terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Estudo com aulas ao vivo cresce entre os concurseiros



Há, em todo o país, diversas iniciativas, especialmente junto ao Governo Federal, para implantação de estrutura de acesso à Internet por parte das instituições públicas, desde o ensino básico ao superior. Em cinco anos, houve um aumento de 270% na procura por cursos não-presenciais (os chamados a distância). Os dados foram divulgados com base no último Censo da Educação Superior, do instituto de estudos do Ministério da Educação. A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que alunos interagem recebendo e compartilhando conhecimento com professores e instituições de ensino, sem estarem necessariamente no mesmo espaço físico. Há, contudo, variações na forma e intensidade de interação. Mas é a EaD via internet, conhecida também como ensino on-line, que tem tornado a modalidade mais eficaz e atraente. Os bate-papos virtuais ou chats, contando inclusive com o uso de webcams, além dos fóruns de discussão, aproximam alunos e professores, dando rapidez e aumentando a interatividade a todos os envolvidos nesse processo.

Os cursos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, na sua grande maioria, são totalmente a distância, ou seja, sem nenhum encontro direto do aluno com o professor ou seus colegas de curso. Mas, graças aos avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação, há encontros presenciais entre discentes e tutores com diversas frequências: semanal, quinzenal, mensal, mas por meio de webcam ou chat. Tudo depende do formato e estrutura do curso definida previamente pela instituição. A interligação ou conexão entre os alunos e professores se dá por tecnologias, principalmente as de telecomunicação, como a internet, em especial, as hipermídias, mas também pode ser utilizada através dos correios, do rádio, da televisão, do vídeo, do CD-ROM, do telefone, do fax, do celular, entre outras. Para Adilson Nobre, residente em Ribeira do Amparo-BA, aprovado em 7º lugar para a vaga de professor de História no concurso do Magistério de Sergipe, cursos on-line proporcionam a pessoas que trabalham a estudar em horários alternativos. “Depois de participar de apenas duas videoconferências com um professor a distância por meio de um cursinho para concursos on-line de Sergipe, consegui acertar 14 questões das 16 que tratavam sobre o tema estudado”, explica.

Os recursos utilizados para a realização de cursos on-line, a exemplo de textos, áudio, vídeo e infográficos, facilitam o entendimento dos conteúdos empregados no ensino a distância, através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Dessa forma, é fundamental que os profissionais envolvidos em espaços on-line conheçam sua utilização como suporte ao ensino presencial e a distância com o apoio dos meios de comunicação, dos recursos disponíveis, dos modelos utilizados no Brasil, das ferramentas de aprendizagem, das comunicações síncronas e assíncronas disponíveis, entre outras possibilidades para docentes e instituições no desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

Atualmente, há vários recursos e instrumentos que podem ser utilizados na Educação a Distância, o que possibilita a expansão da informação e tem facilitado o acesso aos cursos oferecidos, ampliando assim a interação com o aluno. Dentre os mais utilizados hoje estão: material impresso; rádio; telefone; televisão; videoaula; teleconferência; CD-Rom; internet e as videoconferências. “Com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, o aluno não se sente mais tão distante assim dos colegas e do professor. Os cursos on-line, na sua grande maioria, estão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem. O aluno on-line participa de fóruns, chat, comunica-se com o tutor através de e-mails ou telefone, assiste aos vídeos e ler os textos disponibilizados”, diz o coordenador do Cursos Educar, professor Fábio Figueirôa.

Na maioria dos cursos on-line para concursos oferecidos no Brasil para os concurseiros de plantão é necessário que o aluno possua um login e senha de acesso à Sala de Aula Virtual, onde eles vão encontrar os conteúdos básicos das disciplinas em formato de texto PDF e com a equipe de tutores disponíveis. Nas Salas Virtuais, é possível ainda que os concurseiros exercitem seu conhecimento com enquetes interativas, leiam artigos, façam exercícios de fixação, participem de bate-papo com recursos de áudio, texto ou vídeo (videoconferência), tenham acesso à animações em flash, biblioteca virtual e, o que consideramos o mais importante nesta relação à distância: uma grande interação dos próprios alunos entre si e com os professores do cursinho específico com atividades ao vivo, em tempo real. “Graças à internet, é possível estudar em Sergipe, morando em São Paulo, sem sair de casa”, diz o professor Figueirôa.

Videoconferências ou Aulas Ao Vivo
Muitas instituições de ensino para concursos públicos utilizam conteúdos em formato PDF para download e videoaulas para os seus alunos. Mas o que tem crescido atualmente é o formato de ensino com videoconferência, onde se pode trabalhar com Aulas Ao Vivo para alunos de diversos concursos públicos espalhados pelo país. Com as videoconferências, o professor ministra suas aulas em tempo real, ao vivo, em dia e horário marcados. Na Sala de Videoconferência, os alunos veem, ouvem e se comunicam com o professor como se estivessem em uma sala de aula presencial. As dúvidas são tiradas instantaneamente, por meio de uma comunicação síncrona. Silvânio Freitas Dória fez recentemente o concurso para o Magistério de Sergipe. A preparação dele foi por meio do ensino a distância. Ele optou em assistir aulas ao vivo, do seu próprio computador, sem sair de casa. Resultado: com mais tempo para estudar porque não perdia tempo no trânsito para sair do interior de Sergipe até Aracaju, foi aprovado em segundo lugar para a vaga de docente de Geografia no concurso do Magistério do Estado. “As aulas dos professores foram preponderantes. Todos os docentes são muito bons. Não esqueço, nem nunca esquecerei, da força de todos, sem exceção, no meu êxito no concurso”, declara Silvânio.

Há diversas vantagens para os concurseiros que optam em se preparar por meio de videoconferência: o horário dos estudos é definido pelo próprio candidato, os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento, não há problema de espaço e tempo geograficamente, já que as aulas podem ser assistidas de qualquer lugar, a qualquer hora. Apesar das videoconferências terem hora e dia marcados, visto que acontece em tempo real, a maioria dos cursinhos preparatórios, grava essas aulas e as disponibilizam em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cada aluno passa a ter acesso com login e senha e pode assistir às aulas quantas vezes desejar. “Sem dúvida, essa é uma das grandes vantagens de se estudar por meio de videoconferências. Em um cursinho presencial, se o aluno perder a aula, o professor não volta para explicar tudo novamente. Já a distância, o aluno rever a aula no dia, horário e quantas vezes quiser”, explica Fábio Figueirôa. Para finalizar, ele diz ainda que ao escolher o curso, o candidato deve pensar no que mais será útil para ele e não ter medo do novo.

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FONTE: CorpTV


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