sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mercado de smartphones terá dois novos sistemas operacionais em 2013



Smartphones executando o Mozilla Firefox e o Jolla Sailfish serão lançados separadamente em 2013, em meio a um populoso mercado de smartphones.

Seu impacto será pequeno, mas importante inicialmente, com a comunidade de smartphones buscando alternativas entre os sistemas operacionais móveis preferidos da maioria: o iOS, da Apple, e o Android, do Google, disseram analistas. A fabricante ZTE disse na semana passada que irá trabalhar com uma operadora sem fio europeia para desenvolver um smartphone baseado no Firefox, o OS móvel da Mozilla. A empresa também pode oferecer um dispositivo com o mesmo sistema operacional nos EUA, disse Cheng Lixen, CEO da unidade dos EUA da ZTE, ao Bloomberg.

Separadamente, o sistema operacional Sailfish, da Jolla, é esperado para aparecer em um smartphone no primeiro trimestre, possivelmente na China, de acordo com várias fontes. O OS foi mostrado pela primeira vez em Helsínquia, em novembro. Jolla significa "bote" em finlandês, e a empresa é composta por ex-funcionários da Nokia que trabalharam no sistema operacional MeeGo antes de a empresa dispensar o OS em favor do Windows Phone, em Fevereiro de 2011.

Alguns críticos iniciais têm comparado a interface do Sailfish com os blocos dinâmicos do Windows Phone 8, uma vez que os usuários podem interagir com os ícones diretamente na tela inicial. A Jolla postou uma breve visualização da interface no YouTube. O Engadget também postou um vídeo de demonstração de oito minutos feito por um desenvolvedor do Jolla Sailfish em um protótipo.

O smartphone com Firefox
Funcionários da Mozilla também mostraram um "mistérioso" smartphone com Firefox OS antes da CES, mas os visitantes não conseguiam executá-lo direito com a rede Wi-Fi gratuita do evento. O dispositivo não tinha a marca de nenhum fabricante específico.

A Mozilla afirmou que o Firefox será alimentado por HTML5 e fabricado pela TCL Communication Technology de Hong Kong, sob sua placa de identificação Alcatel One Touch, bem como a ZTE. O celular aparecerá pela primeira vez na América do Sul ainda este ano, de acordo com representantes da Mozilla na CES. Operadoras de telefonia móvel que se comprometeram a apoiar o Firefox OS incluem a Sprint, nos EUA, a alemã Deutsche Telekom, a Smart Communications, nas Filipinas, a italiana Telecom Italia, a Telefonica, da Espanha, e a Telenor, da Noruega.

Parece que ambos os sistemas operacionais móveis estão indo para smartphones de preço baixo ou médio, de acordo com vários analistas. A Strategy Analytics prevê que o Firefox irá capturar 1% do mercado mundial de smartphones em 2013. O analista Ramon Llamas, da IDC, disse que tanto o Firefox quanto o Sailfish chegarão aos consumidores "muito lentamente". Os novos sistemas estarão competindo em um mercado dominado por Android e iOS, enquanto o mercado de celulares usando Windows Phone OS ganha vapor e smartphones BlackBerry 10 serão lançados em 30 de janeiro.

"Por hora, parece que há muita conversa, mas não muito para mostrar", disse Carolina Milanesi, analista do Gartner. "Acho que 2013 verá fornecedores e operadoras olhando para estas alternativas de OS impulsionados principalmente por uma necessidade de não colocar todo seu futuro nas mãos do Google”. Ela disse que alguns dos novos sistemas operacionais poderiam acabar em dispositivos white label, que são feitos por um mesmo fabricante e oferecidos por várias operadoras.

O lançamento de smartphones executando Firefox e Sailfish será seguido com interesse pelos quatro maiores fabricantes de sistema operacional para smartphones, disse William Dudley, diretor do grupo de gerenciamento de produtos da SAP. Dudley segue as tendências da indústria móvel, e um novo sistema operacional móvel em 2013 foi uma de suas 10 previsões móveis para o ano. "Há uma grande quantidade de inovação na indústria, e eu acho que algum entre os quatro primeiros não estará mais entre nesse ‘top 4’ até o final desta década", escreveu. Ele disse que um novo sistema operacional móvel em 2013 poderá até suportar aplicativos de outros sistemas operacionais.

Dudley afirmou numa entrevista que muitos pioneiros e desenvolvedores não têm sido felizes com sistemas operacionais mais antigos. A maior ruína do Android é que ele é "muito fragmentado" por uma variedade de fabricantes, disse ele. O Firefox será distinguido por sua confiança no HTML 5, o que atrairá desenvolvedores, disse ele."

FONTE: CorpTV


Nenhum comentário:

Postar um comentário