terça-feira, 22 de setembro de 2015

As redes sociais são a melhor forma de divulgar seu negócio?


Autor: Arnaldo Vhieira

Em tempos de sucesso instantâneo e informações propagadas de forma meteórica, acredita-se que vale mais quem tem a maior quantidade de “curtidas” ou “likes”, bem como postagens que foram visualizadas, comentadas e compartilhadas por um grande número de pessoas. Mas será que as redes sociais são a melhor forma de divulgar o seu negócio? A resposta mais adequada para essa pergunta é: depende.

Depende do público-alvo que você quer atingir para divulgar seus produtos, serviços ou simplesmente sua marca. A análise mais detalhada é um caminho importante para alcançar os objetivos definidos em qualquer estratégia de marketing.

Depende dos objetivos voltados ao tipo de divulgação. Muitas empresas (principalmente as pequenas) julgam necessário estar nas redes sociais simplesmente pelo fato de uma livre divulgação de seus produtos e serviços, sem compreender que todo esse processo deve fazer parte de uma estratégica maior de marketing. Estar na web é mais uma ação e não pode ser entendida como a única alternativa possível.

Depende também do custo benefício e da taxa de retorno (quantitativo e qualitativo) a partir da publicação. É necessário fazer um estudo para saber se o público que está em contato com seu negócio advém de uma rede social. Analise qual canal de divulgação é, naquele momento, mais eficaz para sua publicidade. No mundo dos negócios, a otimização de recursos e energia (pessoal) são condições necessárias para o sucesso e alcance de resultados.

Nem tudo na internet são flores. Temos também os espinhos. Tudo nas redes sociais assume uma proporção maior (positiva ou negativa) do que, verdadeiramente, tende a ser. As opiniões são abertas, tanto por parte dos seus clientes quanto do público em geral. Avaliações distorcidas sobre seus produtos ou serviços e, sobretudo, sobre sua marca, trazem uma imagem ruim para o seu negócio. Portanto, depende se você está preparado para receber críticas. É importante entender que elas são a retroalimentação sistêmica para definição de novas estratégias mercadológicas.

Para todas as reflexões citadas, a assertividade na divulgação depende da rede social escolhida para esta ação. É fato que, nos momentos atuais, estar conectado se faz necessário para qualquer tipo de negócio. As possibilidades são diversas e, muitas vezes, oferecem ferramentas gratuitas para aperfeiçoar o processo de publicação, bem como avaliar os indicadores de desempenho da mesma, determinando assim, o fracasso ou o sucesso do seu projeto.

Ao utilizar as redes sociais como canal de publicidade, priorize os objetivos de sua ação. Caso queira que os usuários comprem seu produto a partir de uma visita ao seu site, busque otimizar as conversões de acessos. Porém, se apenas pretende ter um perfil de sucesso e ganhar “curtidas ou likes”, objetivando futuros compradores, faça com que sua página na rede seja interativa e dinâmica, utilizando recursos para engajar as pessoas em suas postagens.

Não se esqueça divulgação na web deve ser feita de maneira profissional. Evite soluções caseiras, de caráter amador, pois esta comunicação tem características peculiares. Na dúvida, busque ajuda de um especialista.


Depende! Lembre-se disso toda vez que não sentir segurança para implantar uma ação de marketing, e reflita sobre as possibilidades apontadas aqui.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário