quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Salário abaixo da média é o principal responsável pelo turnover em TI


Trabalhadores de TI consideram que o salário abaixo da média de mercado é o principal motivo para buscar uma oportunidade profissional em outra empresa. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Assespro-RS junto a mais de 1 mil profissionais de todo o Brasil.

Em segundo lugar na lista dos fatores primordiais vem a falta de organização e de processos das companhias, uma vez que a área trabalha, fundamentalmente, com projetos que prescindem de alinhamento entre os participantes.

A terceira razão identificada no estudo é o ambiente organizacional. “Ou seja, os profissionais buscam desenvolver seu trabalho onde o clima seja favorável à permanência das pessoas”, estampa o relatório da entidade.

A pesquisa também sinalizou outro importante motivo para o turnover: quando o funcionário não concorda com o modelo de gestão da empresa.

Além disso, os profissionais de TI consideram muito a cultura da empresa e preferem trabalhar em locais cujos padrões de comportamento e valores organizacionais correspondam aos seus valores pessoais. Desde o momento da contratação, a transparência por parte da organização acerca dos seus valores e políticas é uma forma mais assertiva de selecionar novos funcionários.

“Com esta pesquisa temos a evidência de que as empresas necessitam criar programas mais amplos e estratégicos, capazes de compreender esses cinco itens em sua totalidade”, destaca Andrea Teixeira, diretora de recursos humanos da Assespro-RS.

Com base nas respostas dos participantes, a entidade listou alguns pontos com orientações para que as empresas minimizem problemas e retenham talentos. Confira:

1. Mantenha sua pesquisa salarial atualizada. Conheça o mercado e seus concorrentes. Os salários ofertados devem estar de acordo com as práticas adotadas pelo mercado. Porém, não é somente isso. É importante criar formas de benefícios flexíveis em que se consegue entender qual a maior necessidade das pessoas, considerando o que é mais importante para elas.

2. Não prometa aquilo que não se consegue cumprir. A transparência na hora de oferecer o trabalho é fundamental para que ambos os lados estejam satisfeitos. Isso vale tanto relativo às tarefas quanto as possibilidades de crescimento.

3. Prepare “gestores de pessoas”. Os líderes empresariais são os grandes responsáveis por manter um bom clima de trabalho.

4. O seu modelo de gestão pode ser flexível sim. Na era da inovação, por que não inovar adotando um novo modelo de gestão? O modelo de gestão vem de cima. Portanto, treine seus líderes.


5. Inove e melhore seu processo seletivo. Contrate pessoas em que os valores da empresa estão de acordo com os valores pessoais. As novas gerações exigem feedback constante. Todos merecem. Adote definitivamente essa prática.

FONTE: CorpTV