terça-feira, 15 de janeiro de 2013

“Estudo de 2012 sobre a Situação das Comunicações Empresariais” mostra que a comunicação somente IP gera uma economia de 43% para as empresas em relação ao PBX herdado



O estudo constatou também que o crescimento das equipes remotas obriga cada vez mais empresas a adotar a tecnologia de nuvem, e que o treinamento de equipes e o número limitado de profissionais costumam atrasar a migração das empresas para uma plataforma de comunicações unificadas. O estudo examinou as práticas de comunicação empresarial em todo o mundo, inclusive a influência da computação em nuvem e da mobilidade sobre as infraestruturas de comunicação, bem como a obtenção de economia de custos a partir da implementação da comunicação IP em comparação com o PBX tradicional.

A comunicação IP gera economia; a maioria das empresas utiliza um ambiente IP/PBX combinado
O estudo revelou, especialmente, que a comunicação somente IP proporciona às empresas uma economia anual de 43% em relação às infraestruturas PBX tradicionais. Durante o processo de migração para um ambiente somente IP, um ambiente híbrido ajuda a atenuar o risco e a proteger os investimentos existentes. Executar a comunicação IP juntamente com o PBX herdado é a abordagem mais comum, com 91% das respostas dos entrevistados mencionando esse método.

A força de trabalho móvel e distribuída promove a adoção da nuvem
A força de trabalho das empresas vem adquirindo mobilidade cada vez maior. A maioria das empresas tem apenas 20% dos terminais dedicados à telefonia na sede. O maior número de terminais, de acordo com o estudo, é dedicado à telefonia remota/de filiais (39%), seguido pela telefonia móvel (33%). Além disso, três em cada dez operadores de call center trabalham em casa.

Essa descentralização, possibilitada pelos avanços da comunicação empresarial, vem conduzindo as empresas para as implementações de nuvem. Embora apenas 16% das empresas pesquisadas já tenha serviços de nuvem implementados, 45% dos entrevistados relataram que a nuvem faz parte de seu plano de comunicações para 2012, com preferência da nuvem privada sobre a nuvem pública em uma taxa de três para um dos participantes. Os principais aplicativos que as empresas planejam implementar em nuvem são colaboração via Web, comunicações unificadas e videoconferência, segundo a pesquisa.

“Temos algumas centenas de profissionais que trabalham em casa”, afirmou um consultor técnico de uma grande empresa de transportes em um grupo de estudo.

As comunicações unificadas são prioridade; os problemas são a lacunas de conhecimento
Pelo menos 90% dos entrevistados listaram a colaboração via Web por IP, as comunicações unificadas e a videoconferência por IP como as tecnologias em debate para 2012, e mais de metade dos entrevistados já as utiliza.

Embora as comunicações unificadas sejam prioridade para a maioria das empresas, limitações de pessoal criam obstáculos à migração. Os entrevistados relatam que as equipes de TI não costumam contar com as habilidades necessárias para implementar as tecnologias mais recentes, especialmente a computação em nuvem. Mais de metade dos entrevistados percebe que o ambiente de TI se tornou muito complexo. Esse fator, em combinação com as limitações de conhecimento e a alta rotatividade de funcionários, pode atrasar a adoção da nuvem e das comunicações unificadas.

“O maior desafio que enfrentamos é treinar novos funcionários para o nosso sistema”, afirmou um administrador sênior de comunicações de uma grande empresa varejista em um grupo de estudo. “O custo é muito alto, e passamos por uma grande rotatividade.”

Quando foi pedido que classificassem a preparação de suas equipes para as comunicações unificadas em uma escala de extremamente despreparadas a extremamente preparadas, as três principais áreas em que os entrevistados classificaram suas equipes como menos preparadas foram as comunicações em nuvem privada, as comunicações em nuvem pública e a videoconferência baseada em WAN privada.

Recomendações do estudo:
- Adotar as comunicações empresariais baseadas em IP. Buscar uma arquitetura de software e uma plataforma nativa baseada em SIP que centralize o fornecimento e o gerenciamento de conferências, colaboração e mensagens por voz, vídeo, texto e mídias sociais. Essa abordagem tem maior potencial de proporcionar uma experiência integrada aos usuários, redução da complexidade e menor custo de propriedade, em comparação com a combinação de soluções pontuais ou o acréscimo de recursos a arquiteturas herdadas.

- Considerar o uso da nuvem para reduzir os problemas com a equipe e a complexidade. Já foi comprovado que as soluções em nuvem fornecem acesso rápido e flexível a novas tecnologias e recursos, com menor alocação de TI e menos sobrecarga do gerenciamento e do orçamento para despesas de capital. Embora as soluções de comunicação nas instalações ainda predominem, esperamos ver uma maior proporção de empresas implementando soluções “híbridas”, que sobreponham novos recursos complementares baseados em nuvem aos sistemas existentes. É preciso buscar um fornecedor capaz de recomendar e fornecer com a máxima objetividade soluções nas instalações ou em nuvem privada, híbrida ou pública.

- Considerar o uso de um servidor centralizado de gerenciamento de sessões para reduzir o custo de execução de uma infraestrutura combinada de PBX e IP. Manter uma combinação de tecnologias novas e antigas pode ser útil para os planos de transição, a proteção dos investimentos existentes ou a integração de organizações; porém, o gerenciamento interno dessa estrutura pode sobrecarregar a equipe de TI e gerar complexidade. Um servidor centralizado de gerenciamento de sessões, capaz de unificar o gerenciamento de rede, fornecer roteamento IP de longa distância a menor custo e planos comuns de discagem em aplicativos centralizados pode ajudar a reduzir os custos, assim como os serviços gerenciados. Deve-se usar pools de recursos e habilidades para reduzir o TCO.

- Considerar o uso de serviços gerenciados para reduzir os problemas com a equipe. Os serviços gerenciados e os serviços em nuvem pagos pela utilização representam opções válidas para lidar com a demanda cada vez maior e em constante mudança por profissionais e capacitação específica nos departamentos de TI e comunicação. Muitos clientes descobrem que a economia gerada por terceirizar o gerenciamento e/ou a hospedagem do ambiente para um fornecedor, além de diminuir os custos operacionais e a necessidade de contratações e treinamento, também permite à organização dedicar mais tempo e recursos à sua área principal de negócios.

- Atender às necessidades de mobilidade de forma flexível e tendo em vista um conjunto completo de recursos.O modelo de empresa distribuída e virtualizada já é predominante entre as organizações. Contudo, é possível obter uma economia de TCO e vantagens funcionais consideráveis com a centralização das comunicações unificadas em uma nuvem privada ou pública, ou então em uma implementação de data center baseada em servidor – sem falar do fornecimento uniforme de recursos de segurança, confiabilidade, conferências e colaboração. Essa descoberta destaca ainda a necessidade de soluções móveis avançadas e flexíveis para voz, mensagens, conferências e colaboração. Essas soluções precisam ser “abertas” e executáveis em todos os principais smartphones e tablets.

O Estudo de 2012 sobre a Situação da Comunicação Empresarial foi realizado pela ReRez Research em janeiro de 2012. Mais de 1.100 entrevistados de empresas com mais de 500 funcionários de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, China, Índia, Brasil, Rússia e Suécia participaram da pesquisa.

FONTE: CorpTV


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