encaixe a todas as necessidades, para o profissional de computação em nuvem. Portanto, formação e certificação são essenciais para a preparação de potenciais candidatos às vagas para cloud computing ou suas áreas relacionadas.”

O estudo descobriu que em todo o mundo, quase dois terços das empresas planejam implementar, ou já estão usando, tecnologias de nuvem em suas operações, com a conta pendendo mais para os EUA, centralizando cerca de 62% dos gastos em infraestruturas públicas de cloud computing. A pesquisa também descobriu que a falta de formação, certificação e experiência são as três principais razões que dificultam a ocupação das vagas existentes no mercado.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário